Fábio Braga Fábio Braga 14/5/2011


Juros abusivos nos financiamentos de veículos: o que você precisa saber para não ser lesado

Olá pessoal!

MontagemAtualmente, há uma grande facilidade de se obter empréstimo para aquisição do veículo próprio, através dos contratos de financiamento. Seja um carro popular, uma moto ou até um veículo maior usado para trabalho, é muito comum um banco ou financeira conceder o crédito para a compra do carro e cobrar ao consumidor em prestações que variam de 12 a 60 meses.

Acontece que não é rara a cobrança de juros extorsivos nesses empréstimos que, de primeira, parecem tão vantajosos. A aplicação da tabela price ou "juros sobre juros" podem fazer com que o valor no final das contas salte, em alguns casos, para até o dobro do originalmente financiado.

Dessa forma, não é de se espantar que muitas pessoas que se viram, num primeiro momento, beneficiadas com as formas de pagamento do empréstimo, se descubram em verdadeiro sufoco financeiro após um certo tempo de pagamento. Isso tudo agravado pela crise econômica e pelo fantasma da inflação que voltou a assombrar a vida dos brasileiros.

Mas eis a boa notícia: é possível rever esse contrato judicialmente! Já existem várias ações que discutem a abusividade da cobrança desses juros, a grande maioria delas decididas a favor do consumidor, que, obviamente é a parte do contrato mais "fraca", do ponto de vista técnico e econômico, em relação aos grandes bancos e financeiras.

Outra notícia animadora é que a postura adotada pelos bancos nesses processos tem sido, na maioria dos casos, procurar realizar acordo com o cliente, de modo a dar por encerrado o contrato por um valor bem menor do que as parcelas inicialmente ajustadas.

Por isso, se você está nessa situação e sente que os juros que estão sendo cobrados estão pesando no seu bolso, não hesite em procurar um profissional da sua confiança que orientará você com mais detalhes.

Agradeço a minha colega Larissa Schitinni pela colaboração nesse artigo.

Um abraço!

Mais artigos

Fábio Braga é advogado militante há 16 anos, com escritórios em Belo Horizonte e Muriaé e correspondentes em todo o Brasil, em todas as ramificações da esfera cível, com ênfase no Direito Administrativo, de Família e do Consumidor. É palestrante e participante de diversos congressos.