Oktoberfest ocorre até o dia 25 de outubro

Por

Oktoberfest ocorre at? o dia 25 de outubro
Priscila Nader 19/10/2015

Oktoberfest ocorre até o dia 25 de outubro

No dia 12 de outubro de 1810, na cidade de Munique, na Alemanha, foi realizado o casamento do Rei Luis I com a princesa Tereza da Saxônia. Para comemorar o casamento, uma corrida de cavalos foi organizada. Todos os moradores de Munique foram convidados para a festa, que aconteceu em um parque longe do Centro. Posteriormente, o parque acabou sendo nomeado “Gramado de Teresa” em homenagem a noiva. Ainda hoje é nesse mesmo parque que acontece a Oktorbefest. O encerramento e ao mesmo tempo o ponto alto da festa de casamento foi a corrida de cavalos, com a presença da família Real. A festa foi um sucesso, e por isso marcada para o ano seguinte, o que deu início a tradição, sendo realizada todos os ano com a participação do povo da região.

A festa foi tomando uma proporção maior, em 1840 chegou o primeiro trem transportando visitantes para o evento. Desde então, a Oktoberfest passou a ter várias atrações e barracas foram montadas para atender os visitantes. A cerveja era proibida, só começou a ser servida em 1918, mas acabou se tornando um dos principais atrativos para o público. A Oktoberfest deixou de ser realizada por 25 anos, devido as guerras e pela epidemia de cólera. Mas desde o ano de 1945 até hoje a festa acontece ininterruptamente. O festival de Munique é o maior do mundo, e tem início no final do mês setembro e termina no começo do mês de outubro. No ano de 1872 os organizadores decidiram antecipar o festival para poderem aproveitar as noites mais longas e quentes do mês de setembro.

A Oktoberfest do Brasil acontece em Bluemenau-SC, desde o ano de 1984. A festa tem duração de 19 dias, em que o turista pode vivenciar a riqueza cultural do local.  A região foi colonizada por Alemães e os moradores preservaram os costumes dos seus antepassados. Sendo assim, o visitante vai poder conferir apresentações, desfiles pelo centro da cidade e nos pavilhões da festa, tudo regado com muita música, danças e gastronomia típica alemã. Esse ano a Oktoberfest Blumenau começou no dia 07 e vai até domingo dia 25 de outubro. Na primeira semana do evento 120 mil pessoas estiveram presentes e 160 mil litros de cerveja foram consumidos! Ainda dá tempo de passar por lá e poder participar dessa festança!


Priscila Nader é formada em turismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora, tem experiência na área da aviação, trabalha atualmente com assessoria de vistos consulares. É uma amante da natureza e dos animais, e é apaixonada por viajar.