Armando Falconi Armando Falconi 1/9/2009

Vitaminas & minerais na saúde humana

Armando Falconi com vitaminas e mineraisA maioria das pessoas acredita que os suplementos vitamínicos não são necessários. Elas crêem que se a alimentação está equilibrada, a compra e o consumo de pílulas de vitaminas é desperdício de dinheiro.

Não importa sua idade ou seu status de saúde, de acordo com as novas pesquisas, doses diárias de vitaminas e minerais podem melhorar seu estado de saúde e reduzir suas chances de desenvolver muitas doenças e desarranjos que uma vez eram considerados inevitáveis. Várias pesquisas provam — pelo menos para alguns nutrientes - que somente a dieta não é suficiente para suprir os níveis ideais que seu corpo precisa para funcionar adequadamente.

Em nossos Cursos, Treinamentos e Palestras, mostramos a evidência que levou muitas pessoas a mudarem de ideia em relação às vitaminas e minerais - e que também pode mudar sua maneira de pensar. Apresentamos e explicamos informações gerais sobre as vitaminas e minerais, mas também as estratégias para criar um programa de alimentação natural personalizado e apropriado para suas necessidades.

Muitos profissionais de saúde, estudando este assunto têm mudado seu pensar sobre quem precisa de suplementos e quanto precisa. Estas pessoas não mais acreditam que podemos confiar unicamente na dieta para garantir nossas necessidades de vitaminas e minerais. Em alguns casos, você claramente não consegue a quantidade ótima de uma vitamina unicamente de recursos de dieta.

Entenda que não recomendamos, neste Artigo, que você tome suplementos de nutrientes como substitutos de uma alimentação saudável e natural. Não encorajamos você a abandonar ou desrespeitar comportamentos de promoção da saúde como reduzir a gordura em sua dieta, aumentar sua ingestão de fibras ou parar de fumar. Porém, suprimos você de um método adicional - o uso de suplementos como um complemento da dieta - para garantir o fornecimento de doses ótimas de nutrientes cruciais para sua saúde.

Saber e pesquisar mais sobre este assunto

É muito importante você saber que a doença não ocorre subitamente em idade avançada. Trata-se de um processo dinâmico que começa anos (muitas vezes décadas) antes do aparecimento dos sintomas. Muitas doenças como a osteoporose e a arteriosclerose podem ser prevenidas, muitas vezes por mudanças alimentares.

Novos estudos mostraram que determinadas vitaminas e minerais podem fazer muito mais do que prevenir desarranjos por deficiência - especialmente quando tomados em grandes quantidades.

Armando Falconi com vitaminas e mineraisA evidência indica que níveis mais altos de nutrientes selecionados podem realmente retardar ou prevenir a deterioração física associada ao envelhecimento - uma deterioração antes considerada como sendo inevitável. Na realidade, suprimentos apropriados de vitaminas e minerais podem ajudar muitas pessoas a prevenir algumas das mais comuns doenças crônicas e enfermidades associadas ao envelhecimento - de doenças do coração e câncer à catarata.

Hoje, muitas universidades têm demonstrado através de seus pesquisadores que podemos retardar significativamente o processo de envelhecimento pela maneira como nos alimentamos, aumentando nosso nível de atividade física, evitando o fumo, limitando o consumo do álcool e, sim, tomando suplementos de certas vitaminas e minerais.

É necessário ler e aprender cada dia mais 

Apesar da crescente evidência sobre a importância de vitaminas e minerais, no entanto, a maioria das pessoas sabe ainda muito pouco sobre estes nutrientes. Mesmo com todas as informações sobre a nutrição agora disponíveis em revistas e jornais, na televisão e no rádio, poucas pessoas estão familiarizadas com as Porções Alimentares Recomendadas (PAR) para vitaminas e minerais.

De acordo com uma pesquisa, por exemplo, enquanto muitas pessoas sabem que as laranjas representam uma boa fonte de vitamina C, estas mesmas pessoas não sabem quantas laranjas são necessárias para atender a PAR para a vitamina C. Nem conseguem estas descrever os tipos e quantidades de outros alimentos que lhe poderiam ajudar à chegar à PAR para esta vitamina, ou para qualquer outra vitamina ou mineral.

Na realidade, as dietas da maioria da população do nosso país não incluem mesmo as quantidades mínimas de vitaminas e minerais recomendada para evitar problemas de deficiência.

Embora o Brasil seja sobre vários aspectos a nação mais rica da terra, possuindo uma variedade de alimentos, amplamente disponíveis em nossos supermercados e feiras, levantamentos do governo mostram que a maioria das pessoas não consome as PARs.

Você é o que você come

Conforme explico em meu livro “ALIMENTOS DEPURATIVOS – seu corpo é o resultado do que você come”, os principais Centros de Pesquisas de Universidades Americanas tem alertado a população que muitas doenças poderiam ter sido prevenidas ou evitadas por meio de uma alimentação melhor.

Armando Falconi com vitaminas e mineraisAtenção! Cabe uma observação de cautela. Nosso objetivo é informar e despertar o interesse para que você possa ler e estudar mais sobre este assunto tão atual para sua saúde.

Por mais importante que doses suplementares de determinados nutrientes possam ser úteis para a saúde, quantidades excessivas de alguns como a vitamina A podem produzir sérios efeitos colaterais, e até danos físicos permanentes.

Desta forma, se sua meta for uma ótima saúde é importante ser prudente e cauteloso no uso de suplementos de vitaminas e minerais, buscando a orientação de um profissional competente nesta área, e sempre tentar maximizar os benefícios e minimizar os riscos.

Passamos aos nossos clientes e alunos orientações seguras para que possa com segurança melhorar sua própria estratégia nutricional, a partir de escolhas sérias, inteligentes e seguras sobre determinados nutrientes.

Iridologia como base de análise de cada paciente 

Nestes 30 anos de atendimento usamos os recursos da IRIDOLOGIA (veja nosso artigo sobre este tema) como um método natural de diagnose comprovadamente, eficaz, não invasivo, através do qual analisamos a íris direita e esquerda de cada pessoa e fazemos uma avaliação de seu estado geral, podendo assim fazer uma prescrição correta, individual, segura e eficaz.

Explicamos, pois, que o principal objetivo dos nutrientes é fornecer energia, sintetizar e reparar os tecidos corporais e, regular os processos metabólicos no corpo.

Pode-se dizer que mais de quatorze nutrientes são essenciais nos processos vitais. Eles podem ser obtidos pela dieta através do consumo de seis classes de nutrientes carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e água.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Food and Agriculture Organization (FAO) calcularam a quantidade de cada nutriente que um indivíduo deveria consumir na dieta.

A Recommended Dietary Allowances (RDA) representa os níveis de ingestão dos nutrientes considerados essenciais pela Associação Americana de Nutrição com base no embasamento científico disponível para conhecer a necessidade nutricional de cada cidadão sadio.

Perguntas comuns que recebemos sobre este assunto 

Armando Falconi com vitaminas e mineraisA - Quanto de vitaminas e minerais é preciso consumir para atingir uma saúde ótima? Respondemos: - Não existe uma tabela generalizada, é recomendada a avaliação individual, cada pessoa tem necessidades pessoais, um perfil único sobre as quantidades de cada uma das principais vitaminas e de minerais.

B - Circunstâncias especiais em nossa vida afetam a quantidade de nutrientes de que precisamos para manter uma saúde melhor? Respondemos: - Sim, pois certos fatores podem interferir na capacidade do corpo de absorver ou utilizar nutrientes. Algumas pessoas, por exemplo, têm problemas com a digestão de produtos lácteos, que são uma rica fonte de cálcio, vitamina D e outros nutrientes. Ou uma desordem intestinal pode interferir em sua capacidade de absorver vitaminas que se dissolvem nas gorduras (A, D, E e K) de forma que necessite uma maior quantidade destas vitaminas para compensar a quantidade que não é absorvida. Fumantes precisam de pelo menos o dobro de vitamina C que os não-fumantes. E assim por diante.

C – É possível consumir as quantidades ideais de vitaminas e minerais apenas com a dieta? Respondemos: - A Literatura Científica sugere que mesmo uma dieta perfeita não supre as quantidades ideais de todas as vitaminas e minerais que o organismo precisa.

Este assunto é muito maior que o espaço de um artigo

Armando Falconi com vitaminas e mineraisPor este motivo, este Artigo não é a primeira nem a última palavra sobre este tema tão interessante e importante para a nossa saúde. Vamos juntos estudar e aprender sempre, cada dia mais.

Sabemos que existem várias correntes de pensamentos sobre este tema, os que concordam os que são contra, etc. Respeitamos a todos, dando nossa contribuição baseadas na experiência que acumulamos nestas três décadas de pesquisa em saúde através das Terapias Holísticas, Naturais e Alternativas.

Esperamos que este Artigo inspire você a olhar mais cuidadosamente seus padrões alimentares e a promover quaisquer mudanças necessárias para otimizar sua ingestão de vitaminas e minerais. Se você fizer isto, estará dando um grande passo em direção a uma saúde e um bem estar ideal.

Com sinceros votos de muita paz a tudo e a todos, ficamos à disposição para responder e esclarecer pontos relacionados a este tema. Quer saber mais? Entre em contato conosco, pois as informações são muitas, mas o espaço do artigo é limitado. Aguardamos seu e-mail.

Encerramos com saudações holísticas!



Armando Falconi Filho
é Terapeuta Holístico, Escritor, Consultor, Conferencista
Saiba mais clicando aqui.