Armando Falconi Armando Falconi

Aloe vera / babosa - Parte 2

No artigo anterior, apresentamos que os benefícios da aloe vera – babosa são, comprovadamente, extraordinários para a saúde humana. Pode ser administrada externamente e tem sido usada largamente nos produtos de beleza desde xampus, sabonetes, hidratantes e muitos outros produtos de beleza.

Para uso interno, já estão disponíveis diversos produtos, tanto de fabricação nacional como de outros países, embora exista a recomendação proibitiva, aqui no Brasil, de que não devam ser comercializados produtos à base de babosa para este fim. Pelas nossas pesquisas, em nenhum outro país existe qualquer restrição em relação a isto.

O que torna uma planta recomendável para uso em tratamentos de saúde? No passado, a observação que levou a experimentação e a soma dos resultados positivos sempre que alguém utilizava o produto. No presente, a análise química e a comprovação de nutrientes, minerais, alcaloides e outros princípios ativos.
No artigo anterior, apresentamos uma "análise" da planta, demonstrando muito estes princípios ativos. Hoje, vamos avançar um pouco mais.

Má digestão? Suco de babosa!

Pesquisas realizadas e publicadas pelos soviéticos e americanos sobre a aloe têm mostrado mais do que uma específica capacidade de curar ferimentos e queimaduras superficiais. Elas indicam que a babosa é um aditivo alimentar ultra eficiente, capaz de promover mudanças internas e ajudar a resolver problemas, como a úlcera e a má digestão.

Outras pesquisas realizadas e acompanhadas para comprovação de resultados observaram que indivíduos que sofriam de úlcera ingeriam uma dose de suco de babosa diariamente, durante um mês, e no final do tratamento, todos estavam curados e não se teve notícia de nenhuma reincidência no prazo de um ano. Isto ocorre porque a babosa inibe a secreção do ácido hidroclorídrico no estômago, substância responsável pela irritação das paredes estomacais e o desenvolvimento da úlcera. Como vantagem adicional, a babosa revelou não ter nenhum efeito colateral, ao contrário do que acontece com a maioria dos produtos à venda nas farmácias.

Incontável o número de pessoas que passaram a ingerir uma quantidade qualquer de suco de babosa todos os dias, e ficou comprovado que suas funções intestinais ficaram mais regulares, o que, por sua vez, provocou uma melhora sensível no estado geral da saúde.

Alguns reclamam do problema do sabor, mas para quem reclama, recomendamos usar, junto, no liquidificador, meia folha de couve ou também folhas de hortelã. Mas isso fica a critério de cada um, dependendo da aceitação, ela pode ser misturadas a sopas, sucos de frutas, saladas, molhos e até frutos do mar. Use a sua imaginação.

Histórico da babosa

Conforme pesquisa, o nome aloe vera seria originário:

  • do hebraico halal ou
  • do arábico alloeh (= substância amarga, brilhante) e
  • do latim vera (= verdadeira).

Ao que tudo indica, ela é considerada uma planta poderosa há muito tempo. Curadores e taumaturgos Falconi e babosamuçulmanos e judeus da antiguidade acreditavam que a babosa representava uma proteção para todos os males e, por isso, usavam as folhas até penduradas na porta de entrada das casas. Narra a história que Alexandre, o Grande, teria conquistado as Ilhas de Socotorá, no Oceano Índico (século IV a.C.), porque lá vegetava, abundantemente, um tipo de babosa, usada com sucesso pelos curadores, graças aos seus poderes cicatrizantes; sendo este, então, seu principal interesse nas ilhas: ter plantas suficientes para curar os ferimentos dos seus soldados após as batalhas.

Também conhecida pelas suas virtudes cosméticas, basta dizer que, ao serem descobertos os segredos de beleza de Cleópatra, ela já se beneficiava das propriedades rejuvenescedoras dos aloés sobre a cútis e o cabelo, para manter sua beleza. A polpa da babosa ocupava lugar de destaque, além dos famosos banhos de leite de cabra. O que parece ser confirmado pela indústria atual, pois o ingrediente entra na fabricação de inúmeros cremes, loções bronzeadoras, xampus, condicionadores, máscaras etc.

    Mais benefícios trazidos pelo uso da babosa

    Dando sequência aos benefícios do uso desta planta extraordinária, compartilhamos:

    1- ENERGÉTICO E NUTRITIVO: uma das características de maior importância da aloe vera é que contém 19 aminoácidos essenciais, necessários para a formação e estruturação das proteínas, que são a base das células e tecidos, e também minerais como o cálcio, fósforo, cobre, ferro, manganês, magnésio, potássio e sódio, todos os elementos são indispensáveis para o metabolismo e atividade celular. Contém também vitamina A (excelente para a visão, cabelo e pele); vitamina B1, B5, B6 e B 12 (para o sistema nervoso central e periférico) e vitamina C (responsável pelo fortalecimento do sistema imunológico e pela tonicidade dos capilares do sistema cardiovascular e circulatório.

    2 - DIGESTIVO: contém grandes quantidades de enzimas necessárias para o processamento e aproveitamento dos carboidratos, gorduras e proteínas no organismo.

    3 - DESINTOXICANTE: contém ácido irônico, elemento que facilita a eliminação de toxinas a nível celular, e a nível geral estimula a função hepática e renal, primordiais na desintoxicação do nosso organismo.

    4 - REIDRATANTE E CICATRIZANTE: penetra profundamente nas três camadas da pele (derme, epiderme e hipoderme), graças à presença de ligninas e polissacáridos restitui os líquidos perdidos, tanto naturalmente como por deficiências de equilíbrio ou danos externos, reparando os tecidos de dentro para fora nas queimaduras (fogo ou sol), fissuras, cortes, ralados, esfolados, perda de tecido, etc. Os muitos benefícios dos princípios ativos da aloe vera, tanto são para uso tópico (externo) na pele, como para uso em tecidos, membrana e mucosas (interno).

    5 - QUEIMADURAS SOLARES: uma imediata aplicação de suco, geleia ou unguento de babosa proporciona alívio e reduz as complicações posteriores. Ou então, use uma loção bronzeadora que contenha babosa para evitar problemas.

    6 - QUEIMADURAS COM RAIOS X: o tratamento com babosa reduziu o tempo de recuperação de 5O%, em vários casos. Os lubrificantes da erva parecem diminuir ou eliminar - a área das cicatrizes.

    7 – COAGULAÇÃO: a presença do cálcio na composição da babosa é fundamental no processo de coagulação, além de regular os batimentos cardíacos. Sua função é reduzir drasticamente o tempo necessário à coagulação.

    O segredo de Acemannan

    Falconi e babosaO suco aloe vera contém alto teor de uma sustância denominada Acemannan. Esta sustância é também produzida pelo nosso corpo até a puberdade. Após esta fase, precisa ser absorvida pela alimentação. A sua presença aumenta a resistência imunológica do organismo contra parasitas, vírus e bactérias.

    A babosa também apresenta princípios ativos fitoterápicos que penetram na pele, hidratando e nutrindo. Seus componentes saponínicos e antraquinônicosagem agem como analgésico e antinflamatório nas dores de coluna e outras dores. Os agentes alcalinizantes do sangue nela contidos, devido à normalização do PH, promovem equilíbrio fisiológico celular.

    A FDA (Food and Drug Administration, dos Estados Unidos) admite que o suco da babosa tem, no máximo, 50ppm de Aloin, pigmento amargo de cor amarela e brilhante que está presente na casca e que deve ser estabilizado para o uso oral e local. A estabilização significa que a babosa está livre de contaminação por bactérias, fungos e vírus, como também está livre de conservantes naturais e antioxidantes para proteger sua cor e paladar.

    Contra indicação: há pessoas que acham que as plantas não tem efeitos colaterais, o que demonstra desconhecimento sobre o assunto. Na Acupuntura Chinesa, aprendemos e ensinamos o princípio que “quantidade afeta qualidade em qualquer coisa na vida”, por isto plantas fitoterápicas devem ser prescritas para uso individual e não generalizado, por profissional que tenha conhecimentos sobre o assunto e saiba como, para quem e quando ministrar, assim como a dose adequada para cada pessoa.

    Por exemplo, observamos autores e estudos que afirmam:
    - a babosa, para algumas pessoas, tem forte ação purgante, laxativa;
    - pode provocar a menstruação em doses elevadas;
    - contraindicada durante a gravidez;
    - contraindicada, internamente, para mulheres grávidas, durante os períodos menstruais, e por aquelas que sofrem de inflamações uterinas ou ovarianas;
    - pacientes com comprometimentos renais devem evitar seu uso.

    Atualmente, a babosa é um laxante estimulante Categoria 1, vendido sem receita médica nos EUA, significando que é, geralmente, reconhecido como seguro e eficaz se usado apropriadamente para este propósito.

    Qualquer dúvida específica sobre o tema, mais informações ou bibliografia, faça contato. Com sinceros votos de muita paz a tudo e a todos, ficamos à disposição para responder as suas perguntas. Entre em contato conosco, aguardamos seu e-mail. Encerramos com saudações holísticas!

    Artigo escrito em 2012


    Armando Falconi Filho
    é Terapeuta Holístico, Escritor, Consultor, Conferencista.
      

    MAIS  BENEFÍCIOS  DO  USO  DA  BABOSA
    Dando sequência aos benéficos do uso desta planta extraordinária compartilhamos:
    1- ENERGÉTICO E NUTRITIVO: uma das características de maior importância da ALOE VERA é que contém 19 aminoácidos essenciais, necessários para a formação e estruturação das proteínas, que são a base das células e tecidos, e também minerais como o cálcio, fósforo, cobre, ferro, manganês, magnésio, potássio e sódio, todos os elementos são indispensáveis para o metabolismo e atividade celular.
    Contém também vitamina A (excelente para a visão, cabelo e pele); vitamina B1, B5, B6 e B 12 (para o sistema nervoso central e periférico) e vitamina C (responsável pelo fortalecimento do sistema imunológico e pela tonicidade dos capilares do sistema cardiovascular e circulatório.
    2 - DIGESTIVO: contém grandes quantidades de enzimas necessárias para o processamento e aproveitamento dos carboidratos, gorduras e proteínas no organismo.
    3 - DESINTOXICANTE: contém ácido irônico, elemento que facilita a eliminação de toxinas a nível celular, e a nível geral estimula a função hepática e renal, primordiais na desintoxicação do nosso organismo.
    4 - REIDRATANTE E CICATRIZANTE: penetra profundamente nas três camadas da pele (derme, epiderme e hipoderme), graças à presença de ligninas e polissacáridos restitui os líquidos perdidos, tanto naturalmente como por deficiências de equilíbrio ou danos externos, reparando os tecidos de dentro para fora nas queimaduras (fogo ou sol), fissuras, cortes, ralados, esfolados, perda de tecido, etc. Os muitos benefícios dos princípios ativos da ALOE VERA, tanto são para uso tópico (externo) na pele, como para uso em tecidos, membrana e mucosas (interno).
    5 - QUEIMADURAS SOLARES: uma imediata aplicação de suco, geleia ou unguento de babosa proporciona alívio e reduz as complicações posteriores. Ou então, use uma loção bronzeadora que contenha babosa para evitar problemas.
    6 - QUEIMADURAS COM RAIOS X: o tratamento com babosa reduziu o tempo de recuperação de 5O%, em vários casos. Os lubrificantes da erva parecem diminuir ou eliminar - a área das cicatrizes.
    7 – COAGULAÇÃO: a presença do cálcio na composição da babosa é fundamental no processo de coagulação, além de regular os batimentos cardíacos. Sua função é reduzir drasticamente o tempo necessário à coagulação.
    O SEGREDO DE ACEMANNAN: O suco ALOE VERA (Babosa) contém alto teor de uma sustância denominada Acemannan. Esta sustância é também produzida pelo nosso corpo até a puberdade. Após esta fase precisa ser absorvida pela alimentação. A sua presença aumenta a resistência imunológica do organismo contra parasitas, vírus e bactérias.
    A babosa também apresenta princípios ativos fitoterápicos que penetram na pele, hidratando e nutrindo. Seus componentes saponínicos e antraquinônicosagem agem como analgésico e antiinflamatório nas dores de coluna e outras dores. Os agentes alcalinizantes do sangue nela contidos, devido à normalização do PH, promovem equilíbrio fisiológico celular.
    A FDA (Food and Drug Administration, dos Estados Unidos) admite que o suco da babosa tem no máximo 50ppm de Aloin, pigmento amargo de cor amarela e brilhante que está presente na casca e que deve ser estabilizado para o uso oral e local. A estabilização significa que a babosa está livre de contaminação por bactérias, fungos e vírus, como também está livre de conservantes naturais e antioxidantes para proteger sua cor e paladar.
    Contra indicação: há pessoas que acham que as plantas não tem efeitos colaterais, o que demonstra desconhecimento sobre o assunto.
    Na Acupuntura Chinesa aprendemos e ensinamos o princípio que “quantidade afeta qualidade em qualquer coisa na vida”, por isto plantas fitoterápicas devem ser prescritas para uso individual e não generalizado, por profissional que tenha conhecimentos sobre o assunto e saiba como, para quem e quando ministrar, assim como a dose adequada para cada pessoa.
    Por exemplo, observamos autores e estudos que afirmam:
    - a babosa, para algumas pessoas  tem forte ação purgante, laxativa;
    - pode provocar a menstruação em doses elevadas;
    - contra indicada durante a gravidez;
    - contra indicada internamente para mulheres grávidas, durante os períodos menstruais, e por aquelas que sofrem de inflamações uterinas ou ovarianas;
    - pacientes com comprometimentos renais devem evitar seu uso.
    Atualmente, a babosa é um laxante estimulante Categoria I vendido sem receita médica nos EUA, significando que é geralmente reconhecido como seguro e eficaz se usado apropriadamente para este propósito.
    Qualquer dúvida específica sobre o tema, mais informações ou bibliografia, faça contato.
    Desejando saber mais, leia nossos livros e apostilas; visite nossos sites através do endereço www.falconi.com.br, nossos blogs e siga-me pelo twitter, receba textos e dicas de saúde e vida. Outra materia Mais outra materia Nao esqueca de mudar o link
    Com sinceros votos de muita paz a tudo e a todos, ficamos à disposição para responder suas perguntas. Entre em contato conosco, aguardamos seu e-mail.
    Encerramos com saudações holísticas!
    Armando Falconi Filho
    é Terapeuta Holístico, Escritor,
    Radialista, Consultor, Conferencista.

    ACESSA.com - Saiba um pouco mais a respeito das propriedades da babosa