Munic?pios unem-se para comemorar 150 anos da Estrada União Indústria

Por

Sexta-feira, 29 de outubro de 2010, atualizada às 17h39

Municípios unem-se para comemorar 150 anos da Estrada União Indústria

Clecius Campos
Repórter

Sete municípios mineiros e fluminenses iniciaram uma negociação para comemorar de forma conjunta os 150 anos da Estrada União Indústria. A rodovia foi inaugurada em 23 de junho de 1861 e trouxe desenvolvimento econômico às cidades de Juiz de Fora, Matias Barbosa, Simão Pereira, Comendador Levy Gasparian, Três Rios, Areal e Petrópolis. A importância da via é motivo suficiente para executar ações culturais que ajudem a alavancar também o turismo nos sete municípios.

O diretor do Departamento de Cultura e Turismo da Prefeitura de Matias Barbosa, Ricardo Sartine, afirma que estão sendo discutidas atividades que interliguem os municípios, mas que também possam trazer benefícios turísticos individualmente. "Pretendemos realizar exposições itinerantes, concursos literários, de vídeos e de fotografias, peças teatrais e outros eventos, além de aliar tudo isso aos pontos turísticos que fazem alguma referência à história da estrada." Uma reunião com os representantes da cultura de Juiz de Fora, Matias Barbosa, Simão Pereira, Três Rios e Petrópolis ocorreu na última quarta-feira, 27, em Matias. O grupo definiu a divisão dos trabalhos em dois grupos — um das cidades mineiras e outro das cidades fluminenses — a fim de estudar as viabilidades técnicas e orçamentárias para a realização das comemorações.

"Ficamos satisfeitos com o empenho das cidades participantes. Os líderes foram muito receptivos ao projeto, que agora é de todos. Fizemos o levantamento de dez sugestões e vamos verificar a possibilidade de saírem do papel. A intenção é realizar as comemorações, começando no dia 23 de junho de 2011 e seguindo nos próximos dois meses." Entre as possíveis atividades conjuntas, Sartine aponta a realização de uma viagem, que refaça o trajeto de D. Pedro II da Casa de Verão, onde atualmente é o Museu Imperial de Petrópolis, à Villa, atual Museu Mariano Procópio, em Juiz de Fora.

"A intenção é criar uma réplica da carruagem Mazzepa, que fazia essa travessia no período do Império. O único exemplar do meio de transporte ainda existente no país está em exposição no Museu Rodoviário de Paraibuna, na cidade de Levy Gasparian." A União Indústria foi a primeira estrada de rodagem macadamizada no Brasil. A via serviu de alternativa de tráfego ao Caminho Novo, na época em que os carregamentos eram feitos em lombos de burros. "Relembrar essa história é trazer à discussão os meios de transporte da época e celebrar o desenvolvimento econômico e populacional percebido nos municípios por onde a estrada passa."

Os textos são revisados por Thaísa Hosken