• Assinantes
  • Autenticação
  • Saúde

    Pele merece cuidados especiais no Carnaval Proteção contra o sol e hidratação são as dicas
    para pular o Carnaval mais saudável


    Guilherme Arêas
    Repórter
    20/2/2009

    Mesmo sendo o Carnaval a festa da liberdade e da fuga da rotina, os foliões devem ficar atentos aos cuidados com a saúde nos dias de folia. Um dos órgãos que mais sofre com a falta de cuidados neste período é a pele. Por isso, a dermatologista Alessandra Montenegro (vídeo ao lado) preparou algumas dicas para quem quer curtir a Festa de Momo sem problemas.

    Como o destino de muitos juizforanos é o litoral, vale reforçar os bons e velhos cuidados na hora de ir à praia. O primeiro deles é evitar o sol em excesso, respeitando os horários em que o astro rei aparece com mais intensidade. "Hoje, o sol é forte em praticamente todos os horários, mas é recomendável evitá-lo principalmente entre 10h e 14h", alerta Alessandra.

    Assim, o item indispensável na mala de qualquer folião é o protetor solar. A dermatologista confirma que, mesmo com o tempo nublado, as radiações podem provocar queimaduras na pele. "Em um dia com nuvens muito densas, elas conseguem filtrar, no máximo, 80% dos raios solares. O restante é suficiente para queimar a pele".

    Por isso, tenha um bom protetor solar sempre à mão e reaplique em todo o corpo a cada duas horas, já que a água e o próprio suor vão eliminando a proteção. O ideal é passar o protetor cerca de 30 minutos antes da exposição ao sol e ficar atento ao Fator de Proteção Solar (FPS) do produto.

    Proteção ideal para cada tipo de pele

    Tipo de pele FPS mínimo
    Morena ou morena negra 15
    Morena clara 30
    Clara 50 ou 60

    Com a aplicação do protetor solar ideal para a pele, o folião está pronto para começar a curtir a folia. Se a praia é o destino no feriadão, é quase inevitável o turista buscar o bronzeado típico do litoral. Alessandra Montenegro explica que é possível se bronzear na praia, mas esse deve ser um processo gradual.

    "A pessoa não deve querer se bronzear apenas em um dia e ficar horas debaixo do sol. A exposição deve ser gradual, um pouco a cada dia".

    A dermatologista diz que os produtos de bronzeamento artificial podem ser aplicados na praia, mas isso não elimina a necessidade do uso do filtro solar. Ainda sobre um bom processo de bronzeamento, ela alerta que os produtos caseiros, como as folhas de figo, não devem ser usados. O manuseio de alimentos ácidos, como o limão, também deve ser cuidadoso. Caso entre em contato com a pele, eles podem causar queimaduras e manchas.

    Durante e após as festas do Carnaval, o folião não deve esquecer de um outro cuidado que garante a saúde de todo o corpo: a hidratação. Tomar, pelo menos, dois litros de água diariamente é quase uma obrigação, principalmente nos dias quentes da folia.

    Além da hidratação de dentro para fora, o processo também pode começar externamente, através da aplicação de um hidratante corporal. Assim, seu corpo estará preparado para manter as lembranças e o bronze do Carnaval durante um bom tempo.

    Os textos são revisados por Madalena Fernandes

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.