Contadores reclamam do novo sistema de nota fiscal eletrínica da PJF

Por

Contadores reclamam do novo sistema de nota fiscal eletrônica da PJF

Apesar das dificuldades, Executivo diz que foram emitidas mais de 10 mil notas fiscais em quatro dias

Lucas Soares
Repórter
6/04/2017
 

O novo sistema de emissão de Nota Fiscal de Serviço eletrônica (NFS-e), implantando pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) no último sábado, 1º de abril, trouxe dor de cabeça para contadores e empresários locais, por conta de uma desatualização no banco de dados do sistema que foi ao ar.

A contadora e diretora da Globo Ético Organização Contábil, Tatiana Bonfim, conta que "o principal problema que identificamos, por trabalharmos com empresas que optam pelo Simples Nacional, é que o cadastro está desatualizado. Há mais ou menos dois anos, nós fizemos um processo de recadastramento de todas as empresas do município, logo na implantação do sistema integrado com a Receita Federal e a Junta Comercial, o cadastro sincronizado. E agora nos deparamos com um cadastro desatualizado, parece que as informações que demos no passado não valeram de nada", lamenta.

Apesar da crítica, Tatiana explica que a PJF tem mostrado boa vontade para resolver os problemas. "Eles se reuniram com a gente muitas vezes, a intenção era uma migração sem trauma algum. Mas ninguém esperava esses problemas, e agora eles estão fazendo o possível para atender a demanda", afirma.

O coordenador fiscal da SLM Contabilidade, Rodrigo Nunes, ressaltou que parte dos problemas que estão surgindo estão já estão sendo contornados. "A gente já imaginava que haveria problemas e treinamos os clientes uma semana antes da mudança. Mas, mesmo assim, eles estão surgindo, principalmente em relação ao cadastro do Simples Nacional. Estamos conseguindo algum sucesso com o suporte por telefone mesmo. Entendemos que a demanda é alta", revela.

Em entrevista concedida ao Portal ACESSA.com, o subsecretário de receita da Secretaria de Fazenda (SF), Sérgio Rocha, destaca que os contadores que estão com dúvidas sobre o sistema, podem entrar em contato direto com o município. "Nós fizemos reuniões com contadores, os desenvolvedores de softwares, além de empresas que fazem retenções de impostos. É natural que tenham dúvidas, por isso estamos com servidores da empresa contratada para prestar orientações aqui na PJF. Além disso, temos telefones tira-dúvidas pelos números 3690-7087, 3690-7316, 3690-7417, pelo e-mail nfe.suporte@portalfacil.com.br, além da possibilidade de marcação de atendimento presencial pelo número 3690-7645", diz.

Wanderson Nascimento, gerente de projetos da Actcon, empresa contratada para prestação dos serviços, explicou o que está sendo feito para atualizar o banco de dados: “foi verificado que a base de dados do sistema encontrava-se defasada, o que resultou na emissão de notas com atividade não informada ao município. Com a implantação do novo sistema, essa vulnerabilidade está sendo corrigida, sendo necessária a atualização cadastral de contribuintes que, com o passar do tempo, fizeram alteração de atividade sem informar ao município”.

Sistema eletrônico

Em nota, a Prefeitura explicou que a emissão da NFS-e passou a ser obrigatória em junho de 2013 para todos os prestadores de serviços cadastrados no município. "A determinação cumpre o decreto de número 11.416, de 26 de novembro de 2012, com alterações do decreto de número 11.572, de 21 de maio de 2013. A NFS-e é um documento fiscal exclusivamente digital, para registrar as operações de prestação de serviços sujeitas à incidência do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), gerado pelo Executivo Municipal com base nos registros de prestação de serviços declarados pelo prestador.

Mais de dez mil emissões

Na última quarta, 5, a SF esclareceu que já foram emitidas 10.252 emissões de NFS-e entre sábado e terça-feira, 4, ressaltando que o sistema apresentou problemas somente na segunda-feira, 3, devido à alta demanda.