Armando Falconi Armando Falconi 4/1/2010

Em 2010 + Qualidade em sua vida

Foto FalconiO ano de 2009 foi para todos os habitantes do planeta Terra uma oportunidade de refletir, mais do que nunca, nos assuntos: ecologia, qualidade de vida, poluição e seu controle, mudanças climáticas, dentre outros.

Fechamos o mês de dezembro, acompanhando o empenho de centenas de representantes políticos, como cientistas que se reuniram em Copenhague, na Dinamarca, para fazer um balanço das mudanças que estão acontecendo em todos os continentes, pela emissão de gases e outros tipos de poluição, e recordar a necessidade da comunidade internacional alcançar um bom acordo para combatê-la, avaliando os efeitos negativos em nossa qualidade de vida.

Mas se cada cidadão não participar de maneira efetiva, pouco será conseguido de concreto, que gere resultados efetivos.

Uns pensando em viver melhor, outros tentando sobreviver, nesta velocidade desenfreada da era da informática e da eletrônica.

Muitos ainda pensam apenas em ter, esquecidos de ser, e com isto esquecem que vivemos uma vida de onde somos dependentes de todos os demais seres da natureza para nosso equilíbrio e também para a saúde do planeta.

Já comentamos há alguns anos em outro artigo neste site, as palavras contidas na Carta do Chefe Seattle, quando ele afirma com sabedoria que:


...“apenas quando o homem derrubar a última árvore, poluir o último rio e matar o último peixe, irá perceber que não poderá comer o dinheiro que ganhou”...


Palavras fortes, apresentadas por um homem forte, que incomodam aos homens fracos, imediatistas e presunçosos.

Trabalhando qualidade de vida

Vários são os pontos dos quais podemos partir para abordar o tema qualidade de vida.

Desejamos neste mês de janeiro, primeiro de um Ano Novo, convidar você caro leitor a viajar conosco por alguns aspectos que levaremos da teoria para o mundo da prática na vida de cada um de nós.

Sabemos que a natureza não dá salto, por isto toda e qualquer mudança deve ser realizada de maneira progressiva, com persistência, para podermos alcançar resultados duradouros.

Vamos então a alguns destes pontos:


PRESTE MAIS ATENÇÃO EM VOCÊ


Tome consciência de que você é o centro geográfico relativo do Universo.

Só existe beleza em uma paisagem através dos seus olhos, se você for cego nada será percebido. Igualmente, o som da gargalhada de uma criança só é percebido através dos seus ouvidos; o cheiro especial e o sabor delicioso da comida de sua mãe somente são percebidos pelo seu nariz e boca.

Por isto, dizemos que você é o centro geográfico relativo do Universo, sem você e suas capacidades ou sentidos, o mundo é diferente.

Preste mais atenção em pensamentos. Ao longo de cada dia você tem milhares de pensamentos ora negativos ou positivos. Você não é apenas os seus pensamentos, mas pode ter certeza que eles têm uma enorme força sobre a sua vida. Acumular mais pensamentos negativos te faz uma pessoa desta frequência, e é isto que você vai atrair por sintonia ou magnetismo.

É possível mudar a sua vida mudando os pensamentos acima por outros de teor positivos e superiores. Você pode desenvolver mais controle sobre sua mente, toda vez que surgir um pensamento inconveniente, pense ou pronuncie com firmeza: cancelado! E imediatamente troque por um pensamento de qualidade oposta, positivo, amoroso.

Repita esta experiência quantas vezes sejam necessárias ao longo de cada dia e estará criando e sustentado uma autoatenção salutar e ecológica.


PRATIQUE EXERCÍCIOS FÍSICOS REGULARMENTE


Foto FalconiNo interior existe um dito popular assim: - “Angu de um dia não engorda cachorro magro”! Por isto não misture mágica que é truque, com exercícios físicos que é algo concreto.

Comece com um exercício que lhe seja agradável, seja ginástica em uma Academia, seja caminhar, o ciclismo ou até mesmo a natação. Atividade física ativa melhora o fluxo sanguíneo, a oxigenação cerebral e fortalece sua energia vital, gerando além de um melhor condicionamento físico, uma ótima sensação de bem estar.

Você pode ainda optar pelas atividades salutares como o Yoga, o Chi-Kun, o Tai-Chi-Chuan, a Capoeira e outros, que por serem exercícios bioenergéticos são de comprovados efeitos terapêuticos para o equilíbrio do corpo como da mente.

Com certeza o seu desafio será começar e depois de iniciado, uma destas jornadas o próximo desafio será a perseverança. Após três semanas de uma destas atividades, seu subconsciente, seu cérebro passa a registrar esta atividade como um hábito e tudo fica mais fácil.


HIGIENIZE O AMBIENTE DE SEU LAR


Comece no plano físico, faça uma faxina geral, tudo que não tiver utilidades aplique L.S.D. – limpa, separa ou doe. Inicie pelo guarda-roupa e depois vá para os armários, tire tudo e só guarde o que tiver utilidade mesmo.

Estenda este procedimento a todos os cômodos de sua casa, cozinha, dispensa, garagem, escritório, etc.

Todo e qualquer objeto que não tem utilidade perdem a função vital, bloqueando o fluxo de energia do meio ambiente. A falta desta energia ou a energia parada adoece a casa, você e sua família. Repita esta experiência 3 a 4 vezes ao longo de 2010.


REABASTEÇA-SE EM CONTATO COM A NATUREZA

Isto precisa ser feito com muita frequência, é uma meta em caráter de urgência para você e seus familiares. Periodicamente, a cada quinze ou no máximo a cada trinta dias faça uma visita a mãe natureza. Beneficie-se do poder que ali existe de purificar e acalmar as suas energias físicas, psíquicas e espirituais. Busque o banho em cachoeiras, no mar. Pise na grama, pois o verde ativa o processo interior de autocuroterapia, tanto física como emocional. Pense viva e seja mais ecológico.


ALIMENTE-SE COM EDUCAÇÃO E PRUDÊNCIA

Foto FalconiFaça do instante de cada refeição um momento de sintonia com todos os seres que deram a sua vida ou da sua vida em favor do alimento que você ingere. Desligue o celular, a TV, evite falar sobre problemas.

Respire profundamente e busque sintonia com o alimento a sua frente, olhe para o seu prato e lembre-se: o que está ingerindo irá para o interior das suas células e será parte de você, tanto física como mentalmente.

Com bom senso evite o quanto for possível os alimentos artificiais. Reduza alimentos de origem animal, evite embutidos. Troque o sal refinado pelo sal marinho, use arroz integral, evite alcoólicos e refrigerantes, opte por água e sucos naturais de frutas, verduras e legumes.


PRATIQUE A TERAPIA DO PERDÃO


A maioria das dificuldades que enfrentamos diariamente vem em decorrência da falta do perdão. Seja o perdão a outras pessoas ou o perdão a nós mesmos. Isso nos afeta mais do que podemos imaginar. Ainda há duas fortes crenças que são fontes de grande sofrimento e escravidão emocional sobre toda a Terra: a Culpa e o Medo.

Perdoar é uma atitude de elevação pessoal, Jesus já recomendava perdoar setenta vezes sete, cada ofensa recebida.

Apenas em pensamento, ou em alto e bom tom pratique várias vezes ao dia: - “Assim como eu tenho causado sofrimento aos outros, tenho me ferido e me prejudicado de várias maneiras. Tenho traído e abandonado a mim mesmo em pensamento, palavra ou ação, consciente ou inconsciente, agora concedo um total e sincero perdão. Eu me perdoo, eu me perdoo, assim como a toda e qualquer pessoa do meu presente ou do passado!


COLOQUE MAIS ATITUDE EM SUA VIDA

Foto FalconiPegue uma folha de papel e anote suas metas e sonhos para 2010. Eles precisam ser pessoais, exequíveis, ecológicos, específicos e terem motivação.

Busque atividades - materiais e espirituais. Pense, aja e fale mais em saúde, agradeça mais e reclame menos. Em seus relacionamentos domésticos, profissionais ou sociais use com mais frequência as palavras mágicas: por favor, obrigado e desculpe-me!

Seja o vosso falar sim, sim para a paz, a alegria e a fraternidade.

Seja o vosso falar não, não para tudo que deve ser colocado no lixo.


VOCÊ MERECE! E O UNIVERSO AGRADECE!


É possível fazer mais e agora, para transformarmos nossa vida pessoal em algo melhor, e como tal desencadear estas energias para todos que compartilham a honra de viver neste planeta extraordinário que é a Terra.

Com sinceros votos de um Feliz Ano Novo, muita paz a tudo e a todos, ficamos à disposição para responder e esclarecer pontos relacionados a este tema. Quer saber mais? Entre em contato conosco, pois as informações são muitas, mas o espaço do artigo é limitado. Aguardamos seu e-mail.

Encerramos com saudações holísticas!

 


Armando Falconi Filho
é Terapeuta Holístico, Escritor, Consultor, Conferencista
Saiba mais clicando aqui.