Armando Falconi Armando Falconi 30/3/2010

Alimentos que nos protegemSegunda parte!

Armando Falconi com tomate nas mãosDando sequência ao artigo que no mês anterior ofereceu a você, leitor um dos nossos artigos no site Acessa.

Nosso objetivo é passar dicas sobre como atingirmos a máxima vinda da Grécia antiga, quando Hipócrates vivia e ensinava dentro do preceito de “Faça do alimento o seu remédio e do remédio o seu alimento”.

Vamos assim, para as dicas e informações deste mês:

Coma mais e engorde menos

Um grande número de pacientes e alunos chega até nós informando-nos que fazem somente três refeições por dia, café almoço e jantar, acreditando que estão seguindo uma tabela correta.

Falo sempre que, quem dera que cada ser humano no planeta Terra estivesse comendo assim, seria uma maravilha! Mas para você que possui melhores recursos intelectuais e financeiros, pode agir de outra maneira, buscando uma indicação mais educativa e sustentável.

Estudos das realidades nutricionais mostram que fazer cerca cinco ou seis refeições por dia, com menos quantidade de alimentos em cada uma delas, é melhor do que comer demais em apenas três refeições.

Explicamos que comendo em intervalos médios de 3 horas, seu metabolismo fica ativado para a queima de calorias e você evita iniciar a próxima refeição com aquela fome excessiva, que faz com que acabe comendo mais do que deveria, ao passar muito tempo sem ingerir nada.

Então vem a pergunta: E o jejum de horas a fio Falconi? Respondemos prontamente: - Nem pense nisto! O organismo entende que é preciso guardar energia e passa a trabalhar de forma lenta, dificultando a queima de calorias. E você ainda pode acabar desenvolvendo uma gastrite, pois sem alimento para digerir, o suco gástrico vai atacar a parede do seu estômago.

Incentivamos então, além do café da manhã, do almoço, e do jantar, fazer também dois lanches por dia, um entre o café e o almoço e outro entre o almoço e o jantar. Você pode fazer uma ceia à noite, depois do jantar, mas o ideal é que seja algo bem leve, como uma fruta ou suco de frutas, iogurte desnatado.

Cuidado com o que você come!

Armando Falconi segurando tomate e mamãoComer bem e comer muito são duas situações totalmente diferentes, culturais e pessoais. Afirmamos que é de fundamental importância para a nossa saúde utilizarmos de uma alimentação rica em proteínas, alimentos energéticos e vitaminas. É preciso estar atento contra certos perigos “ocultos”, um dos exemplos mais comuns que apresentamos é a carne de vaca crua, que pode provocar doenças como a toxoplasmose, servir de transmissora para o parasita Tenia Saginata invadir o organismo.

Como evitar essa possibilidade? Para ficarmos protegidos da contaminação de alimentos como as carnes de vaca, de porco, de carneiro, cabrito, frangos, além dos peixes e derivados, devemos ingeri-las bem cozidas ou fritas.

Cabe lembrar ainda que os vegetais, frutas e demais alimentos quando contaminados também transmitem doenças. Vegetais e frutas crus devem ser bem lavados com água corrente. Procure comprar sempre seus alimentos em locais que tenham boa higiene e que possuam o selo de vistoria da Vigilância Sanitária. Evite a ingestão de alimentos como leite e queijos não pasteurizados, palmito, maionese.

Cuidado com amendoim, a linguiça e a salsicha, ainda mais se eles tiverem origem desconhecida ou apresentarem suspeita de contaminação. Antes prevenir do que remediar, já ensina o ditado popular.

Tomate na lista dos alimentos contra o câncer

Os Centros de Pesquisa sobre alimentos e suas propriedades observaram que comer massa de tomate de boa qualidade pode ser uma boa forma de combater um dos tipos de câncer mais temido pelo homem: o câncer de próstata. A razão apontada pelos pesquisadores, é que o tecido da próstata é vulnerável à oxidação que acaba por danificá-lo. E o tomate contém um forte antioxidante chamado licopeno.

A notícia veio dos Estados Unidos, onde testes feitos com pacientes com câncer de próstata em estágio inicial apresentaram resultados animadores.

Falconi segurando maçãsRepetidas experiências, comprovadas por outras Universidades, confirmaram que os pacientes submetidos a uma dieta onde a base alimentar era o molho de tomate, apresentaram diminuição de oxidação do tecido da próstata, mostrando que o licopeno presente no tomate, pode ser mesmo um aliado no combate a este tipo de tumor.

Comprovado que Popeye estava certo

Quantas gerações trazem na memória as histórias em quadrinhos ou dos desenhos animados do marinheiro “Popeye”. Quase um super-herói que sempre vencia seus inimigos, em particular o “Brutus” na disputa pelo amor de “Olívia Palito”, tinha como segredo de sua força, ingestões generosas do espinafre.

Tenham ciência que o resultado foi comprovado nas pesquisas, realmente o “sábio” personagem estava certo. O espinafre é hoje reconhecido como um alimento de altíssimo valor nutritivo, possuindo vitaminas A e do complexo B, além de minerais como ferro, cálcio e fósforo. Todos estes componentes contribuem para fortalecer o sangue, os ossos e dentes, protegem o aparelho digestivo e o sistema nervoso, auxiliam no crescimento, protegem a pele, evitam a queda de cabelos e combatem a fadiga.

Dentre outros benefícios, destacamos que o espinafre também contribui para manter a pressão arterial em níveis adequados, ajuda a combater a anemia, os cálculos renais, artrites, diarréias, escorbuto e distúrbios da menstruação. Por ter grande quantidade de ácido fólico, também é recomendado como um amigo do coração, ajudando a impedir o surgimento de doenças coronarianas.

No mercado, nas feiras ou na mercearia, quando for comprar essa verdura, dê atenção ao aspecto das folhas, que devem estar frescas, na cor verde-escuro, firmes, limpas e sem marcas de picadas de insetos. Para que o espinafre dure mais tempo, deve ser conservado envolvido em papel ou plástico próprio para alimentos, dentro da geladeira.

Elixir dos deuses: Azeite de Oliva

Falconi segurando o azeiteUsado desde o Velho Testamento e citado por Jesus, extraído da Oliveira, o azeite é um óleo caro e saboroso, e tem sido usado pelos povos desde a antiguidade. As mulheres egípcias descobriram os efeitos benéficos do azeite de oliva para a pele e passaram a utilizá-lo como emoliente, surgindo assim primeiro sabonete – uma mistura de azeite, essências e cinzas. Os gregos o utilizavam para massagens, confiando em seu poder para aumentar virilidade.

Com o passar dos séculos e milênios, foi comprovado o uso do azeite de oliva como uma fonte natural de beleza para a pele, unhas e cabelos. Isto porque o azeite possui vitaminas A, D, K e E, além de combater os radicais livres, retardando o envelhecimento da pele. A fruta da azeitona também tem sido usada para substituir a aspirina, pois tem o mesmo elemento básico, o ácido acetilsalicílico que tem efeito analgésico.

Possui também outro atrativo forte e de comprovada eficácia para a saúde humana, outra nuance se abre cada vez mais para a aplicação do azeite de oliva, é utilizar de suas propriedades na área da estética fazendo dele um grande aliado de beleza, funcionando como antirrugas, hidratante e suavizante para peles secas. Apresenta propriedades purificadoras, calmantes, melhorando a elasticidade da pele, ainda fornece mais brilho aos cabelos e é perfeito para banhos relaxantes e massagens.

Como reforço e auxiliar na saúde, uma simples colher de sopa em jejum ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, pois faz com que o LDL, conhecido como o mau colesterol, diminua no organismo e também iniba a formação de depósitos de gordura nas paredes arteriais.

Cuidados pessoais

Armando Falconi segurando tomates e maçãsEstamos compromissados com a Saúde Integral nestes 31 anos de atividades do Centro de Cultura Oriente Ocidente® aqui em Juiz de Fora. Reiteramos nossas responsabilidades seja no atendimento individual a milhares de clientes; nas centenas de cursos, palestras e treinamentos; nos livros e apostilas, nos programas de rádio e TV, assim como, nos muitos anos como colaborador nos artigos para este site.

Em nossas pesquisas e observações apresentamos a assustadora notícia de que estaticamente comprovado morrem muito mais pessoas por excesso de comida do que por fome no planeta. Assim, cabe a você ler, refletir, comparar as informações desses artigos e decidir pela sua posição do quê, quanto e como se alimentar.

Aguarde que no mês que vem teremos outro artigo com a terceira e última parte desse tema, comentários de outros alimentos que protegem o nosso organismo.

Com sinceros votos de muita paz a tudo e a todos, ficamos à disposição para responder e esclarecer pontos relacionados a este tema. Quer saber mais? Entre em contato conosco, pois as informações são muitas, mas o espaço do artigo é limitado. Aguardamos seu e-mail.

Encerramos com saudações holísticas!

 



Armando Falconi Filho
é Terapeuta Holístico, Escritor, Consultor, Conferencista