Armando Falconi Armando Falconi 1/2/2010

Ano do Tigre de Metal

Armando FalconiCom tudo que tem acontecido, observamos que o ano de 2009, foi para todos os habitantes do planeta Terra uma oportunidade de refletir, mais do que nunca, nos assuntos: ecologia, qualidade de vida, poluição e seu controle, mudanças climáticas, dentre outros.

O próximo ano novo chinês terá início em 14 de fevereiro de 2010 e seu término será em 2 de fevereiro de 2011. Será um ano sob a influência do signo animal Tigre do elemento Metal.

Diferente da astrologia ocidental que é baseada no calendário solar, onde a cada período mensal há uma mudança de signos, na astrologia Chinesa é baseada no calendário lunar e tem doze signos animais.

Na astrologia ocidental, além do signo solar temos outros signos no ascendente, na lua, etc. Já na astrologia chinesa cada pessoa tem um signo animal principal e outros signos animais de acordo com o mês, dia e hora do nascimento.

Assim, explicamos que não existe uma rigidez imutável, não somos um signo animal só, somos uma mistura de animais com suas características positivas e negativas.

Lei dos cinco elementos

A filosofia chinesa se baseia na “Lei dos Cinco Elementos”, madeira, fogo, terra, metal e água. Cada um destes elementos possui características específicas para a vida do povo chinês, com detalhes para cada etapa da vida, para cada atividade profissional e religiosa, dentre outras.

Podemos destacar por exemplo:

Saúde - forma um conjunto de leis e procedimentos para a Medicina Tradicional Chinesa, MTC, desde a acupuntura, a moxabustão, as massagens, a fitoterapia e outras práticas de saúde.

 

Feng-Shui - é um termo de origem chinesa, cuja tradução literal é vento e água. Sua pronúncia correta em mandarim é "fon xuei". Segundo esta corrente de pensamento, estabelecendo uma relação yin/yang, os ideogramas Feng e Shui (respectivamente Vento - yang - e Água - yin) representariam o conhecimento das forças necessárias para conservar as influências positivas que supostamente estariam presentes em um espaço e redirecionar as negativas de modo a beneficiar seus usuários.

 

Armando FalconiTao - uma escola de pensamento filosófico chinês que se baseia nos textos do Tao Te Ching, atribuídos a Lao Tse e nos escritos de Chuang Tse. As manifestações da tradição religiosa chinesa, de caráter popular, que integram elementos da religião Taoísta, do Confucionismo e do Budismo.

 

Tai Chi Chuan – é uma arte marcial interna chinesa, categoria nomeada em chinês de neijia. Este estilo de arte marcial é reconhecido também como uma forma de meditação em movimento. Os princípios filosóficos do Tai Chi Chuan remetem ao Taoísmo e à Alquimia Chinesa. A relação de Yin e Yang, os Cinco Elementos, o Ba Gua (Oito Trigramas), o Livro das Mutações (I Ching) e o Tao Te Ching de Lao Zi são algumas das principais referências para a compreensão de seus fundamentos.

 

Astrologia - O ciclo completo da Astrologia Chinesa leva sessenta anos, formado por 5 ciclos de 12 anos. Cada ano é regido por um signo animal, que exerce influência nas pessoas nascidas naquele ano. O ano lunar é dividido em doze meses de 29 dias e meio e o mês lunar inicia no dia da lua nova. Por isso o ano novo chinês começa sempre em um dia diferente a cada ano.

O ano do Tigre de Metal

Observamos numa leitura prévia, que o Ano do Tigre de Metal tende a ser um ano dinâmico e expansivo, porém com resultados um tanto imprevisíveis.

De um lado teremos a energia do metal que na visão oriental pode representar o ouro ou a espada.

  • Como ouro simboliza a prosperidade e interação entre as pessoas.
  • Como espada pode se tornar terrível e destrutivo.

Já analisando de outro ângulo, teremos as características do signo animal, pois o Tigre é um felino com uma liberdade muito grande em seu habitat.

Representa o topo da cadeia alimentar, é independente, autoconfiante, imprevisível, radical, apaixonado, excêntrico, que adora os desafios e persegue os seus ideais e interesses com muita determinação, atropelando o que estiver na frente.

HU - TIGRE

desenho de um tigreAssim, o nativo do ano do Tigre simboliza o poder, a paixão e audácia.

Seus nativos de um lado inspiram admiração, ao mesmo tempo temor.

São possuidores de personalidade vivaz e impulsiva, as pessoas nascidas no ano do Tigre adoram ser o centro das atenções. Às vezes, elas tomam decisões precipitadas, mas isto se deve basicamente à sua natureza desconfiada e impaciente.

É fácil encontrar nativos do ano do Tigre possuidores de espírito humanitário. São pessoas que se envolvem intensamente e dão tudo de si quando estão empenhados em um projeto.

É mesmo um otimista em busca de novos desafios. São pessoas com senso de lealdade ao próximo, inteligentes, intelectuais, ativas e criadoras de situações de mudanças no ambiente que habitam.

Quando incomodados os nativos do ano do Tigre podem se tornar pessoas excêntricas, temperamentais, radicais, até mesmo rebeldes.

No extremo de energia de desequilíbrio íntimo, entregam-se aos vícios, a vida mundana, à inércia física e mental fazendo tudo confusamente.

Dados e Regência

tabela


Prudência, pois sob essas energias, no ano do Tigre de Metal, as pessoas estarão mais imediatistas e arrojadas, em busca da própria realização.

Normalmente o Tigre necessita de carinho e devoção. Não racionaliza sobre quem tem direito e quem não tem, se está certo ou errado. A lógica não lhe apela assim muito.

Seja farto ao lhe dirigir atitudes e palavras de conforto. Tenha certeza de que ele faria duas vezes mais que você e por você se a situação fosse invertida.

Tenderão a agir ao seu próprio modo, correndo riscos e desafiando as regras. A rebeldia estará no ar. Atenção aos nossos jovens e adolescentes.

Relacionamentos e convivência
  • Assim como o Dragão e o Galo, a grande maioria dos nativos de Tigre tem um super ego. O dinheiro, o poder e a fama não significarão nada se o seu ego for ferido. Irá a todo lado para a vingança, uniforme em deitar abaixo a casa com ele. Lembre-se de que ele odeia ser ignorado.

  • Observamos que o Tigre poderia ter uma vida boa com o Porco. O Porco é de característica honesta e de boa índole, complementará os modos ariscos do Tigre e dar-lhe-á estabilidade e segurança.

  • O Tigre pode se relacionar também muito bem com o Cão realístico e prático. O Cão leal lutará pelo Tigre e é capaz não somente de conter o Tigre, mas de ajudá-lo em seus raciocínios também.

  • A versatilidade do cavalo dará também um bom sócio para o tigre. Possuem condições de compartilhar do mesmo objetivo para a vida, o amor e as aventuras. Mas o cavalo rápido e atento é capaz de detectar o perigo muito antes do tigre. Assim, o tigre se beneficiará dos reflexos finos do cavalo e do seu bom sentido.

  • Já para os nascidos sobre a regência dos anos do Rato, da Cabra, do Galo ou de um outro Tigre, não terão nenhuma dificuldade em lidar com o tigre. Uma coisa que o tigre nunca deve fazer é desafiar a autoridade de um nativo do ano do boi. Este é um companheiro sério que não deixará passar em branco nenhum absurdo do tigre. É bom lembrar que numa confrontação, provavelmente o boi pode levar o tigre à morte.

  • Cabe destaque os cuidados no caso de uma união entre uma serpente e um tigre, provavelmente será doentia. A única coisa que estes dois têm em comum será a sua natureza desconfiada. Mas a serpente é quieta, fresca e mortal com os seus opositores. Dificilmente encontrarão a harmonia desejada.

  • desenho da cabeça do TigreE deixamos por último, o macaco que quase sempre é o ilusionista do Tigre. O Macaco rápido na sua sagacidade, não se cansa de interferir e provocar o Tigre, o qual acaba por perder o temperamento e fazer figura de parvo. Nesta relação o Macaco chega algumas vezes a confrontar demasiado o Tigre e fazê-lo sofrer bastante.
Refletindo...

Seja qual for o seu signos dentro da astrologia chinesa, lembramos as palavras de Sidarta Gautama, Buda o Desperto quando afirmava que tudo na vida é impermanência.

Você é quem constrói sua vida, seu presente, seu futuro, é o senhor do seu destino. Pense viva e aja de maneira ecológica. Seja hoje melhor do que ontem para que seu amanhã seja melhor do que o hoje.

Com sinceros votos de um Feliz Ano do Tigre de Metal, muita paz a tudo e a todos, ficamos à disposição para responder e esclarecer pontos relacionados a este tema. Quer saber mais? Entre em contato conosco, pois as informações são muitas, mas o espaço do artigo é limitado. Aguardamos seu e-mail.

Encerramos com saudações holísticas!

 


Armando Falconi Filho
é Terapeuta Holístico, Escritor, Consultor, Conferencista
Saiba mais clicando aqui.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.