Trocar de celular vira mania

Por

Trocar de celular vira mania Prazo de troca de aparelhos ? de no m?ximo 12 meses, porque os consumidores
est?o ? procura de aparelhos modernos


Daniele Gruppi
Rep?rter
28/07/2008

A estudante Daniela Fialho, 21 anos, adquiriu seu primeiro celular aos 15 anos e, desde ent?o, troca a cada oito meses. Ela j? teve seis aparelhos e revela que j? est? de olho em outro modelo.

Daniela faz parte das estat?sticas que apontam que a maioria dos consumidores trocam de aparelho a cada 12 meses. Segundo o empres?rio do setor de telefonia m?vel Wilson J?nior, o prazo de perman?ncia com um aparelho tem diminu?do ainda mais.

"Normalmente ? de ano em ano, mas assim que o cliente termina de quitar as parcelas relacionadas ? compra do telefone, j? come?a a procurar por outro que vai atender ?s necessidades. A m?dia tem ca?do para a cada dez meses", ressalta.

Telefones com c?meras, coloridos, leves, design arrojado. As op?es s?o variadas e atendem aos diversos bolsos. O ritmo acelerado com que as f?bricas lan?am novos modelos incentiva a troca. Para J?nior, o celular tamb?m ? moda e as pessoas querem acompanh?-la. "Os modelos s?o atualizados seguindo a tend?ncia do pr?prio mercado".

J? o gerente de uma loja especializada em vendas de celulares, Denilson Martins, afirma que as promo?es que as operadoras est?o lan?ando, alimentam a tenta??o de trocar de aparelho. "Quando acabam o contrato de fidelidade com a empresa, h? uma busca pela melhora do servi?o e tamb?m do aparelho".

Martins diz que os clientes est?o interessados em aparelhos mais modernos, que disponibilizam diversos recursos. "Os de tecnologia 3G, que oferece c?mera para v?deo confer?ncia, dentre outras ferramentas, est?o entre os mais procurados".

A vendedora Rafaela C?ndido observa que h? uma preocupa??o grande com o aparelho, ?s vezes, mais do que com o plano de minutos. "Cerca de 75% dos nossos clientes olham o celular primeiro, depois se informam sobre o plano".

Recomenda?es

Entretanto, facilidade na aquisi??o de aparelho pode significar um plano mais caro. A advogada do Procon/JF Claudia Lazzarini indica aos consumidores na hora de trocar de aparelho ou/e de plano a ler e compreender todas as cla?sulas dos contratos antes de assin?-lo.

"Deve olhar o tempo que vai ficar fidelizado ? empresa. A Anatel autoriza apenas um ano de v?nculo. Precisa saber todos os servi?os englobados no pacote e escolher um plano que realmente atende ?s necessidades. As pessoas contratam no impulso e depois se arrependem".

Claudia aconselha ainda a pesquisar entre as operadoras, verificando aquela que oferece melhores condi?es de servi?os e de pre?os. "H? uma infinidade de pacotes e as empresas t?m o dever de prestar esclarecimentos para o consumidor".

No caso da troca de aparelho, ela diz que as pessoas devem conferir se o aparelho vir? desbloqueado, conforme recomenda a Anatel. "As pessoas tamb?m devem adquirir telefones condizentes com seu or?amento. A facilidade de cr?dito estimula o consumismo. O consumidor divide em v?rias vezes e depois n?o tem como arcar com as presta?es".

Segundo dados da Anatel, o n?mero de habilita?es de celulares em junho foi 65,99% maior que as 1.572.533 ades?es registradas no mesmo m?s em 2007. Trata-se do maior n?mero de ades?es registrado no m?s nos ?ltimos dez anos. Do total de acessos, 81,07% s?o pr?-pagos e 18,97 p?s-pagos.