Armando Falconi Armando Falconi 4/5/2010

Alimentos que nos protegemTerceira e última parte!

Armando Falconi Eis que chega o tão esperado mês de maio! Festa em família, guloseimas que nos lembram a infância e tudo mais que se não tomarmos cuidado poderão gerar uns quilinhos a mais ou mudanças orgânicas desconfortáveis.

Por isso, vale a pena reler os dois artigos anteriores. Em março, abordei a importância de incluirmos com fartura em nossa alimentação dentre outros, as frutas amarelas, água pura, frutas ricas em vitamina C e uvas. Em abril, falamos sobre os benefícios de comer mais e engordar menos, cuidado com o que você come, tomate, espinafre e azeite de oliva.

Comemos por prazer, por fatores culturais de cada povo, de cada raça e acima de tudo por necessidade, pois sem combustível adequado nosso corpo vai entrar em desequilíbrio que pode abrir caminho para doenças e até mesmo para a morte biológica.

Nesta última parte do nosso artigo desejamos oferecer uma série de pontos que se considerados estarão contribuindo para melhor qualidade de vida e, portanto, mais saúde.

Escolhas positivas e de bom senso

Pesquisas realizadas por universidades americanas que investem e muito em saúde comprovam que pequenas mudanças podem ajudar a você a ganhar pontos em equilíbrio de seu corpo e de sua saúde em geral.

Por exemplo:

1- Tomar um copo de suco de laranja, diariamente: é importante para aumentar o ferro e repor a vitamina C. Lembramos que o suco deve ser preparado o quanto possível na hora de ser ingerido. Beber lentamente, insalivando cada gole com prazer. E é claro sem açúcar, nem adoçante, ingira-o ao natural.

pão2- TROCAR o pãozinho tradicional pelo pão integral: porque este possui quase 4 vezes mais fibra, 3 vezes mais zinco e quase 2 vezes mais ferro que o pão branco. Observação importante, quando falamos em pão integral não estamos mencionando daquele de supermercado, de marcas famosas, que vem em fatias como pão de forma, este artifícios são utilizados para dourar a pílula e enganar os incautos, eles acrescentam sementes e outros atrativos, mas de integral só tem o nome impresso na embalagem, não se deixe enganar. Pão integral você compra em loja de produtos naturais, fabricação artesanal, pesado e bem concentrado.

3- Mastigar os vegetais por mais tempo: procedendo assim você aumenta a quantidade de químicos anticancerígenos liberados no corpo. Mastigar libera sinigrina, e quanto menos se cozinha os vegetais, melhor efeito preventivo têm. A primeira digestão começa na boca e mastigar bem ajuda a ficar saciado com menor quantidade de alimentos.

4- Adotar a regra dos 80%: isto é uma verdadeira dica para ajudar as pessoas a se controlarem principalmente a turma que enche o prato e deixa resto de comida. É o seguinte, basta servir-se menos 20% da comida que ia ingerir evitando assim transtornos gastrintestinais, prolongando a vida e reduzindo o risco de diabetes e ataques de coração. Comer para viver e não viver para comer.

Amando Falconi comendo5 - Fazer refeições coloridas como o arco-íris: em meus artigos, nos meus livros e apostilas, nos programas de rádio e TV que participo sempre falo da "salada arco-íris", isto é, comer a cada refeição, frutas, legumes e vegetais alternados que nos forneçam numa mesma refeição uma variedade de cores como vermelha → beterraba, maça, laranja → abóbora, cenoura, amarela → pimentão, nêspera, verde → brócolis, abacate, roxa→ repolho, ameixa e branca→ acelga, criando uma melhor mistura de antioxidantes, vitaminas e minerais. Quanto mais cores no seu prato, no seu sanduíche e na sua alimentação em geral mais equilíbrio em seus órgãos e saúde multiplicada.

É fácil e você pode colocar em prática

Ser saudável, permanecer com equilíbrio físico e psíquico está ao seu alcance, lembro sempre que você é o maior responsável pela sua qualidade de vida.

Mudanças de comportamentos para melhor geram alegria, saúde e bem estar, diminuem o valor da conta de farmácias e a quantidade de uso de medicamentos.

6- Limpar sua escova de dentes e trocá-la regularmente: as escovas podem espalhar gripes e resfriados e outros germes. Assim, é recomendado lavá-las com água quente pelo menos quatro vezes por semana (aproveite o banho no chuveiro), sobretudo após doenças quando devem ser mantidas separadas de outras escovas. Cuidado com depósitos de tártaros entre os dentes que podem gerar afastamento de gengiva, focos de infecção e outros males mais. Visite o dentista periodicamente, assim ficaremos com um hálito agradável e uma boca saudável.

7- Realizar atividades que estimulem a mente e fortaleçam sua memória: aplico pelo menos três vezes por ano cursos e treinamentos na área de Neuróbica (ginástica cerebral) como: Aprendendo a Aprender, Leitura Fotográfica, Meditação e outros. Dentre os recursos que ensinamos e destacamos que estão ao seu alcance, lembramos que você pode fazer alguns testes ou quebra-cabeças, palavras-cruzadas, aprenda um idioma, alguma habilidade nova... Leia um livro e memorize parágrafos, manter seu cérebro ativo gera resultados de saúde.

8- Não mastigar chicletes: acreditem ou não, a pesquisa resultou que as pessoas que mastigam chicletes têm mais possibilidade de sofrer de arteriosclerose, pois tem os vasos sanguíneos mais estreitos, o que pode preceder a um ataque do coração. Na dúvida, abstenha-se, e no caso de não poder escovar os dentes após as refeições, por estar em trânsito ou outra emergência, se tiver que recorrer para as marcas sem açúcar, mastigue por no máximo 3 minutos e jogue fora.

9 - Usar fio dental: usar o fio dental sempre que possível esse comportamento saudável pode acrescentar anos a sua idade biológica, porque remove as bactérias que atacam aos dentes e o corpo. Quanto mais higiene na boca, mais cuidados com dentes e gengivas, melhor qualidade geral de saúde.

10- Rir: uma boa gargalhada é um 'mini-workout - um pequeno exercício físico: 100 a 200 gargalhadas equivalem a 10 minutos de corrida, e só há benefícios como baixa o estresse, acorda células naturais de defesa e os anticorpos. A terapia do riso está sendo cada vez utilizada pois promove a liberação de endorfinas e espanta o cortisol e adrenalina do corpo.

Aumente suas defesas ingerindo

Uma alimentação saudável ajuda a retardar o processo de envelhecimento e de degenerações que ocorrem com o tempo, tanto na visão, audição, memória, articulações, coração, artérias e pele como em outras partes do seu corpo.
Finalizando esta sequência destes três artigos, onde destacamos os alimentos que nos protegem vale a pena lembrar que:

  • FRUTAS OLEAGINOSAS - castanhas, nozes, amêndoas, avelãs, amendoim. Ricas em vitamina E e Selênio (antioxidantes), são indicadas para a prevenção do câncer. Estimulam a memória, a imunidade e fertilidade.

  • Falconi com segurando vegetaisVEGETAIS DO GRUPO DAS CRUCÍFERAS - brócolis, couve-flor, couve, couve de Bruxelas, repolho, espinafre, são ricos em betacaroteno, potássio e sulforafane (substância indicada para a prevenção do câncer de pulmão e mama).

  • SALADA CRUA DE HORTALIÇAS - fonte de Betacaroteno, Magnésio, Cálcio e fibras, Previnem câncer de intestino e a absorção intestinal das gorduras e colesterol. Rúcula, acelga, endívias e alface, são indicadas para diminuir tensões e irritações.

  • BROTOS - entre eles, os de feijão, bambu, alfafa, trevo e lentilha, representam formas jovens de vidas vegetais. Indicado na medicina chinesa para nos revitalizar /rejuvenescer, são fontes de Cálcio, Magnésio e Potássio.

  •  TEMPEROS PICANTES "QUENTES" - alho, alho poró, gengibre, cebola, noz moscada e pimenta (malagueta, caiena), são estimulantes, afrodisíacos, fluidificam mucos e catarros e evitam a agregação de plaquetas e trombose.

Já ensinava Sêneca

"Escolha a melhor forma de viver... e o costume a tornará agradável"' (Sêneca)

A você que nos acompanha mensalmente, e ajuda a divulgar nossas dicas e informações sobre saúde integral, desejamos que a sua vida seja de cada dia mais de paz e equilíbrio, que juntos prossigamos realizando mais pela nossa qualidade de vida, dos nossos familiares e de todos aqueles a quem pudermos ser úteis.

Com sinceros votos de muita paz a tudo e a todos, ficamos à disposição para responder e esclarecer pontos relacionados a este tema. Quer saber mais? Entre em contato conosco, pois as informações são muitas, mas o espaço do artigo é limitado. Aguardamos seu e-mail.
Encerramos com saudações holísticas!



Armando Falconi Filho
é Terapeuta Holístico, Escritor, Consultor, Conferencista