?gua para beber Inodora, incolor e ins?pida a ?gua ? a maior fonte de hidrata??o para o corpo humano. Saiba a import?ncia de se consum?-la sempre

Marinella Souza
*Colabora??o
26/12/07

O ver?o finalmente chegou e as altas temperaturas pedem roupas frescas, alimenta??o saud?vel e muita, muita ?gua. Mas nem todo mundo est? convencido da vital import?ncia da ?gua para o organismo humano e acaba n?o ingerindo a quantidade suficiente para o bom funcionamento dos ?rg?os.

A m?dica, Tatyana Moraes Villela, explica que a ?gua ? fundamental para manter o corpo em equil?brio em dia de altas temperaturas. "Como a temperatura ambiente ? maior que a temperatura corporal, o organismo produz a transpira??o para se equilibrar. E a transpira??o gasta os l?quidos corporais, se a pessoa n?o rep?e isso, vai apresentar um quadro de desidrata??o", alerta.

Tatyana ressalta que, caso a pessoa tenha dificuldades em rela??o ? ?gua, pode optar por outros l?quidos, mas adverte: "refrigerante n?o vale". Segundo a m?dica, embora saborosos e refrescantes, os refrigerantes n?o hidratam de maneira adequada.

"Existem in?meras op?es de sucos de fruta e ch?s que s?o igualmente saborosos e refrescantes e ainda hidratam adequadamente", diz. As frutas s?o outras op?es para promover um acr?scimo de ?gua no organismo de uma forma mais gostosa, mas a m?dica afirma que a ?gua ? a melhor fonte de hidrata??o do organismo.

As frutas s?o importantes n?o s? para a hidrata??o mas para o organismo como um todo porque s?o ricas em vitaminas e sais minerais, elementos fundamentais para todo o funcionamento do organismo. "Mesmo com todas essas op?es, a ?gua in natura continua sendo muito importante para o organismo. ? fundamental que se intercale copos d'?gua com sucos e ch?s", explica.

Na medida exata

Tatyana explica que n?o adianta tomar copos e copos de ?gua e achar que est? fazendo bem ao organismo, pois o efeito pode ser contr?rio. "? preciso lembrar que tudo em excesso faz mal. O organismo precisa estar equilibrado para funcionar corretamente e qualquer excesso, provoca um desequil?brio"

Foto da m?dica Tatyana Segundo a m?dica, o ideal s?o dois litros de l?quido por dia, o que corresponde a cerca de oito copos. "Se a pessoa ingerir seis copos de ?gua e mais uns dois de outro l?quido, garante o bom funcionamento do corpo. Mas se n?o tiver jeito, se a pessoa n?o conseguir mesmo beber ?gua, aumenta a quantidade dos outros l?quidos, mas o ideal ? que se tome pelo menos uns dois ou tr?s copos d'?gua", alerta.

A m?dica explica que, al?m de evitar a desidrata??o, uma quantidade adequada de ?gua garante o bom funcionamento do rim. "A ?gua faz com que o rim trabalhe com menor quantidade de subst?ncias nocivas, tudo fica mais dilu?do", ensina.

Alternativas perigosas

Al?m dos refrigerantes, outras bebidas t?picas do ver?o merecem aten??o especial. Trata-se da cerveja e dos isot?nicos. "Essas bebidas n?o est?o inclu?das no rol das alternativas para fugir da ?gua in natura porque possuem elementos em excesso e provocam altera?es no corpo humano", diz a m?dica.

Segundo Tatyana, a cerveja desidrata. "Todo mundo que bebe sabe que depois de alguns goles, aumentam as idas ao banheiro", brinca. Isso se deve a dois fatores que alteram a filtra??o dos rins. "O volume de l?quido aumenta muito e o rim n?o consegue filtrar tudo. Al?m disso, a cerveja provoca um bloqueio hormonal, que faz com que a elimina??o de l?quidos aumente significativamente", explica.

A m?dica pondera que o ideal, nesse caso, ? utilizar o bom senso. "N?o adianta achar que est? correto por estar tomando cerveja porque n?o est?. Tem que equilibrar a cerveja com a ingest?o de l?quidos saud?veis. N?o existe uma f?rmula, o indiv?duo tem que ficar atento".

Os isot?nicos apresentam uma din?mica diferente. Por serem ricos em sais minerais, devem ficar reservados para quem pratica atividades f?sicas regularmente. "Os exerc?cios, eliminam os sais minerais, os isot?nicos rep?em. Se o indiv?duo sedent?rio ingerir esse tipo de l?quido em excesso vai sobrecarregar o rim". Para garantir a hidrata??o e a excel?ncia da fun??o renal ao longo do ano e, em especial, no ver?o, o ideal ? abusar de frutas, sucos, ch?s e, principalmente da ?gua.

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social da UFJF