• Assinantes
  • Autenticação
  • Saúde
    Armando Falconi Filho Armando Falconi Filho 01/03/2008

    Movimente-se, quem pára, enferruja E quem anda para trás é caranguejo! Andar, simplesmente
    andar, é o melhor exercício

    Foto de Falconi caminhando Uma hora de caminhada por dia, firme e contínua, mantém nossa energia fluindo pelo corpo todo e garante nossas capacidades sexuais, intelectuais, motoras e de auto-preservação. É uma manifestação de liberdade e de energia vital.

    Nós podemos andar para o trabalho, para a escola, para as compras, começarmos a subir as ladeiras que nunca subimos experimentar novos trajetos, e para isso só precisamos realmente de uma coisa: sapatos confortáveis. Andar não cansa, não obriga a esforço nenhum, não exige uniforme de jogging ou tênis caríssimos, nada. E se uma hora lhe parece muito, tente duas caminhadas de meia hora ou três de vinte minutos.

    Espreguiçar bem de manhã

    Alongando cada pedacinho do corpo, cada músculo, mexendo tudo de todos os jeitos num movimento total de dentro para fora, explorando o espaço em todas as direções, procurando alguma parte que não se espreguiçou para que se espreguice, lembrando de como o gato se estica, todinho, logo que acorda.

    Primeiro para espantar a preguiça; segundo, para mobilizar a energia; terceiro, para relaxar. E se for o caso de uma pessoa tensa, espreguiçar antes de dormir também é ótima forma de chamar o sono. è Faça uma avaliação do seu estado de saúde para saber se está tudo bem com seu organismo.

    • É muito importante utilizar roupas leves que facilitem a transpiração; de preferência tecidos de algodão.
    • O calçado deve ser confortável, bem macio e com amortecedor na sola. (o calçado ideal é tênis - apropriado para caminhadas).
    • Beber água antes, durante e depois.
    • Antes de iniciar e após o término da caminhada é importante fazer alongamentos, com calma e lentamente.
    • Procure locais planos para caminhar, evite subidas e descidas.
    • Aumente progressivamente o tempo de duração da sua caminhada. Por exemplo, inicie com 20 minutos por dia e, a cada semana, acrescente 5 minutos até o máximo de 60 minutos.
    • Como em todas as atividades físicas, para que a caminhada traga todos os benefícios ao coração, pulmões, circulação, ossos, músculos e muitos outros é importante que você mantenha a regularidade.
    Aumente sua carga de oxigênio - respiração de relaxamento (Fang Sung Kung)

    Foto de Falconi caminhando O exercício respiratório chinês de relaxamento (Fang Sung Kung), pode ser usado para melhorar o estado de tensão emocional, ajudando em todos os tipos de doenças crônicas. Sendo relativamente fácil de fazer.

    Para começar, fique na posição supina (deitado de costas), sobre a cama. Descanse a cabeça sobre seu travesseiro e deixe os braços entendidos ao longo do corpo.

    Mantenha as pernas estendidas de modo natural. Feche naturalmente os olhos, a boca e deixe o maxilar superior tocar suavemente no maxilar inferior. A ponta da língua permanecerá levemente encostada na abóbada palatina.

    I n s p i r e e e x p i r e, naturalmente pelo nariz. O ritmo e a profundidade da respiração são basicamente os mesmos da respiração normal e diária. O importante é regular a respiração de modo a torná-la plena - o que significa que o ar deve preencher as partes superior, média e inferior do pulmão:

    • suave - significa que deve ser silenciosa;
    • regular - significa que deve ter uma velocidade e profundidade uniforme;
    • e constante - significa que deve ser livre e desobstruída.

    O método de 'Ju-Jung' - (entrar na quietude) - envolve o uso de determinadas palavras proferidas mentalmente para induzir ao relaxamento.

    • Ao inspirar, pense na palavra 'q u i e t u d e'.
    • Ao expirar, pense na palavra 'r e l a x a r'.

    Ao pensar na palavra relaxar, permita conscientemente, que uma parte de seu corpo relaxe. Relaxe uma parte durante cada ciclo respiratório, seguindo esta ordem: primeiro a cabeça e, a seguir os braços, as mãos, o tórax, o abdome, as costas, a cintura, as nádegas, as pernas e, finalmente, os pés.

    Depois que os músculos de todo o corpo estiverem relaxados, sugira mentalmente a seus vasos sanguíneos, nervos e órgãos internos que também relaxem. Ao chegar nesse estágio, imagine que você está 'aberto' à entrada das energias celestiais, e se quiser faça um pedido de uma graça a ser alcançada.

    • Repita, pelo menos, pela manhã e à noite, diariamente!
    • O ideal é a cada1 hora, repetir.
    • Se possível pratique várias vezes ao dia. A cada 30 minutos!
    Poema de fang sung kung

    Foto de Falconi caminhando Para ajudá-lo a lembrar da técnica, os terapeutas chineses propõem o clássico Poema de Fang Sung Kung, transcrito a seguir:

    "Com um travesseiro deito em minha cama; Mantendo meu corpo confortável e relaxado. Inspiro e expiro naturalmente, E digo em silêncio as palavras quietude e relaxar. Penso na palavra quietude enquanto inspiro, e na palavra relaxar enquanto expiro.

    Enquanto digo em silêncio a palavra relaxar, peço aos meus músculos que relaxem. Primeiro relaxo a cabeça, os braços e o pescoço; a seguir, o tórax, o abdome, a cintura e as costas. Por fim, peço às minhas e aos meus pés que relaxem.

    Depois de repetir isso três vezes para deixar meu corpo à vontade, Peço a todos os meus órgãos e cavidades que relaxem. Mantendo o ritmo da respiração estável, completa e uniforme, Enquanto concentro minha atenção no abdome. Quando me encontro num estado de quietude mental, Análogo ao sono, dele desfruto, porém fico desperto. Após permanecer nesse estado durante um curto período de tempo, Esfrego o rosto, levanto-me ando de um lado para o outro e sinto-me bem."

    Como usar o ar a seu favor

    Foto de Falconi caminhando Uma boa maneira de aprender a respirar fundo é deitar-se de costas, na cama ou no chão, mantendo todos os músculos apoiados. Coloque os braços estendidos ao lado, pulmões para cima, pernas esticadas e separadas, dedos dos pés virados para fora.

    Concentre-se em esvaziar os pulmões, expirando todo ar possível. Comece então a respirar pelo nariz, dilatando os músculos do diafragma, e depois expire pelo nariz ou pela boca, contraindo os músculos.

    Observe a tendência de elevar os ombros durante a inspiração, quando os pulmões estão cheios. Esses movimentos ocorrem durante a respiração correta.

    Algumas sugestões poderão aumentar o sucesso de sua aprendizagem:

    • Deixe que respiração se torne natural e rítmica. Evite inspirar mais do que seja confortável, pois isso tencionará os músculos. Trabalhe gradualmente.
    • A respiração deve ser contínua - sempre inspirando e expirando. Não faça pausas entre respirações, proceda assim pela manhã. Após o almoço e até a hora de deitar modifique para 4 tempos: expirar... reter (vazio), inspirar... reter (cheio).
    • A respiração é profunda, mas há pouco movimento no peito. A concentração do ar é no diafragma (abdômen).
    • Sempre inicie a respiração expirando, para esvaziar os pulmões.
    • Inspire pelo nariz e expire pelo nariz, (se achar difícil inicie inspirando pela boca e expirando pelo nariz, em seguida passe apenas para a respiração nasal).
    • Mantenha as costas retas e, se possível, os músculos apoiados durante a respiração.

    Foto de Falconi caminhando De preferência, inicie a sua aprendizagem deitado. À medida que você for se familiarizando com o processo, pode fazer sentado, mantendo as costas retas e a cabeça apoiada. Finalmente, treine a respiração de pé, e depois andando.

    Este modo de respirar deve ser usado regularmente. E, em breve, você notará como pode controlar o seu nível de energia e a qualidade de suas emoções. Lembre-se: todo dia é sempre a mesma coisa. O importante é respirar, fundo, 24 horas, por dia e relaxar.

    Faça virar atividade regular em sua vida!

    Com sinceros votos de muita paz a tudo e a todos, ficamos à disposição para responder e esclarecer pontos relacionados a esse tema. Quer saber mais? Entre em contato conosco, pois as informações são muitas, mas o espaço do artigo é limitado. Aguardamos seu e-mail.

    Encerramos com saudações holísticas!


    Armando Falconi Filho
    é terapeuta holístico, consultor, conferencista e advogado
    Saiba mais clicando aqui.

    Sobre quais temas (da área de terapia holística) você quer ler nesta seção? O terapeuta Armando Falconi aguarda suas sugestões no e-mail viver_serholistico@acessa.com

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.