Armando Falconi Armando Falconi 3/11/2009

Saúde X Inimigo

Armando Falconi segurando uma moedaNovembro chegou com as chuvas que mudam o clima a cada instante nesta, Juiz de Fora, campeã de alterações climáticas.

A primavera pela metade, o verão chegando, e cada um buscando se cuidar para apresentar um corpo legal no fim de ano e nas férias que virão com a praia, piscina, e muita disposição.

Nesta época do ano, somos sempre convidados a ministrar Palestras e Cursos em Escolas e Empresas, onde levamos a importância de que cada membro da equipe, da família, invista em fechar bem o ano em curso e se preparar para entrar no Ano Novo com melhores propósitos, com metas e sonhos mais definidos.

Um dos pontos que abordamos como sendo de maior importância para qualquer pessoa, independente do sexo, da faixa etária ou da religião, é a SAÚDE.

E lembro a imagem de uma moeda, que sempre tem duas faces: frente e verso. E na SAÚDE, digo sempre, é a mesma situação, de um lado os amigos e do outro os inimigos.

Neste momento, quero falar sobre um dos lados desta moeda, apresentando e compartilhando com você, pontos que passamos para milhares de pacientes que atendemos em nosso consultório, nestes 30 anos, dedicados a ajudar as pessoas a terem melhor qualidade de vida.

Alguns dos principais inimigos da Saúde Humana

Sendo impossível no espaço de um artigo abordar todos, vamos citar alguns dos principais inimigos de sua saúde, de seu equilíbrio, de sua felicidade.

  • Radicais livres

Eles ajudam a envelhecer e a desenvolver muitas doenças degenerativas com o passar dos anos. Estudos recentes mostram que o efeito cumulativo desses radicais causa alterações irreversíveis nas células ou mutações. Manchas pigmentadas na pele, rugas precoces, distúrbios mais sérios como catarata, arteriosclerose, artrite, entre outras, tem sido atribuídos a esse vilão da saúde. Eles, inclusive, favorecem o aparecimento e o desenvolvimento de células cancerígenas, e também o enfraquecimento do sistema imunológico.

Alimentação inadequada, como o consumo excessivo de alimentos ricos em gordura, refinados, e o excesso de bebidas alcoólicas aumentam a produção dos radicais livres. Recomendamos: adotar uma boa alimentação, que deve ser rica em cereais integrais, frutas e hortaliças, para evitar essa substância danosa ao organismo.

  • Batata Frita

São fritas em óleo vegetal, que é reutilizado inúmeras vezes, o que aumenta a concentração de gorduras trans, o tipo mais perigoso para a saúde. A batata, em termos nutricionais, é como uma tigela cheia de açúcar. "O prato é um pesadelo nutricional" desejo de consumo de todas as idades, só causa prejuízo. Recomendamos: troque a batata pelo inhame, e se for utilizá-lo frito, que o óleo não seja reaproveitado, guarde em garrafas vazias e doe para fazer sabão.

  • Algodão-doce, balas, doces e confeitos (açúcar)

Armando Falconi mostrando um saco de açúcar e fazendo um sinal negativoAlém de ser puro açúcar, tem corantes artificiais e muita química embutida. São alimentos artificiais, verdadeiros engodos, matam a fome sim, mas matam muito mais quem os utiliza, e devagarzinho. Quem acredita que a alternativa seja o adoçante, está redondamente enganado, pois estes são ainda mais venenosos. Recomendamos: troque a sobremesa e os doces por uma boa fruta ou uma salada de frutas. Acostume-se a usar chá, café e sucos ao natural, isto mesmo, sem açúcar em adoçantes. Sua saúde vai melhorar e todo o organismo irá agradecer.

  • Excesso de atividades físicas

Estudos científicos recentes têm confirmado que praticar 30 minutos de exercícios diários melhora a atividade dos glóbulos brancos - os encarregados de combater vírus e bactérias. No entanto, isso não significa que, quanto mais ginástica fizer, melhor será para a sua saúde. Até os atletas olímpicos precisam de tempo para descansar. Caso contrário, o corpo passa a encarar a malhação como um fator de estresse e, automaticamente, a quantidade de glóbulos brancos diminui. A queda da função imunológica pode durar até três dias e ainda, acaba com seu estoque de vitaminas. Sem falar que aumentam as chances de você ter lesões musculares e até depressão. Recomendamos: seguir a palavra de ordem que é bom senso, buscar acompanhamento de um personal!

  • Sal refinado

O uso contínuo e exagerado do sal pode contribuir para a formação e agravação de diversas disfunções orgânicas. É muito importante, portanto, que a ingestão de sal seja restringida o máximo possível, para facilitar a eliminação dos líquidos. Recomendamos: trocar o sal refinado pelo sal marinho, retirar o saleiro da mesa, usar mais temperos e ervas aromáticas e reduzir, mas reduzir mesmo o uso do sal na alimentação.

  • Rancor

Estudos científicos já revelaram que ao reviver uma situação em que se sentiu magoada a pessoa tem aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos. Comprovadamente as sensações da raiva voltam a serem vivenciadas quase que imediatamente, cada vez que o incidente é relembrado, e seu corpo responde produzindo cortisol que dispara o estresse mental e físico. Recomendamos: exercitar a autoestima, o perdão incondicional e o melindre. Seja seu melhor amigo e aja como tal.

  • Pão branco

Pão branco: é um alimento com valor nutricional nulo - tem apenas carboidratos, o que quer dizer que ajuda apenas a aumentar a conta de calorias. Recomendamos: dar preferência sempre ao pão integral. Observação: quando falamos em pão integral é aquele pesado, adquirido em lojas de produtos naturais e fabricados artesanalmente. Pães de supermercados, escrito “integral” nas embalagens, leves e macios são engana freguês.

  • Perfume

É altamente desagradável quando pessoas com “desconfiômetro” desligado chegam perto da gente após terem usado de uma só vez uma quantidade de perfume que daria para um mês. Causa dor de cabeça, ataque de náusea e espirros. A presença de odores fortes é capaz de desencadear até enxaqueca. E até mesmo o usuário pode ser afetado, maiores explicações passamos em nosso Curso de Aromaterapia. Recomendamos: prudência com a quantidade e a fragância escolha as mais suaves e mesmo assim quantidades mínimas.

  • Refrigerantes

Armando Falconi com um pote de açúcarEstão cheios de açúcar, conservantes, estabilizantes e outros produtos químicos. Os refrigerantes dietéticos também devem ser evitados (salvo por diabéticos), porque neles a quantidade é bem maior de produtos químicos e adoçantes artificiais, que não considero saudáveis. Recomendamos: sua amiga, a água. A água é fundamental na manutenção de sua saúde e equilíbrio. Quanto mais água você tomar, tanto mais ativos serão os seus rins na limpeza de seu corpo, eliminando os resíduos pela urina. Sua dose diária de água deve ser de seis a oito copos, tomados preferencialmente fora do horário das refeições.

  • Bacon, salsicha, salame, salaminho...

Possuem muitas gorduras saturadas, carnes vermelhas e brancas de origens diversas, presença ativa de nitratos e nitritos que são conservantes comprovadamente nocivos a saúde humana. Em sua fabricação é utilizado o resto das mesas de corte, a pior parte de cada animal. O que faz o gosto ser agradável é a quantidade de temperos, gorduras e outros “venenos” para a saúde. Recomendamos: comer carne com moderação evite frituras, retire toda a gordura visível e mastigue muito bem estes alimentos.

  • Pessimismo

É normal e acontece de todo mundo fugir dos pessimistas. Cultivar e viver em sintonia com o pessimismo só pode arruinar sua vida social como também acabar com a sua saúde. Um estudo americano mediu a dor de pacientes com artrite. E descobriu que os pessimistas sofriam mais. Um dos motivos: com níveis baixos de endorfina, a sensação dolorida aumenta. Recomendamos: buscar a cura com ajuda, seja de profissionais de saúde, seja com o trabalho voluntário, mais os benefícios da oração e do equilíbrio espiritual. Vale fixar metas pequenas para, depois de cumpri-las, poder reafirmar mentalmente que consegue mandar muitíssimo bem. Lembre-se também de doses de pensamento construtivo e afirmações positivas.

Escolha a melhor parte
  1. Frutas da estação!

  2. Verduras, legumes, hortaliças – salada colorida!

  3.  Sucos verdes e coloridos, de frutas, verduras, hortaliças e legumes, preferencialmente feitos na hora, e ingeridos em seguida, sem açúcar nem adoçante.

  4. Arroz integral, trigo integral, lentilhas, ervilhas, grão de bico.

  5. Sementes oleaginosas: castanha do Pará, noz pecã, gergelim preto e branco, sementes de girassol, nozes.

  6. Armando Falconi com castanhas na mãoSuar: atividade física regular, compatível com sua idade e anatomia.

  7. Trabalho voluntário, floresça onde você está plantado.

  8. Terapia do perdão! Sorria, faça as pazes com você mesmo e com o próximo mais próximo!

  9. Agradeça mais! Reclame menos.

Seja o vigilante de sua saúde, escolha melhor o que come e tenha cada dia mais saúde e qualidade de vida, em todas as estações do ano.

Autoestima começa em você, de dentro para fora, aqui e agora.

Com sinceros votos de muita paz a tudo e a todos, ficamos à disposição para responder e esclarecer pontos relacionados a este tema. Quer saber mais? Entre em contato conosco, pois as informações são muitas, mas o espaço do artigo é limitado. Aguardamos seu e-mail.

Encerramos com saudações holísticas!



Armando Falconi Filho
é Terapeuta Holístico, Escritor, Consultor, Conferencista

Saiba mais clicando aqui.