M?dicos criticam adapta??o de lentes em ?ticas Oftalmologista diz que pacientes de ?tica s?o mais propensos a terem problemas na vista. Entre as conseq??ncias est? a perda do globo ocular

Priscila Magalh?es
Rep?rter
25/07/2008

De um lado, os oftalmologistas defendem a adapta??o (coloca??o) de lentes de contato apenas por profissionais. Do outro, algumas ?ticas, sem qualquer estrutura, al?m de venderem, fazem a adapta??o. Na terceira ponta, os pacientes que recorrem ?s ?ticas e n?o tomam o m?nimo cuidado com as lentes.

"Lente de contato n?o ? com?rcio. Qualquer complica??o, a responsabilidade ? de quem fez a adapta??o", diz o oftalmologista Paulo Roberto Motta.

Por isso, a ?tica onde Dirc?ia Guilarducci ? gerente optou por n?o adaptar as lentes nos clientes. "Somente comercializamos e trabalhamos somente com as de grau. Quem compra com a gente ?, tamb?m, quem vem fazer os ?culos".

A op??o por n?o adaptar as lentes est? ligada ao fato de o estabelecimento n?o possuir estrutura. "Sabemos que ? importante a desinfec??o das lentes e precisar?amos de um local para fazer a higiene das m?os", explica a gerente. O outro fator est? ligado ? responsabilidade. "Se algum problema acontecer, ? muita responsabilidade para a loja".

Entretanto, como na maioria das ?ticas n?o h? profissional habilitado, o paciente acaba recorrendo aos m?dicos. "E quando eles chegam ao consult?rio, a complica??o j? est? avan?ada", diz o m?dico. Ele ainda critica os pacientes de ?tica. "Mesmo com les?es graves, eles n?o querem deixar de usar as lentes e n?o concordam em se tratar. Pacientes de ?tica s?o rebeldes", afirma.

Lentes coloridas

Foto de pessoa colocando lente Um complicador s?o as lentes coloridas, procuradas por vaidade. Quando o paciente n?o tem problema de vista ? que ele recorre diretamente ?s ?ticas, por achar desnecess?rio realizar exames m?dicos. Motta explica que essas lentes oferecem mais riscos por causa da colora??o. H? mais facilidade em depositar ciscos, sujeira e outras subst?ncias na pigmenta??o.

Dirc?ia explica que, nos locais onde as lentes coloridas s?o vendidas e adaptadas nos pacientes, h? um mostru?rio de cores. Antes de o cliente comprar, ele experimenta estas lentes para escolher o tom que melhor combina com a cor natural do olho. "E todos experimentam as mesmas lentes". Al?m disso, ela diz que um par dessas lentes duram de 15 a 30 dias e custam, em m?dia, R$ 80. "Os clientes n?o costumam trocar as lentes quando passa do prazo de validade e, muito menos, fazem a desinfec??o com os produtos espec?ficos".

Atento aos sinais

Foto de Dr. Paulo Olhos vermelhos com sensa??o de areia, desconforto e lacrimejamento s?o os primeiros sinais de uma infec??o por uso incorreto de lentes de contato. Estes sinais s?o conseq??ncias de uma infec??o superficial da c?rnea, de conjuntivite ou de um corpo estranho que se aloja entre a lente e a c?rnea e irrita os olhos.

Se n?o for cuidada, a irrita??o superficial desenvolve para ?lcera na c?rnea, quando h? complica??o. "O problema ? que a essa altura n?o sabemos se ? f?ngica ou bacteriana. At? descobrirmos para iniciar o tratamento pode ser tarde", diz Motta (foto acima). Deste ponto, a ?lcera pode diminuir ou aumentar. Neste caso, ? necess?rio transplante de c?rnea, ou, quando n?o h? mais o que fazer, o caso desenvolve para perda do globo ocular.

Quem pode usar

Atrav?s de uma consulta com o oftalmologista, uma avalia??o profunda dos olhos vai ser realizada, o que inclui exame de c?rnea, de l?grima e da conjuntiva. Dessa forma, o m?dico vai selecionar os pacientes aptos a usar a produto, j? que para cada pessoa existe um material mais adequado.

Foto de lentes Entretanto, o perfil do paciente tamb?m ? analisado. Os m?dicos avaliam se o paciente tem uma boa performance para se acostumar com elas. Al?m disso, a avalia??o inclui se a pessoa tem higiene e se ? organizada. "Tem paciente que chega no consult?rio e tira as lentes para o exame sem lavas as m?os. Depois as guarda naquele estojo imundo. Isso n?o pode", diz Motta.

A higiene das lentes deve ser feita toda vez que elas forem retiradas dos olhos. "A desinfec??o ? feita com produtos espec?ficos e recomendados pelo m?dico". Antes, ? essencial lavar bem as m?os. O estojo deve ser trocado todo m?s. "N?o adianta ferv?-lo para limpar".

Outro ponto importante ? respeitar o prazo de validade do produto. As descart?veis duram, em m?dia, 30 dias e as de uso permanente, um ano. Para o oftalmologista, o mais importante ? procurar um especialista. "As ?ticas vendem as lentes como um produto e n?o como um procedimento m?dico", enfatiza.