Pele merece cuidados especiais no Carnaval Prote??o contra o sol e hidrata??o s?o as dicas
para pular o Carnaval mais saud?vel


Guilherme Ar?as
Rep?rter
20/2/2009

Mesmo sendo o Carnaval a festa da liberdade e da fuga da rotina, os foli?es devem ficar atentos aos cuidados com a sa?de nos dias de folia. Um dos ?rg?os que mais sofre com a falta de cuidados neste per?odo ? a pele. Por isso, a dermatologista Alessandra Montenegro (v?deo ao lado) preparou algumas dicas para quem quer curtir a Festa de Momo sem problemas.

Como o destino de muitos juizforanos ? o litoral, vale refor?ar os bons e velhos cuidados na hora de ir ? praia. O primeiro deles ? evitar o sol em excesso, respeitando os hor?rios em que o astro rei aparece com mais intensidade. "Hoje, o sol ? forte em praticamente todos os hor?rios, mas ? recomend?vel evit?-lo principalmente entre 10h e 14h", alerta Alessandra.

Assim, o item indispens?vel na mala de qualquer foli?o ? o protetor solar. A dermatologista confirma que, mesmo com o tempo nublado, as radia?es podem provocar queimaduras na pele. "Em um dia com nuvens muito densas, elas conseguem filtrar, no m?ximo, 80% dos raios solares. O restante ? suficiente para queimar a pele".

Por isso, tenha um bom protetor solar sempre ? m?o e reaplique em todo o corpo a cada duas horas, j? que a ?gua e o pr?prio suor v?o eliminando a prote??o. O ideal ? passar o protetor cerca de 30 minutos antes da exposi??o ao sol e ficar atento ao Fator de Prote??o Solar (FPS) do produto.

Prote??o ideal para cada tipo de pele

Tipo de pele FPS m?nimo
Morena ou morena negra 15
Morena clara 30
Clara 50 ou 60

Com a aplica??o do protetor solar ideal para a pele, o foli?o est? pronto para come?ar a curtir a folia. Se a praia ? o destino no feriad?o, ? quase inevit?vel o turista buscar o bronzeado t?pico do litoral. Alessandra Montenegro explica que ? poss?vel se bronzear na praia, mas esse deve ser um processo gradual.

"A pessoa n?o deve querer se bronzear apenas em um dia e ficar horas debaixo do sol. A exposi??o deve ser gradual, um pouco a cada dia".

A dermatologista diz que os produtos de bronzeamento artificial podem ser aplicados na praia, mas isso n?o elimina a necessidade do uso do filtro solar. Ainda sobre um bom processo de bronzeamento, ela alerta que os produtos caseiros, como as folhas de figo, n?o devem ser usados. O manuseio de alimentos ?cidos, como o lim?o, tamb?m deve ser cuidadoso. Caso entre em contato com a pele, eles podem causar queimaduras e manchas.

Durante e ap?s as festas do Carnaval, o foli?o n?o deve esquecer de um outro cuidado que garante a sa?de de todo o corpo: a hidrata??o. Tomar, pelo menos, dois litros de ?gua diariamente ? quase uma obriga??o, principalmente nos dias quentes da folia.

Al?m da hidrata??o de dentro para fora, o processo tamb?m pode come?ar externamente, atrav?s da aplica??o de um hidratante corporal. Assim, seu corpo estar? preparado para manter as lembran?as e o bronze do Carnaval durante um bom tempo.

Os textos s?o revisados por Madalena Fernandes