Tire dúvidas sobre as novas regras de aposentadoria


Paula Assumpção 22/08/2020

A colunista e advogada Paula Assumpção falou sobre regras de transição da Reforma da Previdência, aposentadoria especial, aposentadoria por tempo de contribuição. "A aposentadoria por idade leva em consideração só a idade. A mulher precisa ter 15 anos de contribuição e o homem, 20 anos. Apesar de existir a possibilidade de ser 15 anos de contribuição se a pessoa estava filiada antes do período da Reforma da Previdência. Além disso, a mulher precisa ter 62 anos e o homem 65. Já por tempo de contribuição, a regra atual é somar a idade (62 anos mulher e 65 homem) com o tempo de contribuição (mínimo 15 ou 20 anos). Hoje a meta do trabalhador para se aposentar é verificar em qual regra de transição ele vai se encaixar", explica.

No vídeo, Paula fala, também, sobre o atendimento remoto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) neste período de pandemia.

Suspenso desde março, o atendimento presencial iria retornar na próxima segunda-feira, 24 de agosto, mas o instituto prorrogou a volta para setembro. O cidadão que tiver necessidade de acessar os serviços do INSS continua podendo recorrer aos canais remotos, o aplicativo Meu INSS e a Central 135. Segundo o INSS, essas formas de atendimento continuarão sendo utilizadas mesmo após a reabertura das agências e serão adotadas medidas para simplificação dos procedimentos e a ampliação do prazo para cumprir exigências.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.