Armando Falconi Armando Falconi 1/3/2010

Alimentos que nos protegem

Primeira parte!

Falconi segurando pãoSaúde é o maior patrimônio do ser humano, que gera qualidade de vida e permite que a paz de espírito seja uma realidade para todos nós.

Há um ditado popular que afirma: “O peixe morre pela boca”, e eu completo: “O homem também!”

Quando lemos o livro “Paulo e Estevão”, sobre a vida de Paulo de Tarso, conhecido como o Apóstolo dos Gentios, somos remetidos a primeira carta aos Coríntios, capítulo dez e versículo vinte e três, onde ele apresenta essa frase que ficou famosa: - “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.”

Pois bem, vivo e ensino que esta afirmação está atualizada para os dias de hoje e pode ser aplicada na ótica da religiosidade, da filosofia, da moral como em outras filosofias de vida na sociedade moderna. Desejo nesta oportunidade aplicá-la com um foco para a alimentação e saúde humana.

Afirmo que as atitudes e escolhas que você faz hoje quando se alimenta, estão construindo e mantendo a "casa" que você mora hoje e vai morar pelo resto de seus dias, enquanto estiver nesse corpo, na vida biológica. Por isto, é importante bom senso, prudência e sabedoria antes de escolher os alimentos que vai ingerir.

Escolha a melhor parte

Esta frase para quem conhece o Novo Testamento é fácil de ser reconhecida, no diálogo de Jesus com as irmãs Marta e Maria na casa de Lázaro na Betânia. Por falta de espaço neste artigo, vou solicitá-lo que leia o texto completo em Lucas 10:38.42.

É necessário que cada um tome consciência de que não é o alimento que corre atrás da boca, mas exatamente o contrário, reconhecer que a saúde do corpo físico é o ponto inicial de qualquer processo evolutivo é uma atitude de muita sabedoria e autoestima.

Faz-se urgente, estudar mais o assunto, interessar em ler, aprender, comparar, abrir a mente e escolher cada dia com mais consciência e sabedoria o que comer, quando e por que comer ou não este e/ou aquele tipo de alimento. Aprender a tratar com mais respeito cada uma das mais de trilhões de células do corpo, que funciona como uma sociedade harmônica, cheia de compaixão, possibilitando à abertura de todos os canais de evolução física (saúde), psicológica, emocional e mental, que é o único caminho para se alcançar a evolução espiritual.

Minha experiência pessoal

Armando Falconi comendoNasci no interior da Zona da Mata, descendente de família de italianos, nossa alimentação na infância e adolescência foi o trivial da culinária mineira acrescida dos costumes e herança da cozinha da província de Salerno, no sul da Itália.

Em minha formação profissional e nestes 55 anos de vida, passei pela alimentação macrobiótica, vegetariana, crudivorista, chinesa, indiana e outras mais, tendo aprendido coisas muito interessantes com os mestres de cada uma delas.

Estou completando 31 anos de serviços prestados à comunidade de Juiz de Fora e região, atuando em palestras, cursos, seminários, treinamentos para pessoas físicas e jurídicas de Juiz de Fora, região e pelo Brasil em diversos estados. E nesse período de mais de 11.000 dias, desde que para esta cidade me transferi em 1979, atendi individualmente a mais de vinte mil pacientes particulares.

Escrevi dois livros e diversas apostilas sobre alimentação e saúde. Em cada um dos atendimentos, com pacientes e com alunos, existe um tema que está sempre presente que é a qualidade de vida através de alimentos que nos protegem.

Apresentamos a seguir uma coletânea de alimentos que classificamos como importantes para a proteção de nossa saúde.

Alimentos que nos protegem
  • ÁGUA

Essencial para levar nutrientes até as células; indispensável para remover as toxinas de nosso corpo e para o controle térmico. Nossa estrutura biológica é composta em média de 70% de água, por isto é necessário ingerirmos diariamente cerca de 30-35 ml de água/kg de peso corporal. Os líquidos das bebidas que ingerimos e dos alimentos que comemos são nossa principal fonte de água, que possui importante papel para regular a temperatura do corpo, manter a pele hidratada e transportar oxigênio e outros nutrientes essenciais para suas células.

Constantemente seu corpo perde água, através de sua respiração ao expirar, através de sua pele ao transpirar e pela urina. Essa água deve ser reposta para manter uma boa saúde.

  • FRUTAS AMARELAS

Mamão, manga, pêssego, damasco, carambola e nectarina são ricas fontes de betacaroteno (pré vitamina A), pigmento antioxidante que retarda o envelhecimento celular.

Frutas do mundo inteiro oferecem uma vigorosa combinação de antioxidantes e vitaminas, o que em geral reflete-se em suas cores vibrantes. Frutas amarelas e alaranjadas são boas fontes de alcalóides e vitaminas diversas. As frutas frescas contêm mais nutrientes que as enlatadas, além de possuírem uma textura mais firme e cores mais brilhantes.

  • FRUTAS RICAS EM VITAMINA C

Armando Falconi segurando polpas de frutasAcerola, caju, laranja, tangerina, limão, carambola, maracujá, são antioxidantes que estimulam a imunidade.

Estatisticamente já está provado que o Brasil produz mais frutas do que o brasileiro consegue consumir. Mas isso está mudando. Principalmente nas grandes cidades, as frutas estão deixando de ser apenas sobremesa. Aos poucos, estamos considerando-as como um alimento que faz muito bem à saúde. E como faz!

As frutas reforçam a defesa do nosso organismo, ajudam a evitar doenças graves. Todos os frutos avermelhados, cor de laranja e amarelos possuem carotenóides, principalmente betacaroteno e licopeno. Eles podem dar mais força à nossa defesa imunológica, evitando que a pessoa chegue a ter ou desenvolver um câncer e/ou outra doença degenerativa.

A grande novidade atualmente e que facilita o consumo é utilizar as polpas congeladas, que você pode conseguir nos supermercados. A concentração de vitaminas encontrada é a mesma do que a da fruta natural. Melhor do que suco em garrafa ou de caixa.

A acerola tem 40 vezes mais vitamina C do que a laranja, depois vem o caju, a manga, a goiaba. A laranja está em quinto lugar, conforme os números abaixo:

Concentração de vitamina C: acerola - 1.500 mg, caju - 200 mg, manga - 84 mg, goiaba - 67 mg, laranja - 40 mg.

  • UVAS

Principalmente as roxas, são ricas fontes de vitamina C e resveratrol, que ajudam na prevenção das doenças cardiovasculares.

Costumo explicar que profissional de saúde que recomenda um cálice de vinho tinto para melhorar a saúde está na contramão. Ou vende vinho, ou é alcoólatra e não quer beber sozinho, e ignora as pesquisas mais atualizadas. Já está provado cientificamente que melhor e mais nutritivo do que o vinho, é o suco de uva preta ou rosada, que traz os mesmos e até melhores benefícios à saúde, por conter os poderosos antioxidantes, chamados flavonóides, aos quais se atribuem os bons efeitos do vinho sobre o coração. Os flavonóides no suco de uva, como os do vinho, se mostraram capazes de evitar a oxidação do chamado mal colesterol, LDL ou lipoproteínas de baixa densidade, que levam à formação de placas nas paredes das artérias.

Dar preferência a um bom copo de suco de uva é mais saudável, evita a dependência química do álcool, e só apresenta resultados positivos. A tradição atribuiu ao suco de uva as mais elogiosas expressões, como sangue vegetal, leite vegetal e seiva viva. O suco de uva contém mais calorias que o leite, uma certa analogia que pode ser levada mais longe; a composição do suco de uva apresenta surpreendentes semelhanças com a do leite materno. É, pois, um alimento privilegiado para os períodos de "reconstrução" da fadiga, da anemia e da convalescença.

Comer uvas brancas ou verdes, e beber seu suco, também não tem o mesmo efeito, porque não contêm os flavonóides que as uvas pretas e rosadas têm.

Ensinar eu ensino! Faça sua parte!

Armando Falconi segurando berinjelasUma alimentação correta, balanceada ajuda a retardar o processo de envelhecimento e de degenerações que ocorrem com o tempo, na visão, audição, memória, articulações, coração, artérias, pele, etc.

Alimentação saudável é como um cinto de segurança, que nos protege e assegura a vida. Cuidar bem do corpo significa oferecer, em termos de alimentação, mais água, frutas, hortaliças, alimentos integrais e peixes.

Aguarde que no mês que vem teremos outro Artigo com a segunda parte desse tema, com outros alimentos que protegem o nosso organismo.

Com sinceros votos de muita paz a tudo e a todos, ficamos à disposição para responder e esclarecer pontos relacionados a este tema. Quer saber mais? Entre em contato conosco, pois as informações são muitas, mas o espaço do artigo é limitado. Aguardamos seu e-mail.

Encerramos com saudações holísticas!



Armando Falconi Filho
é Terapeuta Holístico, Escritor, Consultor, Conferencista
Saiba mais clicando aqui.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.