Quarta-feira, 18 de abril de 2018, atualizada às 09h03

Campanha de vacinação contra gripe começa na próxima segunda-feira em JF

Da redação

Começa na próxima segunda-feira, 23 de abril, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, o vírus da gripe. A meta é imunizar 90% do público-alvo.

As vacinas estarão disponíveis, até o dia 1° de junho, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS); no Posto de Atendimento Médico (PAM) Marechal, térreo; e nos departamentos de Saúde da Criança e do Adolescente, localizados na Rua São Sebastião, 772, no Centro; e do Idoso (DSI), na Rua Batista de Oliveira, 943, quase esquina com a Av. Itamar Franco.

Será imunizado o grupo prioritário, composto por crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (mães com bebês de até 45 dias), trabalhadores da área de saúde, idosos, doentes crônicos – dentro do grupo das comorbidades preconizadas pelo MS, e com receita médica – e professores das redes pública e privada. As pessoas acamadas, que residem em bairro com cobertura de UBS, o agendamento deverá ser feito na própria unidade. As pessoas que moram em residências fora das áreas de cobertura devem entrar em contato com o setor de imunização, através do telefone 3214-4180, para agendamento.

A vacina ofertada é a trivalente, que protege contra os três subtipos do influenza: H1N1, H3N2 e influenza B. Para pessoas que têm histórico de reação grave a doses anteriores ou alergia grave a ovo de galinha, a dose é contraindicada. É recomendado adiar a vacinação por dez dias nos indivíduos que apresentam doença aguda grave.

“Dia D”

No sábado, 12 de maio, de 8h às 17h, será realizado o Dia D. Além dos locais de vacinação já citados, exclusivamente nesta data será montado um posto na Igreja Sagrado Coração de Jesus na Rua Alberto Vieira Lima, n° 50, Bairro Bairu.


A doença

Os principais sintomas da gripe são febre, calafrios, tremores, dores de cabeça, mialgia (dor muscular) e anorexia, e outros sintomas respiratórios como tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção dura geralmente uma semana. O vírus pode ser facilmente transmitido por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar.


 

ACESSA.com - Campanha de vacina??o contra gripe come?a na pr?xima segunda-feira em JF