Armando Falconi Filho Armando Falconi Filho 01/11/2007

Uva (presente de Deus)

O pilar da alimentação natural: Se o alimento é puro, a mente também será pura; se a mente é pura, o espírito será também. (Antiga máxima da sabedoria hindu)

Este é o nosso artigo de número 50 (cinqüenta) para o portal ACESSA.com.

Tudo que utilizamos na alimentação passa a fazer parte do nosso organismo - dos ossos, do sangue, dos tecidos, da essência mais sutil de nosso metabolismo bioquímico. A alimentação tem ação direta sobre o nosso humor, temperamento, impulsos, e pensamentos.

É por este motivo que devemos nos preocupar com os alimentos que ingerimos diariamente: eles determinam a qualidade de nossa vida, como um todo, e, a nossa saúde em particular.

Existem diversos sistemas de alimentação. E cada um deles exerce um tipo de influência sobre o organismo. Neste trabalho apontaremos os mais comuns, adotados por aqueles que se preocupam em ter um modo de vida mais natural.

A uva é uma das frutas mais apreciadas pelo homem, desde a mais remota antigüidade. Em todos os tempos, ela tem sido um precioso alimento para o gênero humano, nas várias fases da sua existência.

Utilidades Medicinais: Anemia - Tomar suco de uva natural e concentrado freqüentemente.

Suco de uva traz os mesmos benefícios que vinho para o coração

Através de tese de doutorado ficou comprovado que tanto o vinho tinto quanto o suco de uva provocam o mesmo efeito sobre o endotélio (camada que envolve internamente os vasos sangüíneos), aumentando a sua dilatação, frente a um estímulo.

O estudo foi realizado no INCOR com 31 pacientes hipercolesterolêmicos (com nível elevado de colesterol), sem outros fatores de risco. O primeiro grupo, formado por 15 pessoas, consumiu diariamente, durante sete dias, 500 ML de suco de uva (250 ML por refeição).

O resultado foi que em 14 dias de consumo, houve aumento da dilatação do endotélio - tanto no caso do suco quanto ao vinho, ou seja, melhorou a função endotelial.

Segundo os pesquisadores, a principal conclusão deste trabalho é que o suco de uva pode proteger o indivíduo contra a doença arterial coronária, sem os riscos associados ao consumo de álcool.

Benefícios do suco de uva
  • A tradição atribuiu ao suco de uva variados adjetivos: sangue vegetal, leite vegetal, e seiva viva.
  • O suco de uva contém mais calorias que o leite, certa analogia que pode ser levada mais longe: a composição do suco de uva mostra surpreendentes semelhanças com a composição do leite materno.
  • É, pois, um alimento privilegiado para os períodos de "reconstrução" da fadiga, da anemia, da convalescença.
  • O açúcar do suco de uva é composto por glicose e frutose, é diretamente assimilável, não exigindo nenhum esforço aos órgãos digestivos, e é por esta razão que é aconselhável utilizá-lo na alimentação dos doentes atacados por febres. Do ponto de vista terapêutico, trata-se de um dos mais preciosos sucos.
  • O suco de uva é estimulante das funções hepáticas, construindo mesmo a base de remédios farmacêuticos para o fígado (esta função é desempenhada não apenas pelo suco de uva, como também pela uva e folhas de parreira).
  • Para manter as artérias jovens, tome suco de uva diariamente. Pesquisas realizadas na Universidade da Flórida revelam que as substâncias químicas encontradas nas uvas ajudam a dilatar as artérias e, consequentemente, podem reduzir a pressão sangüínea.
  • O suco de uva é estimulante das funções hepáticas, construindo mesmo a base de remédios farmacêuticos para o fígado (esta função é desempenhada não apenas pelo suco de uva, como também pela uva e folhas de parreira).
  • Para manter as artérias jovens, tome suco de uva diariamente. Pesquisas realizadas na Universidade da Flórida revelam que as substâncias químicas encontradas nas uvas ajudam a dilatar as artérias e, consequentemente, podem reduzir a pressão sangüínea.

O segredo das uvas e do suco de uva no combate ao envelhecimento é simples e poderoso: as uvas contêm 20 antioxidantes conhecidos, que funcionam em conjunto para combater os radicais livres que promovem as doenças e o envelhecimento, de acordo com pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Davis.

Os antioxidantes são encontrados nas cascas e sementes e, quanto mais vibrante for a cor da casca, maior o seu poder antioxidante, isso significa que as uvas vermelhas e roxas e seus respectivos sucos, são os mais poderosos. A uva vermelha possui alto teor de antioxidante quercetina.

Os antioxidantes presentes nos sucos de uvas têm atividades anticoagulantes, inibindo a oxidação do colesterol HDL e dilatando os vasos sangüíneos.

Resveratrol um poderoso componente

A casca da uva contém resveratrol, que comprovadamente inibe o acúmulo toxinas e aumenta o colesterol HDL (bom colesterol).

Saúde, vitalidade, benefícios ao coração e combate ao colesterol já seria muito, mas tudo indica que o suco de uva pode fazer ainda mais por nós.

Pesquisadores do Instituto do Coração (INCOR) de São Paulo, afirmam que "a degeneração muscular, uma doença que leva à cegueira nas pessoas mais idosas, recebe um efeito benéfico com o consumo de suco de uva. Também há indicações de que o Mal de Alzheimer e mesmo a ocorrência de complicações de diabetes em indivíduos não altamente descompensados são beneficiados pelo consumo moderado do suco de uva".

Foto de uvas vinho e verde Resveratrol, o poderoso componente da uva, tem sido alvo de pesquisas realizadas por diversos profissionais da química aplicada à alimentação. Foram analisadas 36 amostras de vinhos tintos produzidos no Brasil, com diferentes tipos de uvas. Calculada a quantidade de resveratrol e comparada com as de vinhos franceses; o resultado foi surpreendente: o vinho brasileiro é riquíssimo em concentração de resveratrol.

"Na pesquisa, nosso vinho só perde para os franceses. Mas não tem nada a ver com a qualidade do vinho e sim com as condições climáticas de onde é cultivada a uva", explicam os químicos pesquisadores.

É ainda na parreira que a uva adquire o resveratrol. A substância é produzida sempre que a fruta é ameaçada por pragas e fungos - situação comum em épocas de chuvas. O resveratrol é uma espécie de auto-proteção dos cachos.

Já os flavonóides, não. São componentes naturais. Nasceram com a uva, faça chuva ou faça sol. E o melhor: em vinhos finos ou no vinho popular, a dose de saúde não altera.

Dieta da uva

1- Mono dieta de uva (1 dia por semana ou a cada 10 dias)

Esta dieta é de apenas 1 dia, mas deve ser repetida com intervalos regulares, em geral de 1 semana, ou a cada 10 dias; até que seus objetivos sejam atingidos. A quantidade ingerida em cada refeição fica a critério do doente.

A fruta deve estar bem madura e suculenta. Possui grande eficácia nos tratamentos de:

- obesidade resistente
- pressão alta
- na prevenção das crises de gota
- no reumatismo crônico
- das gripes freqüentes e da sinusite

2) Mono dieta parcial de uva: (use 1 a 2 dias por semana)

Escolha o dia mais calmo de sua semana. Faça mono dieta da uva, coma apenas esta fruta durante todo o dia, mastigando muito bem e insalivando cada porção.

- no desjejum e 3 horas após, coma apenas uva - à vontade;
- almoço refeição leve/moderada, sem exagero nem extravagâncias (o mais natural possível). O resto do dia comer somente uva!

Foto de Falconi segurando uvas vinho e verde Assim, recomendamos:
- Evitem o vinho, alcoolis mo é doença e séria. Use suco de uva, faz bem e só tem efeitos positivos.

Dezembro está aproximando, com ele vem o Natal e a uva está chegando do sul, cada dia mais bonita, mais nutritiva, e o preço fica ecológico. Recomendamos usar freqüentemente.

Com sinceros votos de muita paz a tudo e a todos, ficamos à disposição para responder e esclarecer pontos relacionados a esse tema. Quer saber mais? Entre em contato conosco pois as informações são muitas mas o espaço do artigo é limitado. Aguardamos seu e-mail.

Encerramos com saudações holísticas!


Armando Falconi Filho
é terapeuta holístico, consultor e advogado
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da área de terapia holística) você quer ler nesta seção? O terapeuta Armando Falconi aguarda suas sugestões no e-mail viver_serholistico@acessa.com

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.