Armando Falconi Filho Armando Falconi Filho 03/02/2009

2009 - Ano do Boi ou do Búfalo Horóscopo Chinês - Ano Novo Chinês

Foto de Falconi com dois calendários Segundo as observações do horóscopo chinês, 2009 será o ano do Boi.

O Boi simboliza dentre outros pontos, a prosperidade através da força e do trabalho duro.

Sendo assim, as pessoas nascidas em 2009 terão em sua bagagem de possibilidades a possibilidade de serem seguras, calmas e pacientes, embora não aceitem a rotina e as convenções.

As tradições explicam que quem nasce no ano do Boi no horóscopo chinês é justo e um bom ouvinte, mas também é bastante teimoso e dificilmente muda de idéia a respeito de algo.

Dentro dos ensinamentos do zodíaco chinês, o Boi é o segundo sinal, significando novos começos.

Diferentemente do seu antecessor (o rato), o boi está associado à características duradouras e moderadas, com certeza nas ações. Portanto, não precisa de pressa ou precipitar as coisas neste Ano Novo, enquanto você estiver em dúvida e cuidadosamente transportando seus planos, você pode conseguir muita sorte e sucesso no final.

Dentro da cultura chinesa existe a "Lei dos 5 Elementos", composta por 5 partes que regem a vida e costumes dos chineses e outros povos da raça amarela.

Foto de Falconi com dois calendários Nesta visão organizacional do micro e do macrocosmo aprendemos que:

  • Madeira gera Fogo
  • Fogo gera Terra
  • Terra gera Metal
  • Metal gera Água
  • Água gera Madeira


Em 2009, estamos sob a regência do Boi ou Búfalo de Terra, elemento primordial de estabilidade, multiplicação e trabalho.

Daqui a doze anos, teremos o ano do Boi de Metal, mais doze anos e o ano do Boi de Água, mais doze anos e o ano do boi de Madeira, mais doze anos e o ano do boi de Fogo, o que corresponde a dizer que somente daqui a 60 anos teremos novamente a regência igual a deste, ou seja, Boi ou Búfalo de Terra.

Combinando com o elemento Terra, o Ano Novo Chinês da Terra é YIN, assim, as energias tendem a ser menos perturbadoras no relacionamento dos nascidos sobre este signo em relação às pessoas dos outros onze signos.

Para obter melhores resultados e sucesso a nível pessoal este ano, você deve reagir lentamente às circunstâncias e simplesmente ir com o fluxo, e não cobrar agressivamente ou tomar uma atitude de dar um passo maior do que o tamanho de suas pernas.

Prudência e decisão são ferramentas importantes para este período na vida de cada um, com reflexo na sociedade e no equilíbrio ecológico do planeta.

Por que o ano novo oriental é diferente do nosso?

Foto de Falconi com dois calendários Para entender isto é necessário mergulhar um pouco na história das tradições orientais.

Aqui no ocidente, e para a maioria das nações, o Ano Novo é comemorado na virada do dia 31 de dezembro para o dia 1º de janeiro, segundo as observações do calendário gregoriano.

Mas na China, a orientação é diferente, pois o Ano Novo é comemorado segundo o calendário lunar.

De grande importância nesta cultura, esse período é um dos mais destacados para a sociedade chinesa, pois eles fazem uma pausa no trabalho para festejar com a família.

Historicamente pode ser conferido que os primeiros registros sobre a comemoração do Ano Novo Chinês têm aproximadamente 2.000 anos.

Passando de geração após geração, de pai para filho, essa tradição foi sendo moldada através de lendas, histórias e hábitos. O rito de passagem de ano tem início semanas antes da data específica para a virada do ano lunar.

Funciona mais ou menos assim: no 23º dia do último mês lunar, eles oferecem comida ao Deus da Cozinha, que segundo eles é o responsável pela prosperidade familiar.

É parte da tradição colar nas portas e janelas das casas papéis vermelhos com dizeres de bom agouro em dourado, os Tao Fu, para atrair bons fluídos e proteger quem mora ali.

As cores mais usadas nestas festividades são sempre o vermelho e o dourado, segundo os chineses elas são responsáveis por trazer boa sorte àqueles que as usam, principalmente em roupas novas.

Por ser uma festividade de unir pessoas, fortalecer laços, como acontece também em dezembro aqui no ocidente, os chineses costumam reunir-se em família e produzirem uma mesa farta na noite da véspera do Ano Novo Chinês.

As comemorações acontecem

Além da chegada do Ano Novo Chinês, esta é a data em que os chineses comemoram a chegada também da primavera, e é celebrada no final de janeiro ou começo de fevereiro.

Na virada de ano as famílias chinesas costumam:

  • preparar mesas cheias de comidas,
  • vestirem roupas novas,
  • pagarem suas dívidas,
  • limparem seus lares para afastar os maus espíritos.

Toma todos os cuidados para que consigam começar um ano sem preocupações e problemas, começando com alegria e prosperidade em suas vidas e das suas famílias.

A festa continua durante toda noite com queima de fogos, jogos e brincadeiras e só termina ao amanhecer do novo ano.

No dia seguinte, após a virada do ano, há a entrega de envelopes vermelhos contendo dinheiro para as crianças e os jovens, presenteados pelos seus avôs.

Isso tem como objetivo agradecer e fortalecer a união da família.

No primeiro dia do ano as pessoas dedicam-se a visitar parentes e amigos mais próximos. As comemorações seguem um calendário de atividades diárias que termina no 15º dia do mês, quando então acontece a Festa das Lanternas. O período todo de festejos é conhecido como Festival da Primavera.

As comemorações acontecem também aqui no ocidente

Foto de Falconi com dois calendários Em todos os países onde a comunidade chinesa é representada em expressivo número acontecem comemorações.

Nos Estados Unidos, a Chinatown de São Francisco, na costa leste, é famosa por suas festas nesta época do ano.

Aqui no Brasil, acontece anualmente a união da comunidade chinesa para as comemorações do Ano Novo, sendo normalmente o maior evento cultural chinês em São Paulo.

O local quase sempre escolhido é a Praça da Liberdade, cenário de grandes apresentações, como danças típicas, pinturas de quadros, demonstrações de Kung Fu, Tai Chi, shows pirotécnicos, barracas de artesanato chinês e uma diversificada culinária.

Podem ser vistos a dança dos leões e dragões cheios de cores, acompanhados de chimbais e tambores, em danças nas ruas do bairro em direção ao local da festa. As pessoas presentes no festival da chegada do Ano Novo Chinês, além de assistirem as atrações de palco, têm acesso a cultura oriental como Acupuntura, Shiatsu, aulas de Feng Shui e Mandarim, até aprendem a escrever palavras em caligrafia chinesa.

Quer saber mais sobre este assunto?

Se você não sabe qual é o seu signo no calendário do Horóscopo Chinês, recomendamos ler nosso artigo de fevereiro de 2005, ANO NOVO CHINÊS, onde explicamos melhor passo-a-passo como encontrar-se neste Oráculo Oriental.

Como dizem os chineses: "GONG XI FA CAI", Feliz e Próspero Ano Novo!

Com sinceros votos de muita paz a tudo e a todos, ficamos à disposição para responder e esclarecer pontos relacionados a este tema. Quer saber mais? Entre em contato conosco, pois as informações são muitas, mas o espaço do artigo é limitado. Aguardamos seu e-mail.

Saúde e paz a todos! Encerramos com saudações holísticas!


Armando Falconi Filho
é terapeuta holístico, escritor, consultor, conferencista e advogado
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da área de terapia holística) você quer ler nesta seção? O terapeuta Armando Falconi aguarda suas sugestões no e-mail viver_serholistico@acessa.com

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.