Profissionais alertam para os cuidados com as tinturas A aplica??o de tintas para colorir o cabelo pode provocar alergias,
com coceiras e vermelhid?o na pele

Priscila Magalh?es
Rep?rter
Madalena Fernandes
Revis?o
27/01/2009

A velha orienta??o dada por empresas de cosm?ticos, cabeleireiros e dermatologistas sobre testar as tinturas antes de aplic?-las no cabelo n?o ? seguida por todos os usu?rios. O resultado pode ser vermelhid?o na pele, incha?o e coceira naquelas pessoas que t?m alergia a algum dos componentes da f?rmula.

"O ideal ? fazer o teste na parte interna do bra?o e deixar agir entre 30 minutos e uma hora", orienta a dermatologista Alessandra Montenegro. A cabeleireira Sandra Elisa faz coro, principalmente se a tintura for aplicada em casa. "Hoje em dia est? muito f?cil comprar o produto e aplicar em casa. O ideal ? fazer o teste antes de usar."

N?o h? como evitar a alergia. Dependendo da intensidade da rea??o, ? preciso procurar ajuda m?dica. "A alergia ? uma dermatite de contato por sensibiliza??o e ? irrevers?vel. Para evitar o problema, devem-se evitar as tinturas", alerta a dermatologista.

Para ela, o teste ? importante, porque na embalagem das tinturas n?o h? informa?es suficientes sobre as rea?es al?rgicas. Segundo ela, as tintas que provocam menos problemas ao organismo s?o as vegetais, como a tinta rena, porque s?o mais naturais. "Al?m disso, a promessa ? que elas causem menos danos ao pr?prio cabelo", completa a m?dica.

Entretanto, Alessandra aponta um problema para as renas e pede que haja aten??o em rela??o ? sua cor. "A rena vegetal ? vermelha. Ent?o, se ela estiver mais clara ou escura, outro componente foi adicionado e ela tamb?m se torna perigosa." A cabeleireira Sandra Elisa tamb?m faz um alerta sobre a composi??o desse tipo de tinta. "Elas s?o ? base de chumbo, um elemento que n?o ? compat?vel com outras tinturas." Para n?o haver problemas, o conselho ? que haja um per?odo de tr?s a seis meses entre a aplica??o desta tinta e de outras.

Foto de v?rios ?culos de sol Os tonalizantes s?o indicados pela cabeleireira para quem est? come?ando a perceber fios brancos. "Ele colore o cabelo por cerca de quatro semanas e vai saindo naturalmente. Por n?o ter am?nia, agride menos." O cabeleireiro Juan Sartini completa com uma dica importante. "Quanto mais clara for a tinta, mais ? agressiva, porque tem um teor maior de amon?aco, o que pode causar uma ard?ncia maior."

Sobre aplicar as tinturas em casa, o cabeleireiro diz que quem tem alergia n?o deve fazer. Como forma de evitar as coceiras no momento da aplica??o, ele costuma colocar, no couro cabeludo, subst?ncias que regulam o PH, protegendo o local. Para usar as tinturas em casa, a orienta??o de Sandra ? ? ler o manual com aten??o. "Eles v?m explicando a quantidade de am?nia e oxidantes que cont?m em cada produto. A tintura ? uma qu?mica, ent?o ? perigosa", diz ela.

Restri?es

Os profissionais concordam que as tinturas n?o devem ser aplicadas em crian?as e em gestantes. O primeiro grupo tem a pele muito sens?vel, o que aumenta os riscos de alergia e intoxica??o. "At? os 12 anos de idade n?o ? permitido", diz Sandra.

As mulheres gr?vidas n?o podem pintar o cabelo, principalmente antes de completar o terceiro m?s de gesta??o. "A regi?o do couro cabeludo ? muito vascularizada, por isso absorve os elementos t?xicos, podendo fazer mal ? m?e e ao feto." Entretanto, segundo a m?dica, alguns m?dicos permitem a colora??o de mechas, j? que uma touca ? usada para a aplica??o do produto, evitando o contato direto da tintura com o couro cabeludo.