• Assinantes
  • Autenticação
  • Saúde
    Armando Falconi Armando Falconi 7/7/2009

    Leitura fotográfica

    “Usar o seu cérebro de maneira mais dinâmica para
    ler e aprender é possível e mais fácil do que parece”

    • Quantas vezes  você comprou  livros e ainda não leu?
    • Você já iniciou a leitura de um livro e após alguns capítulos ele foi para a pilha dos “livros a serem lidos algum dia”?
    • Provavelmente, isto já aconteceu com você também! Não se sinta culpado, seu caso não é o único. Este é um desafio comum nessa era de excesso de informação. Fica difícil manter em dia a leitura.  

    Como a maioria das pessoas que são apaixonadas pela leitura, enfrentei sempre um desafio: conseguir ler todo o material que chegava as minhas mãos, sobre os assuntos que eram de meu interesse.

    Quanto mais tempo eu arrumava para dedicar as minhas leituras, maior era a quantidade de livros, folhetos e outros materiais diversos. E olha que em minha juventude não existia ainda a internet, hoje tão exuberante.

    Busquei aprender taquigrafia, leitura dinâmica e outros recursos, mas que logo eram abandonados pelo não atendimento às minhas necessidades. Somente após muito tempo, já enfrentando os trinta anos, tive acesso à solução.

    Encontrei recursos extraordinários quando passei ao acesso do estudo e formação das ferramentas da Programação Neurolinguística (PNL), onde passei a estudar as áreas de aprendizagem acelerada e de ensino.

    Ao tomar conhecimento que o cérebro humano possui uma incrível capacidade de aprendizagem, veio a resposta afirmativa de que a mente humana pode processar informações escritas de uma maneira tão rápida quanto somos capazes de virar as páginas de um livro.

    Durante meu trabalho de graduação em “aprendizagem acelerada”, pesquisei diversos sistemas de leitura rápida. Utilizando PNL, aprendi e continuo estudando e ensinando eficientes sistemas de aprendizagem acelerada.

    Nesta pesquisa, conheci um sistema de leitura acelerada chamado Leitura Fotográfica. A técnica de Leitura Fotográfica é a de desenvolver recursos que nos permitam como que “mentalmente fotografar” materiais escritos e impressos.

    O objetivo é ler o que for preciso num tempo bem menor e no nível de compreensão necessário. Isso é possível ao ensinar as pessoas as habilidades necessárias para lidar com qualquer tipo de material e assim, conseguir as informações desejadas sem tensão, estresse ou ansiedade.

    Conheça os critérios básicos do aprendizado

    1. Mudar de comportamento: tomar consciência de que, se você continuar a fazer o que sempre fez, colherá sempre os mesmos resultados. Ao invés de apenas tentar ler mais rápido, precisamos aprender mais rápido.

    2. Mudar a maneira de ler: abandonar o método tradicional de ler palavra a palavra e buscar opções. Ao invés de ler todo o material, buscar outras maneiras diferentes de conseguir a informação necessária.

    3. Ser mais perseverante ao lidar com este desafio: um grande número de aprendizes desiste de perseverar numa nova técnica. Lembramos que é necessária uma nova consciência psicológica ao lidarmos com informação de materiais escritos.

    4. Aprender a usar mais e melhor a mente: e assim, com certeza ler e aprender mais, em menos tempo.

    Se alguém consegue, eu também posso conseguir

    “Tempo é uma oportunidade igual para todos.Todos os seres humanos têm exatamente a mesma quantidade de horas e minutos todos os dias. Os ricos não conseguem comprar mais horas. Cientistas não conseguem inventar novos minutos. E você não pode guardar tempo para utilizá-lo um outro dia. Mesmo assim, o tempo é extremamente justo e generoso. Não importa quanto tempo se perdeu no passado, ainda temos um amanhã inteiro. O sucesso depende de usarmos com sabedoria - planejando e estabelecendo prioridades. O fato é que o tempo vale mais que dinheiro e ao se matar o tempo, estamos matando nossas chances de sucesso.”

    Denis Waitley
    The Joy of Working

    Aprendemos e ensinamos que em Leitura Fotográfica encontramos duas etapas relativamente simples, mas, muito importantes:

    1º - Quando lemos um texto, ocorre a entrada da informação através do processador pré-consciente, que é a região de nosso cérebro onde esta informação é direcionada para a área mais profunda de memória da mente não consciente.

    2º - A próxima etapa é quando surge a necessidade, seja num assunto, discurso ou no momento de uma prova ou exame, poder recuperar essa informação, trazendo-a da área não consciente para a memória de trabalho da mente consciente.

    Explicando melhor, a informação entra pelos canais de percepção, que são os sentidos, a visão, a audição, a sensação cinestésica, o olfato e o paladar. Vai para o hipotálamo e cada parte vai ser armazenada numa determinada área correspondente do cérebro, como que em pastas de arquivo, na mente não consciente.

    Quando surge a necessidade de usar novamente estes dados, o cérebro envia “buscas” e reagrupa todo este material na área frontal, disponibilizando a informação para a mente consciente utilizar.

    Assim, fica possível aprender a acessar informações processadas de maneira pré-consciente. Para quem achar que isto é coisa moderna, das últimas décadas de pesquisa da Neurociência, fique sabendo que já Aristóteles foi o primeiro a escrever sobre esse tipo de acesso.

    Olimpíada de aprendizado

    Se um atleta com treino e dedicação consegue vencer seus limites e fazer pontuação melhor a cada fase de seu treinamento, fique sabendo que isto é possível também através de treinamento mental.

    É possível melhorar sua capacidade e quebrar suas barreiras da memória. A Leitura Fotográfica é uma destas ferramentas, e que tem demonstrado eficácia e está demonstrado que é possível acelerar e aprender cinco a 20 vezes mais rápido do que com o método convencional de ler.

    Hoje, nos Estados Unidos e outros países, esta técnica já é pesquisada e oferecida em diversas Instituições de Ensino Básico e Superior, surpreendendo sempre pelos resultados demonstrados.

    Aprendendo e praticando com seriedade, possibilita ao interessado ter acesso a técnicas de como acessar sua capacidade mental e ver como fica mais fácil conseguir resultados mais positivos em provas, concursos diversos, faculdades e vestibulares.

    Inteligências múltiplas

    Howard Gardner, psicólogo americano, é o autor da teoria das inteligências múltiplas. Howard definiu sete inteligências a partir do conceito de que o ser humano possui um conjunto de diferentes capacidades.

    Gardner atualmente estuda uma oitava inteligência, chamada NATURALISTA, que está associada à capacidade humana de reconhecer objetos na natureza.

    Afirma o pesquisador que o fundamental não são  quantas inteligências temos, mas o desenvolvimento de todas elas segundo nossas aptidões.

    Suas observações e estudos apontam que na proporção em que buscamos aprender e desenvolver recursos que melhorem nossa capacidade de aprender, utilizar e recordar o material estudado, vamos nos tornando cada vez mais capazes de vencer os nossos limites do ontem. Defende a tese de que estamos enfrentando um novo paradigma na arte de estudar e aprender.

    E você, como deseja ficar neste quesito?

    É normal a desconfiança de alguns, o comodismo de outros, a falta de interesse de muitos. Você pode escolher ficar no time da turma que observa e dá opiniões sem ter experimentado, ou pode com coragem e determinação sair da rotina, da mesmice e enfrentar o desafio de uma leitura mais eficiente.

    Se desejar saber mais, entre em contato e poderemos oferecer bibliografia específica, indicações e outros procedimentos para o seu crescimento e capacitação.

    Antes eu lia de dois a três livros por mês. Hoje, com dedicação e perseverança, aumentei e muito os horizontes de minhas possibilidades e leio de oito a dez livros por mês.

    Observação: continuo pesquisando e sei que posso conseguir ler mais, em menos tempo. Fica sempre a pergunta: o que nos aguarda para o futuro? Talvez, algum dia surjam outras técnicas que vão além da Leitura Fotográfica. Se acontecer, eu estarei lá, pode ter certeza.

    Com sinceros votos de muita paz a tudo e a todos, ficamos à disposição para responder e esclarecer pontos relacionados a este tema. Quer saber mais? Entre em contato conosco, pois as informações são muitas, mas o espaço do artigo é limitado. Aguardamos seu e-mail.
    Encerramos com saudações holísticas!


    Armando Falconi Filho
    é Terapeuta Holístico, Escritor, Consultor, Conferencista
    Saiba mais clicando aqui.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.