Armando Falconi Filho Armando Falconi Filho 01/11/2007

Uva (presente de Deus)

Em arquivo:

O pilar da alimenta??o natural: Se o alimento ? puro, a mente tamb?m ser? pura; se a mente ? pura, o esp?rito ser? tamb?m. (Antiga m?xima da sabedoria hindu)

Este ? o nosso artigo de n?mero 50 (cinq?enta) para o portal ACESSA.com.

Tudo que utilizamos na alimenta??o passa a fazer parte do nosso organismo - dos ossos, do sangue, dos tecidos, da ess?ncia mais sutil de nosso metabolismo bioqu?mico. A alimenta??o tem a??o direta sobre o nosso humor, temperamento, impulsos, e pensamentos.

? por este motivo que devemos nos preocupar com os alimentos que ingerimos diariamente: eles determinam a qualidade de nossa vida, como um todo, e, a nossa sa?de em particular.

Existem diversos sistemas de alimenta??o. E cada um deles exerce um tipo de influ?ncia sobre o organismo. Neste trabalho apontaremos os mais comuns, adotados por aqueles que se preocupam em ter um modo de vida mais natural.

A uva ? uma das frutas mais apreciadas pelo homem, desde a mais remota antig?idade. Em todos os tempos, ela tem sido um precioso alimento para o g?nero humano, nas v?rias fases da sua exist?ncia.

Utilidades Medicinais: Anemia - Tomar suco de uva natural e concentrado freq?entemente.

Suco de uva traz os mesmos benef?cios que vinho para o cora??o

Atrav?s de tese de doutorado ficou comprovado que tanto o vinho tinto quanto o suco de uva provocam o mesmo efeito sobre o endot?lio (camada que envolve internamente os vasos sang??neos), aumentando a sua dilata??o, frente a um est?mulo.

O estudo foi realizado no INCOR com 31 pacientes hipercolesterol?micos (com n?vel elevado de colesterol), sem outros fatores de risco. O primeiro grupo, formado por 15 pessoas, consumiu diariamente, durante sete dias, 500 ML de suco de uva (250 ML por refei??o).

O resultado foi que em 14 dias de consumo, houve aumento da dilata??o do endot?lio - tanto no caso do suco quanto ao vinho, ou seja, melhorou a fun??o endotelial.

Segundo os pesquisadores, a principal conclus?o deste trabalho ? que o suco de uva pode proteger o indiv?duo contra a doen?a arterial coron?ria, sem os riscos associados ao consumo de ?lcool.

Benef?cios do suco de uva
  • A tradi??o atribuiu ao suco de uva variados adjetivos: sangue vegetal, leite vegetal, e seiva viva.
  • O suco de uva cont?m mais calorias que o leite, certa analogia que pode ser levada mais longe: a composi??o do suco de uva mostra surpreendentes semelhan?as com a composi??o do leite materno.
  • ?, pois, um alimento privilegiado para os per?odos de "reconstru??o" da fadiga, da anemia, da convalescen?a.
  • O a?car do suco de uva ? composto por glicose e frutose, ? diretamente assimil?vel, n?o exigindo nenhum esfor?o aos ?rg?os digestivos, e ? por esta raz?o que ? aconselh?vel utiliz?-lo na alimenta??o dos doentes atacados por febres. Do ponto de vista terap?utico, trata-se de um dos mais preciosos sucos.
  • O suco de uva ? estimulante das fun?es hep?ticas, construindo mesmo a base de rem?dios farmac?uticos para o f?gado (esta fun??o ? desempenhada n?o apenas pelo suco de uva, como tamb?m pela uva e folhas de parreira).
  • Para manter as art?rias jovens, tome suco de uva diariamente. Pesquisas realizadas na Universidade da Fl?rida revelam que as subst?ncias qu?micas encontradas nas uvas ajudam a dilatar as art?rias e, consequentemente, podem reduzir a press?o sang??nea.
  • O suco de uva ? estimulante das fun?es hep?ticas, construindo mesmo a base de rem?dios farmac?uticos para o f?gado (esta fun??o ? desempenhada n?o apenas pelo suco de uva, como tamb?m pela uva e folhas de parreira).
  • Para manter as art?rias jovens, tome suco de uva diariamente. Pesquisas realizadas na Universidade da Fl?rida revelam que as subst?ncias qu?micas encontradas nas uvas ajudam a dilatar as art?rias e, consequentemente, podem reduzir a press?o sang??nea.

O segredo das uvas e do suco de uva no combate ao envelhecimento ? simples e poderoso: as uvas cont?m 20 antioxidantes conhecidos, que funcionam em conjunto para combater os radicais livres que promovem as doen?as e o envelhecimento, de acordo com pesquisadores da Universidade da Calif?rnia, em Davis.

Os antioxidantes s?o encontrados nas cascas e sementes e, quanto mais vibrante for a cor da casca, maior o seu poder antioxidante, isso significa que as uvas vermelhas e roxas e seus respectivos sucos, s?o os mais poderosos. A uva vermelha possui alto teor de antioxidante quercetina.

Os antioxidantes presentes nos sucos de uvas t?m atividades anticoagulantes, inibindo a oxida??o do colesterol HDL e dilatando os vasos sang??neos.

Resveratrol um poderoso componente

A casca da uva cont?m resveratrol, que comprovadamente inibe o ac?mulo toxinas e aumenta o colesterol HDL (bom colesterol).

Sa?de, vitalidade, benef?cios ao cora??o e combate ao colesterol j? seria muito, mas tudo indica que o suco de uva pode fazer ainda mais por n?s.

Pesquisadores do Instituto do Cora??o (INCOR) de S?o Paulo, afirmam que "a degenera??o muscular, uma doen?a que leva ? cegueira nas pessoas mais idosas, recebe um efeito ben?fico com o consumo de suco de uva. Tamb?m h? indica?es de que o Mal de Alzheimer e mesmo a ocorr?ncia de complica?es de diabetes em indiv?duos n?o altamente descompensados s?o beneficiados pelo consumo moderado do suco de uva".

Foto de uvas vinho e verde Resveratrol, o poderoso componente da uva, tem sido alvo de pesquisas realizadas por diversos profissionais da qu?mica aplicada ? alimenta??o. Foram analisadas 36 amostras de vinhos tintos produzidos no Brasil, com diferentes tipos de uvas. Calculada a quantidade de resveratrol e comparada com as de vinhos franceses; o resultado foi surpreendente: o vinho brasileiro ? riqu?ssimo em concentra??o de resveratrol.

"Na pesquisa, nosso vinho s? perde para os franceses. Mas n?o tem nada a ver com a qualidade do vinho e sim com as condi?es clim?ticas de onde ? cultivada a uva", explicam os qu?micos pesquisadores.

? ainda na parreira que a uva adquire o resveratrol. A subst?ncia ? produzida sempre que a fruta ? amea?ada por pragas e fungos - situa??o comum em ?pocas de chuvas. O resveratrol ? uma esp?cie de auto-prote??o dos cachos.

J? os flavon?ides, n?o. S?o componentes naturais. Nasceram com a uva, fa?a chuva ou fa?a sol. E o melhor: em vinhos finos ou no vinho popular, a dose de sa?de n?o altera.

Dieta da uva

1- Mono dieta de uva (1 dia por semana ou a cada 10 dias)

Esta dieta ? de apenas 1 dia, mas deve ser repetida com intervalos regulares, em geral de 1 semana, ou a cada 10 dias; at? que seus objetivos sejam atingidos. A quantidade ingerida em cada refei??o fica a crit?rio do doente.

A fruta deve estar bem madura e suculenta. Possui grande efic?cia nos tratamentos de:

- obesidade resistente
- press?o alta
- na preven??o das crises de gota
- no reumatismo cr?nico
- das gripes freq?entes e da sinusite

2) Mono dieta parcial de uva: (use 1 a 2 dias por semana)

Escolha o dia mais calmo de sua semana. Fa?a mono dieta da uva, coma apenas esta fruta durante todo o dia, mastigando muito bem e insalivando cada por??o.

- no desjejum e 3 horas ap?s, coma apenas uva - ? vontade;
- almo?o refei??o leve/moderada, sem exagero nem extravag?ncias (o mais natural poss?vel). O resto do dia comer somente uva!

Foto de Falconi segurando uvas vinho e verde Assim, recomendamos:
- Evitem o vinho, alcoolis mo ? doen?a e s?ria. Use suco de uva, faz bem e s? tem efeitos positivos.

Dezembro est? aproximando, com ele vem o Natal e a uva est? chegando do sul, cada dia mais bonita, mais nutritiva, e o pre?o fica ecol?gico. Recomendamos usar freq?entemente.

Com sinceros votos de muita paz a tudo e a todos, ficamos ? disposi??o para responder e esclarecer pontos relacionados a esse tema. Quer saber mais? Entre em contato conosco pois as informa?es s?o muitas mas o espa?o do artigo ? limitado. Aguardamos seu e-mail.

Encerramos com sauda?es hol?sticas!


Armando Falconi Filho
? terapeuta hol?stico, consultor e advogado
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de terapia hol?stica) voc? quer ler nesta se??o? O terapeuta Armando Falconi aguarda suas sugest?es no e-mail viver_serholistico@acessa.com