Armando Falconi Filho Armando Falconi Filho 01/09/2008

Dieta: evite esta armadilha

Foto de Falconi mostrando que sua cal?a est? larga Queremos neste artigo para o m?s de setembro, tratar de "armadilhas". Voc? deve estar se perguntando: Armadilhas, que armadilhas? Vamos apresent?-las.

Quando o assunto ? dieta

Se voc? prestar aten??o, poder? observar que em determinados assuntos existem muitas pessoas opinando e poucas colocando em pr?tica o bom senso. Uma delas, com certeza, se refere a alimenta??o para emagrecer.

Basta consultar os amigos e poder?o fazer listas das dietas mais malucas, ou sem refer?ncias positivas. Outras, podem at? ter o nome ou o conte?do interessante, mas s?o iguais chuvas de ver?o, n?o resistem muito tempo nem na pr?tica, nem na dedica??o dos interessados.

Se pedir opini?o poder? comprovar que quase todo mundo tem um conselho pronto para quem quer emagrecer: "coma isto, coma aquilo, coma muita fruta porque tem vitaminas e elas n?o engordam", dir?o alguns. "Eu se fosse voc? s? usaria produtos diet", dir?o outros; "funcionam mesmo! Olha, voc? deve mesmo ? ir para uma academia fazer gin?stica", dir? algu?m. "Eu conhe?o uma pessoa que parou de jantar (ou de almo?ar) e emagreceu bastante", poder? ser outra sugest?o.

Todos eles, com certeza, estar?o cheios da chamada boa inten??o, mas eu recordo que diz o ad?gio popular "que de boas inten?es o inferno est? cheio".

Prud?ncia e conhecimento evitam armadilhas

Voc? pode at? acreditar que estas recomenda?es ajudam; que estar?o do seu lado no desafio de enfrentar a balan?a e conseguir resultados positivos. Mas muito cuidado! Pois na verdade, uma s?rie de procedimentos tidos como "receitas para emagrecer" podem e com certeza est?o sabotando suas tentativas de equilibrar.

Emagrecer com sa?de ? algo muito importante para pessoas acima do peso ideal, afirmamos que certos erros alimentares podem sabotar sua luta de reduzir e equilibrar o seu peso e manter-se saud?vel.

Conhe?a alguns dos falsos amigos da dieta

Bebidas diet e bebidas light

J? explicamos anteriormente, que refrigerantes n?o s?o bebidas naturais, todos eles s?o artificiais, e como tal; est?o recheados de conservantes, estabilizantes, ado?antes, e outros produtos qu?micos, todos eles "ante" alguma coisa, mas nunca naturais. Isto para os que colocam na embalagem a f?rmula imagine os que nem isto fazem.

Aten??o, os refrigerantes e sucos mesmo os de 0% de caloria, podem fazer voc? comer mais. Fazem com que as informa?es de saciedade entre metabolismo e c?rebro sofram um curto-circuito. S?o doces, mas n?o t?m calorias, e assim acabam por confundir o organismo, e est? comprovado cientificamente que a sensa??o de saciedade dura pouco e a fome logo volta.

Pode ser lido nas embalagens que o sabor adocicado em alguns destes produtos, ? obtido pela adi??o de subst?ncias artificiais como aspartame e ciclamato de s?dio, ambos nas listas suspeitas, muito cuidado!

Recomendamos: sempre que poss?vel use ?gua, ou sucos naturais, de frutas, verduras, ra?zes, hortali?as e legumes.

Frutas

Voc? deve estar admirado de termos colocado as frutas nesta lista. Calma, j? vamos explicar o por qu?.

Muitas pessoas, quando em dietas, ingerem grandes quantidades de frutas, acreditando que isto vai ajudar a n?o engordar e acreditam que est?o agindo corretamente. Ledo engano! Pois a frutose, que ? o a?car das frutas, pode tamb?m ser encontrada em refrescos, gel?ias, chocolates em barra e em p? (o cacau cont?m frutose), ? um carboidrato que pesa na balan?a.

Explicamos que este carboidrato simples, apesar de rapidamente metabolizado pelo organismo, pode favorecer o ac?mulo de gordura. Vale ainda ressaltar que a frutose tamb?m dificulta o controle do diabetes e aumenta o n?vel de triglic?rides.

Recomendamos e ensinamos que quando em dieta, o ideal ? manter o consumo di?rio de frutas a tr?s ou quatro por dia, no m?ximo, lembrando de dar prefer?ncia ?s variedades menos doces.

Faltar, suprimir ou pular refei?es

Como tentativa de diminuir o volume de alimentos ingeridos diariamente, alguns fazem a op??o de pular uma refei??o ao longo do dia.

Mas o resultado ? o contr?rio, pois menos refei?es geram mais peso na balan?a, pode parecer brincadeira, mas ? o que a observa??o de centenas de casos tem demonstrado.

Quando voc? procede assim, quando voc? fica muito tempo sem comer, seu organismo tem medo de passar fome e, para se prevenir, come?a a estocar gordura. ? como se ele recebesse uma mensagem que voc? esta com dificuldade de conseguir comida, e come?a a transformar todos os alimentos que voc? ingere nas pr?ximas refei?es, em reservas para defender-se.

E o que ? mais perigoso ainda, quem salta refei?es durante o dia tamb?m costuma ficar com um apetite incontrol?vel ao passar das horas, o resultado ? o prato cheio, e na pr?xima refei??o, acaba comendo mais. Poder? ser daqueles que venham a assaltar a geladeira de madrugada.

Recomendamos: fa?a v?rias refei?es pequenas ao longo do dia, caf?-da- manh?, lanche matinal, almo?o, lanche da tarde, jantar e uma ceia leve ao fim do dia. Coma devagar, mastigando muito bem cada por??o de alimento, busque uma refei??o bem colorida e saud?vel e alimente-se em sil?ncio ou conversando pouco (somente assuntos agrad?veis).

Alimentos diet e alimentos light

Acompanhe nossa afirma??o: nem todo produto light ? menos cal?rico.

Por qu?? Voc? deve estar se perguntando. Pois vamos explicar. Em m?dia, estes alimentos apresentam pelo menos 25% de redu??o de um ingrediente em compara??o ao produto original, como por exemplo, gorduras, carboidratos, prote?nas ou s?dio. Mas devemos levar em considera??o que isto n?o implica uma redu??o de calorias.

Raciocine que, por exemplo, se a diminui??o for de s?dio, o valor cal?rico continuar? o mesmo, sem alterar nada.

Esclarecemos a quem faz dietas restritivas (como diab?ticos, hipertensos ou al?rgicos ? lactose), os produtos diet tamb?m podem ser bem cal?ricos. Nestes produtos, foi eliminado pelo menos um componente da f?rmula original.

Assim, explicamos que devem sempre ler atenciosamente o r?tulo de cada produto para saber qual ? o nutriente que saiu da f?rmula, o quanto de benef?cios pode produzir em seu organismo, e se ele ? realmente menos cal?rico. E lembramos ainda que, sozinhos, esses produtos n?o emagrecem. Podem at? ser inclu?dos na dieta, mas n?o os tornem como a base do card?pio. Somente alimenta??o equilibrada gera emagrecimento.

Como sobremesa ou tira-fome, muita gente usa o chocolate diet. Mas ? grande armadilha contra sua sa?de e qualidade de vida, pois apesar de sem a?car, pode ter mais gordura e, portanto, mais calorias que o chocolate normal. E os chocolates t?m teobromina, que vicia mais que as drogas proibidas. Basta lembrar que vicia tanto, que j? existem at? Grupos de Choc?latras An?nimos.

Recomendamos: use alimentos diet ou ligth o m?nimo poss?vel, e somente com conhecimento e orienta??o de terapeuta ou profissional competente. D? prefer?ncia a uma melhor qualidade de vida, ingerindo alimentos da esta??o, da regi?o, e naturais.

Apenas esclarecer, compartilhar

Poder?amos avan?ar em diversos outros pontos, citando armadilhas diversas, situa?es que pare?am estar contribuindo com sua dieta e na verdade, ? o contr?rio, acabam por apresentar saldo negativo ao final de certo tempo.

Quando entrar no clima da dieta, ? necess?rio acima de tudo, n?o pensar apenas em reduzir o peso, mas em qualidade de vida, em longevidade com sa?de, em auto-estima, em estar de bem com corpo e com uma mente ativa.

Mas o espa?o ? limitado, e esperamos como Terapeuta Hol?stico, numa experi?ncia de 30 anos dedicados a sa?de integral, que este artigo possa de alguma forma alertar que precisamos estudar mais, aprender melhor sobre alimenta??o e sa?de.

Com sinceros votos de muita paz a tudo e a todos, ficamos ? disposi??o para responder e esclarecer pontos relacionados a este tema. Quer saber mais? Entre em contato conosco, pois as informa?es s?o muitas, mas o espa?o do artigo ? limitado. Aguardamos seu e-mail.

Encerramos com sauda?es hol?sticas!


Armando Falconi Filho
? terapeuta hol?stico, escritor, consultor, conferencista e advogado
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de terapia hol?stica) voc? quer ler nesta se??o? O terapeuta Armando Falconi aguarda suas sugest?es no e-mail viver_serholistico@acessa.com