• Assinantes
  • Autenticação
  • Saúde
    Armando Falconi Armando Falconi 2/8/2012

    Arroz branco x arroz integral - Escolha com conhecimento e sabedoria

    Arroz integralEm nossas atividades profissionais na área de terapias holísticas e naturais, abordamos sempre a importância da alimentação como uma poderosa terapia de manutenção e reequilíbrio da saúde humana. Temos dois livros nesta área, "Alimentos Depurativos" e "Coma e Seja Feliz", além de mais de setecentos vídeos na internet sobre saúde física, emocional e espiritual.

    Uma pergunta que surge com muita frequência é sobre o alimento base dos povos orientais de raça amarela, o arroz. Diferenças sobre arroz branco e o integral. Qual o mais indicado, as vantagens e benefícios para a saúde, os nutrientes, preço, conservação etc.

    Explicamos, então, que muitos ainda resistem ao seu sabor diferente, mas o arroz integral é essencial para a boa alimentação e pode ser preparado com receitas deliciosas. Assim, pelos muitos benefícios que demonstramos e, explicamos ainda que parte de suas propriedades funciona como alimento funcional, é cada vez maior o número de nutricionistas que sugerem a imediata substituição do acompanhamento mais comum nas mesas brasileiras: do arroz branco para o integral.

    Quem faz a troca sente a diferença, comprovando, no próprio organismo, que vale a pena buscar e habituar o paladar e, gradativamente, substituir o cereal refinado em definitivo, nas refeições.

    Para os mais resistentes a mudanças na alimentação, sugerimos misturar as duas qualidades de arroz e, com o tempo, ir diminuindo a proporção do branco, até que você esteja comendo apenas o integral. É saudável e de bom senso fazer o teste de adaptação e, acostumando, estará melhorando muito o nível de sua alimentação.

    Vantagens da troca

    O arroz é um cereal de grande valor nutritivo, mas não como o homem moderno o consome. Muitas vezes, em nome do progresso, o homem prejudica-se seriamente. Todo verdadeiro progresso deve respeitar a saúde e o bem estar humano.

    A título de "progresso", processa-se, hoje, o arroz nos moinhos, até que fique completamente branco, Arroz integralperdendo, com isto, muito mais da metade de seu valor nutritivo (pode chegar a 75% de perdas), que está justamente na película escura grudada como revestimento no grão. Isto depois é dado aos porcos no farelo e este animal cresce forte e sadio, enquanto o homem come o alimento empobrecido, o resto, a sobra do arroz.

    E é justamente o farelo, esta casquinha grudada no grão do arroz, que ajuda a combater a prisão de ventre, tão comum e prejudicial à maioria das pessoas. Nosso intestino precisa de alimento fibroso, celulose, farelo, para funcionar bem. Arroz branco, por isso, prende o intestino, é rico em goma, cola e gruda nas vilosidades.

    Antigamente, só se comia arroz integral, isto é, inteiro, só eliminando a casca protetora externa. Socava-se o arroz em um pilão de madeira. Este arroz é nutritivo e saboroso. Hoje, se quisermos comer arroz integral, não precisamos voltar ao antigo pilão, pois basta adquirirmos em lojas e supermercados que vendem bons produtos integrais.

    A película que reveste os grãos do arroz integral é rica em hidratos de carbono, óleos, proteínas, vitaminas: A, B1, B2, B6, B12, niacina, ácido nicótico, ácido pantotênico, provitaminas C, E e minerais em grande quantidade. Quando é retirada a película, a grande maioria destes componentes/nutrientes se perdem.

    Quando se refina o arroz até deixá-lo branco, completamente, destrói-se também o germe e ele não tem mais vida; é, portanto, um alimento morto. Mas um grão de arroz integral continua tendo vida e, se for enterrado, germina.

    Além disso, o farelo de arroz que se dá aos animais é justamente um bom produto que combate, inclusive, o excesso de colesterol e é excelente eliminador de toxinas em geral. Sabemos, também que, muitas vezes, o arroz branco é tratado artificialmente com glicose e até com parafina, para ficar brilhante e, com talco neutro, para ficar soltinho, como é o caso do arroz malekizado.

    Ora, tudo isso é artificialismo desnecessário e prejudicial à nossa saúde. Alguns dizem que não gostam do arroz integral ou que é mais feio. Está na hora de nos ocuparmos com o valor nutritivo dos alimentos, acima de tudo, sem nos preocuparmos com o aspecto, a cor, pois comemos com a boca, não com os olhos. Devemos sim: comer para viver e não viver para comer!

    Como preparar o arroz integral

    Arroz integralExiste, realmente, uma técnica diferente para se cozinhar bem o arroz integral. Ele leva mais ou menos 20 minutos a mais no fogo do que o arroz refinado. É melhor cozinhá-lo em panela de pressão, primeiro alguns minutos, em fogo forte, depois 35 minutos em fogo fraco, cuidando para não queimar. Desligado o fogo, deixá-lo uns 25 a 30 minutos bem tampado e, com isso, ele amolece bem. Depois, é tirar o arroz e servi-lo.

    A quantidade de água que vai junto com o arroz na panela de pressão deve ser aproximadamente o dobro da de arroz. O sal deve ser, de preferência, o natural, sal marinho em pequena quantidade. Durante o cozimento do arroz, não se deve mexê-lo ou destampar a panela.

    Para se cozinhar o arroz em panela que não seja de pressão: põem-se o arroz, a água e o sal natural marinho na panela e, nesse caso, vai um pouco menos de água. Primeiro, usa-se o fogo forte por alguns minutos, depois fraco durante uns 45 minutos. Também, deve-se deixar a panela tampada mais algum tempo, depois de o fogo ser desligado para, então, servir o arroz.

    Para tornar o arroz mais macio e fácil de cozinhar, pode-se fazer o seguinte: deixe-o uma noite toda de molho na água fria ou coloque-o numa caçarola ou frigideira em cima do fogo e mexa alguns minutos, até ficar meio dourado e estalando; daí, cozinhe-o normalmente em água já quente, como se cozinha o arroz branco, pois em meia hora, mais ou menos, estará pronto (o segundo modo é melhor, mais YANG).

    É bom que a cozinheira saiba que o arroz integral, cozido de maneira certa, pode ser guardado por vários dias, não estraga fácil; na geladeira, conserva-se até durante uma semana.

    O arroz é um alimento que combina bem com a maioria dos demais e há muitas maneiras/receitas de usá-lo. Em panela de pedra com tampa pesada, é como cozinhamos o arroz integral lá em casa. Não deixe sobrar grão de arroz no seu prato nem na panela, aprenda a ser econômico e participante do equilíbrio. Os monges budistas ensinam que cada grão de arroz é um ser vivo a quem devemos dar a chance de cumprir sua missão: sustentar e manter a vida dos homens.

    Arroz integral contra a hepatite B

    Um grupo de pesquisadores da Universidade de Tóquio, no Japão, conseguiu desenvolver anticorpos ao vírus da hepatite B em variedades geneticamente modificadas de arroz integral que, no futuro, poderão servir para imunizar contra essa doença que acomete cerca de 300 milhões de pessoas no mundo. Só no Brasil, estima-se que os portadores do vírus da hepatite B somam quatro milhões.Arroz integral

    Até agora, a vacina e os produtos feitos à base de imunoglobulina - a proteína produzida pelos linfócitos e que torna nosso sistema imunológico mais resistente - necessários para o combate à hepatite B, são obtidos a partir do sangue de pessoas portadoras da doença. De acordo com Jo Chiba, professor da universidade japonesa e líder do grupo de pesquisas, o uso do arroz integral, geneticamente modificado, não apenas diminuirá o custo da vacina, como também reduzirá a chance de outros vírus a contaminarem.

    Um instituto de pesquisas de Shangai está-se unindo ao grupo de pesquisadores da universidade de Tóquio para viabilizar a nova tecnologia em prazo mais curto. Este é apenas mais um dos benefícios que podem ser obtidos deste nobre cereal que é o arroz integral. Use diariamente em sua alimentação e colha os benefícios positivos em sua saúde e na de seus familiares.

    Com sinceros votos de muita paz a tudo e a todos, ficamos à disposição para responder suas perguntas. Entre em contato conosco, estamos aguardando. Encerramos com saudações holísticas!



    Armando Falconi Filho
    é Terapeuta Holístico, Escritor, Consultor, Conferencista.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.