Armando Falconi Filho Armando Falconi Filho 05/12/2007

Dezembro: Natal X Ano Novo

Mais uma vez, de mansinho, chegou dezembro, e com ele as festas de Natal e fim de virada de ano para o Ano Novo.

Muitos repetem um antigo hábito de estabelecer planos, metas para os próximos 365 dias do ano, que virá em seguida. O objetivo será sempre de buscar recursos para garantir que o Ano Novo seja promissor em todos os sentidos para nossa vida.

É mais que natural a esperança por dias melhores, mesmo que o ano que estamos encerrando tenha sido próspero. O homem sempre quer obter mais, adquirir mais fartura, conseguir mais pontos na escala da tão sonhada felicidade.

Vários pontos precisam ser pensados previamente, para evitar que nesta ocasião os gastos sejam acima de nossa receita e as conseqüências estourem nos primeiros meses do ano vindouro, com saldos negativos; seja de saúde física ou emocional, assim como de saúde financeira.

Então é natal!

Natal: "Assim brilhe a vossa luz diante dos homens" Jesus (Mateus, 5: 16).

Jesus nos compara a uma lâmpada, quando nos convida a brilhar.

Em sua sabedoria infinita, Jesus sabia que entre suas ovelhas haveria aquelas que poderiam brilhar muito, outras que poderiam brilhar pouco, e ainda as que teriam luz vacilante, e as que ofuscariam de tanto brilho. Entretanto, não discrimina as possibilidades de nenhum de nós.

foto de um presépio Ninguém é obrigado a ser um holofote do dia para a noite. O caminho é lento e gradual, mas é real e possível. São inúmeras as possibilidades de brilhar: o pensamento no bem, a palavra conciliadora, o sentimento de perdão e misericórdia, a ação do trabalho.

Tudo nos convida ao progresso. A vida é uma bênção de oportunidades diárias de crescimento.

Se Jesus nos convidou a brilhar é porque temos condições para isso. Brilhar a Luz é fazer algo de bom a cada dia, é querer melhorar, é se esforçar em não repetir erros, é ter perseverança, gratidão, bom humor, sorrir, amar, perdoar, seguir em frente...

Evite que o júbilo do Natal vibre em teu coração, à maneira de uma lâmpada encarcerada... Toma o facho de luz, que a mensagem do Céu acende ao redor de teus passos e estende-lhe a claridade sublime.

Segue adiante sempre, avance, com alegria e humildade. Se a fé resplandece em teu santuário interior, que importam a ventania, o temporal?

Lembre que Natal é festa do nascimento de Jesus. Ofereça a Ele o melhor presente, a sua conduta reta, equilibrada, como testemunho do verdadeiro cristão, de um homem de bem.

Comportamentos alimentares

foto de uma pessoa comendo Festas de dezembro para um grande número de pessoas são sinônimos de excesso, seja de comida e o pior, de bebidas. Para festejar mantendo a linha e a educação, não é preciso se privar dos prazeres à mesa nem optar por comidas totalmente lights. Devemos sim, prestar atenção na combinação correta de alimentos servidos nas ceias nesta ocasião.

É possível manter o bom senso, o equilíbrio e evitar o mal estar e dissabores do dia seguinte, o importante nesta ocasião é a moderação.

Lembramos que a ceia deve ser tropicalizada, utilizando muitas frutas da estação. Usá-las nas decorações, nos pratos, nas sobremesas. Saladas cruas verdes, com variedades de vegetais folhosos é também uma excelente dica. Pratos a base de carnes brancas ou peixes são muito mais saudáveis.

Evite o álcool, que é sempre prejudicial e só causa desequilíbrios, use coquetéis naturais a base de frutas. Antes prevenir que remediar depois.

Coma para viver, você terá outras festas a comemorar.

Atitudes pessoais

É comum as pessoas falarem sobre a vontade de se sentirem mais felizes a cada dia, e em função disto, em 31 de dezembro, muitas realizam preces especiais, fazem simpatias, vestem-se com uma cor especial, enfim, fazem o que acreditam ser necessário para serem atendidas na passagem do ano, na esperança de verem alcançados os seus sonhos pessoais.

Em nossos Cursos, Atendimentos e Palestras, explicamos que o motivo de muitos destes sonhos não se realizarem está justamente ligados a dois fatores:

foto de trevos de quatro folhas
  • Primeiro - esta posição de "passividade", de acreditar que um ritual externo, desprovido de qualquer significação real, irá influenciar as forças do universo que nos rodeia, crêem que a cor da roupa é mais importante do que uma verdadeira atitude íntima, mental, de mudança de comportamentos.
  • Segundo - a idéia de que devemos receber amor, felicidade, ou paz, como um presente do "destino", ou daqueles que nos rodeiam, que convivem conosco.

Observamos frequentemente, que um dos maiores inimigos do progresso dos seres humanos é a inércia. Dentre outros fatores, é ela um dos principais impedimentos a que nossas realizações aconteçam realmente, pois colocamo-nos em posição de vítimas, considerando-nos sem sorte, esquecidos, e desafortunados.

É essencial para o século XXI, e necessário que cada um, acredite que o maior patrimônio é a nossa vida. Que ela está sob nosso controle, que somos os construtores da nossa existência.

Explicando melhor, quando estou nos estúdios da Rádio Solar AM 1010, às segundas-feiras, no horário de 11h e 30m até as 12h, estou usando equipamentos eletrônicos transmissores, que somente enviam sinais de rádio.

Enquanto o ouvinte, que acompanha o programa através do seu rádio, usa de um equipamento receptor de ondas de rádio.

Tanto o equipamento transmissor, como receptor, são desligados por diversos motivos, desde falta de energia, manutenção, etc.

Já o ser humano, é um conjunto eletrônico/celular muito mais complexo e completo, sendo transmissor; envia ondas de pensamentos e também as recebe, 24 horas/dia, ininterruptamente, seja no estado de saúde ou de doença, seja durante o estado de vigília ou dormindo. Basta deixar equipamentos que meçam estas ondas, ligados, que mesmo durante o sono, ou durante uma cirurgia, a emissão continua ativa.

O ser humano é, pois, um "aparelho" transceptor, funcionando sem parar, desde a concepção, até a morte biológica, e mesmo depois desta. Da mesma forma que um aparelho de rádio pode funcionar em faixas vibracionais diferentes, como AM ou FM, e nestas faixas pode o dial do aparelho ser acionado para a direita ou para a esquerda, para que o ouvinte escute a estação que desejar, o mesmo acontece com a mente humana.

O ser humano pode, pela vontade própria
  • estacionar sua mente em freqüências vibracionais baixas, pesadas, complexas, quando entra em estado de raiva, ciúme, ódio, fofoca, maledicência, sexolatria, vícios morais e comportamentais;
  • estacionar sua mente em freqüências vibracionais médias, comuns, quando está envolvido nas atividades diárias e com pensamentos regulares, ou conversas triviais, de relacionamentos comuns;
  • estacionar sua mente em freqüências vibracionais altas, quando a sós ou em grupo entra em atividades ecológicas, leituras edificantes, trabalhos voluntários em favor de outros, orações, meditações.
Lei de ação e reação - ou Lei de atração

foto de um casal praticando yoga O tipo de onda mental que emitimos de nosso mundo íntimo para fora, cria um campo magnético de ressonância, igual ao de um imã, atraindo para nós por sintonia, o mesmo padrão de energias mentais, de todas as mentes que estejam na mesma freqüência. Seja do vizinho da casa ao lado, ou de alguém do outro lado do planeta, já que para força mental não existe distância.

Por isto, voltamos a afirmar que você atrai para si, forças iguais a que emite como transceptor poderoso que é. Pare um pouco e pense no que acabamos de apresentar.

Se você cuida do teu corpo com tanto carinho e higiene, utilizando, dentro de tuas possibilidades: o melhor que consegue em termo de sabonete, xampus, cremes hidratantes, desodorantes, perfumes, roupas, calçados, tratamentos de beleza e de saúde, etc., para ter uma aparência física agradável para si mesmo e para as pessoas com quem convives, não fique apenas nisto.

Lembre-se também de cuidar da outra parte, a mental/vibracional. Busque o maior tempo possível promover em sua vida uma boa qualidade e quantidade de pensamentos, atitudes e palavras positivas, construtivas, saudáveis.

Se a cada dia fizer um esforço de alguns minutos e for aumentando a pouco e pouco o tempo que dedicas a esta tarefa, sua vida mental irá mudar muito, para melhor. Seu auto-conhecimento será enriquecido com esta experiência nova e os frutos que dela advirão serão cada vez melhores.

Dê a você mesmo este presente de Natal! Colha os resultados positivos!

31 de dezembro - Passagem de ano

Montagem de Laura Martins Ferreira - Calcinhas coloridas Com base nestes pontos apresentados, voltamos a lembrar que a vida é nosso maior patrimônio. Através deste bem, chamado vida, encontra-se a maior parte do tempo sob nosso controle. Sofremos sim influências externas, desde a mudança de clima pelas estações do ano, como a chegada ou partida de seres queridos. Mas isto, pode apenas abalar, e não impedir que possamos dar a volta por cima e contornarmos o inesperado.

Use a roupa que quiser, faça o ritual que ache interessante de acordo com seus padrões de crença, mas lembre-se sempre destas palavras: toda mudança real e concreta somente acontece se primeiro tornar realidade dentro de um compromisso mental.

Responsabilizarmo-nos mais por nossa qualidade de vida é algo que merece nossa integral atenção, usando nosso bom senso e nossas capacidades integrais.

Tratarmos em caráter de urgência de ocupar uma posição mais madura em relação a nós mesmos, agindo assim teremos o diferencial entre felicidade ou frustração.

Óbvio que muitos, acostumados a só enxergarem dificuldades, os pessimistas, dirão que não dão conta desta tarefa de auto-educação, de auto-tranformação, pois esta postura envolve um comprometimento que na maioria das vezes, nos sentimos que não estamos preparados para ele.

Você merece! E o universo agradece!

É hoje, é agora, será dia 31 de dezembro, assim como a cada dia do Ano Novo, a nossa disposição de mudar, de sermos mais positivos em pensamentos, palavras e principalmente atitudes.

Estejamos então dispostos a nos fazermos mais felizes em 2008, a construirmos a partir de nosso mundo mental, a transceptarmos o melhor que exista em nós, e compartilharmos com todos os seres sencientes, uma onda de amorosidade e renovação para vivermos com mais qualidade de vida, buscando sempre o equilíbrio onde, com quem, no que, e como estivermos.

Feliz Natal! Próspero Ano Novo!

Com sinceros votos de muita paz a tudo e a todos, ficamos à disposição para responder e esclarecer pontos relacionados a esse tema. Quer saber mais? Entre em contato conosco pois as informações são muitas mas o espaço do artigo é limitado. Aguardamos seu e-mail.

Encerramos com saudações holísticas!


Armando Falconi Filho
é terapeuta holístico, consultor, conferencista e advogado
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da área de terapia holística) você quer ler nesta seção? O terapeuta Armando Falconi aguarda suas sugestões no e-mail viver_serholistico@acessa.com

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.