Maionese Assada é ótima opção para a ceia de NatalProfessora de culinária garante que, além de nutritivo, o prato dá um colorido especial à festa, por sua variedade de ingredientes

Melissa Ribeiro
Repórter
24/12/2009

A maionese é um prato tradicional na mesa do brasileiro. Mas os ingredientes especiais e o modo de preparo que a professora de culinária Cida Gomes desenvolveu prometem ser uma opção diferente para a ceia de Natal.

Cida garante que a Maionese Assada agrada a todos. "Além de nutritivo, o prato atrai as pessoas pelo colorido de seus ingredientes. É um prato festivo." O diferencial da receita é que a maionese é coberta por um creme de ovos e levada ao forno, podendo ser degustada ainda quente. Além de saborosa, a Maionese Assada é muito simples de fazer.

Modo de Preparo

Para fazer a maionese, cozinhe as batatas com água e sal. Depois de cozidas, esprema as batatas, ainda quentes, como se fosse fazer um purê. Misture todos os ingredientes da maionese em uma tigela, exceto as fatias de presunto e as de muçarela. Em um refratário, coloque metade da maionese e espalhe por cima as fatias de muçarela. Cubra a muçarela com a outra metade da maionese e distribua as fatias de presunto.

Agora vamos ao creme de ovos. Bata os seis ovos inteiros e acrescente o queijo parmesão e a maionese. Espalhe o creme por cima do presunto. Leve ao forno, a 180º, até dourar. Depois é só servir.

maionese assada maionese assada maionese assada
maionese assada maionese assada maionese assada
Rendimento

O prato pode ser servido para 10 pessoas e custa, aproximadamente, R$ 30. Cida Gomes lembra que o frango desfiado pode ser substituído por camarão ou por bacalhau. Se preferir, o cozinheiro também pode trocar a uva passa escura pela clara.

Ingredientes da Maionese

2 kg batata

4 cenouras

100 gramas azeitona

100 gramas uva passa escura

100 gramas de presunto cortado em cubos

100 gramas de presunto fatiado

100 gramas de muçarela

1 cebola média

1 molho de salsinha

1 lata de milho verde

1 lata de ervilha

300 gramas de maionese

300 gramas de peito de frango cozido e desfiado

Ingredientes do creme de ovos

6 ovos

100 gramas de queijo cura ralado ou de queijo parmesão

200 gramas de maionese

Os textos são revisados por Madalena Fernandes