Jean Massumi

Por


Jean Massumi
De Juiz de Fora para a telinha da Globo


Deborah Moratori
10/04/03

Desde que foi eliminado da terceira edi??o do Big Brother Brasil da Rede Globo, o massoterapeuta Jean Massumi chama aten??o por onde passa. Aut?grafos, abra?os e fotos... Com certeza, a fama de "vil?o" acabou junto com o programa.

De passagem por Juiz de Fora, onde morou por oito anos, Jean esteve na reda??o do JF Service para conceder uma entrevista exclusiva para a nossa equipe. Falou de suas experi?ncias, da estrat?gia que usou no Big Brother, do convite para posar nu, da amizade com o Harry... e mais: revelou que foi aluno do Col?gio Jesu?tas e estudante da UFJF, durante um ano, no curso de Farm?cia e Bioqu?mica. Largou os estudos para abra?ar a profiss?o do pai e ser massoterapeuta. Ele mal sabia que faria tanto sucesso! Para os internautas do Portal JF Service, o "novo artista" deixou um aut?grafo de presente. Para imprim?-lo, clique aqui.

Leia a entrevista e confira o que esse virginiano de fala mansa e sorriso cativante revelou para os seus f?s.

JF Service - Voc? diz ter um temperamento explosivo herdado do sangue quente italiano da m?e e quando entrou na casa falou que o seu principal objetivo era n?o enlouquecer. Durante o jogo voc? manteve uma postura de observador consciente, n?o explodiu e nem enlouqueceu. Foi f?cil viver confinado numa casa desconhecida com 13 pessoas estranhas que estavam todas disputando um ?nico pr?mio?

Jean Massumi - N?o foi f?cil. O que acontece ? que antes de ir pra casa, a gente fica confinado uma semana no hotel. Essa primeira semana, esse baque inicial pra mim contou bastante. Foi quando eu revi muitas quest?es da minha personalidade e uma das coisas que eu coloquei na cabe?a ? que jamais eu poderia ter um problema de relacionamento dentro da casa. Uma situa??o in?spita, hostil, em que voc? est? longe da fam?lia, longe dos amigos, j? ? favor?vel a desentendimentos a uma queda na sua felicidade, na sua condi??o de paz espiritual. E se eu acrescentasse a isso um problema de relacionamento a situa??o de conviv?ncia poderia virar uma bomba rel?gio. Ent?o eu pensei: "pelo menos eu tenho que me relacionar bem com as pessoas".


JF Service - Voc? nasceu em Itapetininga, j? morou em v?rias cidades, na It?lia, e passou dois meses e meio no Big Brother Brasil 3. O que esses dois meses e meio t?m de diferente das experi?ncias anteriores?

Jean Massumi - Nasci em Itapetininga, morei em Indaiatuba, morei em Passos, cidade em que o Dhomini nasceu, provavelmente a gente j? se cruzou quando era crian?a. Ele estudou no mesmo col?gio em que eu estudava, por tr?s dias s? mas estudou, eu lembro do pai dele que tinha uma m?quina de sorvete italiano... Depois eu fui pra Porto Alegre, Juiz de Fora, S?o Paulo, Mil?o, voltei pra S?o Paulo... S?o muito diferentes a casa do Big Brother e os lugares em que morei. Embora o esp?rito do programa seja de competi??o, a gente tira muita coisa positiva de l?. Dos lugares em que eu morei eu tamb?m tiro muita coisa positiva. Na casa, parece que a situa??o ? artificial, n?o que os relacionamentos n?o tenham sido reais, mas voc? olha l? pra dentro parece que voc? est? num est?dio de televis?o, parece uma realidade paralela em que voc? est? vivendo por uns dias. Voc? congela sua vida ali e depois sai famoso. E esses lugares em que eu morei me ajudaram muito l? dentro da casa em termos de diversidade cultural. Porque l? a gente est? convivendo com um monte de pessoas diferentes e se voc? n?o tem um ponto de vista aberto pra interpretar aquela diferen?a, voc? se choca, se voc? tem preconceitos, voc? vai se chocar, e morar fora te ajuda a quebrar esses preconceitos, amplia o seu campo de vis?o.


JF Service - Antes de entrar na casa, voc? chegou a afirmar que n?o era s? a estrat?gia que contava, mas o que voc? tinha para passar para o p?blico era mais importante. No entanto, sua postura dentro da casa foi bastante discreta. Voc? acha que deu mais prioridade ?s estrat?gias e deixou de se mostrar para o p?blico?

Jean Massumi - Eu tive uma dificuldade muito grande de mostrar o meu lado pessoal. Depois que a gente entra na casa, a nossa cabe?a muda muito. A estrat?gia l? dentro ? feita a cada semana. Se voc? tem o seu lado pessoal enfraquecido, demonstrar tristeza, que voc? est? pra baixo, as pessoas podem at? usar isso contra voc?. Ent?o eu procurei manter uma paz de esp?rito total para n?o interferir na minha forma de jogar. E quando eu comecei a jogar, a ?nica coisa que me atrapalhou foram as rela?es pessoais, as afinidades, porque voc? vai poupando as pessoas com quem voc? tem maior afinidade, porque elas s?o fundamentais naquela situa??o. Imagina voc? estar l? e os seus amigos v?o saindo e n?o sobra ningu?m pra voc? conviver. A? fica mais dif?cil. Ent?o as afinidades me atrapalharam um pouco a jogar. Depois eu deixei claro que eu estava jogando mesmo.


JF Service - Voc? acha que de alguma forma, a maneira com que a Globo conduziu o programa e a pr?pria edi??o de Big Brother Brasil 3 atrapalhou a sua estrat?gia a partir do momento que deixaram bem claro para o p?blico que voc? estava jogando e ao montar uma esp?cie de historinha do bem (Dhomini) contra o mal (Jean)? O pr?prio Bial, ao vivo, citou "A arte da guerra", seu livro preferido, como manual de instru??o e guia de conduta dentro da casa...

Jean Massumi - Pelo contr?rio. Algumas pessoas at? vem falar, eu ainda n?o vi todas as fitas, falaram que tinha historinha que eu era o diabinho e tinha o Em?lio como raposinha, o Harry... Isso a? est? dentro do contexto do jogo, das nossas arma?es, mas eu n?o acho que isso tenha me prejudicado. A quest?o da popularidade ? voc? saber jogar para fora e infelizmente eu tive uma dificuldade muito grande de fazer isso, jogar para o p?blico. Eu preferi jogar l? dentro. O Dhomini, n?o. Ele jogou pra fora, para o p?blico. L? dentro ele quase n?o jogou, pelo menos n?o com uma estrat?gia bem espec?fica e a? ele colheu os frutos e eu n?o, mas eu n?o me arrependo de ter feito isso e tamb?m n?o acho que a edi??o da Globo tenha sido decisiva, mas a minha dificuldade de jogar com a opini?o p?blica, sim.


JF Service - Esse foi o seu maior erro, o motivo principal pelo qual voc? n?o ganhou?

Jean Massumi - Na verdade n?o foi um erro, porque n?o ? uma quest?o de voc? poder escolher entre errar e acertar. ? uma quest?o de voc? poder demonstrar e n?o poder demonstrar. E a minha personalidade n?o permite que eu seja um showman. N?o acho que tenha sido um erro. Pode ter sido uma insufici?ncia t?tica, t?cnica, sei l?, se fosse igual a jogo de futebol. N?o que tenha sido um erro.


JF Service - Como voc? analisa a postura do vencedor do programa?

Jean Massumi - Esse pr?mio foi dado pra quem merecia. O Dhomini foi o cara que jogou pra ganhar mesmo. As pessoas falam que a Elane merecia mais. A? eu pergunto (quem que merece 500 mil reais? Quem ? que precisa de 500 mil pra viver?) Se todo mundo precisasse de 500 mil reais... Aquilo ali n?o ? um pr?mio filantr?pico. A ess?ncia do jogo ? voc? entrar l?, jogar, demonstrar a sua opini?o, a sua personalidade e conquistar a opini?o p?blica. Alguns usam as dificuldades como um artif?cio pra tentar comover, eu acho que isso n?o ? uma boa, por isso eu apreciei muito o jogo do Dhomini. Ele n?o partiu pra esse lado e ele tamb?m ? uma pessoa que precisa do dinheiro, mas jamais ele demonstrou isso. Ele foi por um outro caminho, o caminho do jogo mesmo, de jogar com o p?blico. Eu admiro muito isso nele.


JF Service - Voc? quase chegou l?, valeu ? pena ficar esse tempo todo na casa sem ter sa?do com os R$ 500 mil?

Jean Massumi - Sem sombra de d?vida valeu ? pena. Ficar famoso ? estranho, voc? entra na casa, j? no hotel, parece que voc? passa pra outra dimens?o, voc? vive uma realidade paralela. Ent?o quando voc? sai da casa, voc? est? famoso e voc? n?o fez nada por aquilo. Voc? n?o fez curso de ator, n?o virou um cantor de rock mundial que faz turn? por a? e, mesmo assim, voc? sai famoso. E voc? estava vivendo em uma casa como se voc? estivesse na sua, dentro daquelas condi?es adversas, ? claro, e no dia que voc? sai, voc? est? famoso por causa disso. ? estranho. "O que eu fiz pra merecer isso?" Eu estava l? jogando, de bobeira... Mas ? gostoso e fora isso tem o lado do reconhecimento, aparecem algumas oportunidades de trabalho, ent?o pra mim eu n?o tenho do que me arrepender de nada...


JF Service - E daqui pra frente? As propostas novas surgiram? Quais s?o seus planos? Vai casar, vai posar pra alguma revista feminina?

JF Service - Eu falei que casaria se eu ganhasse, isso est? l? gravado... Inicialmente eu vou me concentrar na minha profiss?o. J? pintaram algumas ofertas, mas se aparecerem propostas diferentes, de aparecer numa festa, se n?o for atrapalhar a minha profiss?o eu vou com o maior prazer. Est?o surgindo uns convites, eu nunca tinha pensado nisso, mas eu topo sem d?vida. S? n?o vou deixar a massoterapia de lado pra depois n?o ter aquela sensa??o de tempo perdido. A minha namorada est? cuidando do meu telefone l? em S?o Paulo. Ela me ligou ontem dizendo que recebi uma proposta pra posar para uma revista, mas ela j? dispensou de cara. Depois essa mesma pessoa ligou de novo, dizendo que era meu amigo, ele est? entrando em contato, mas ? l?gico que eu n?o vou aceitar, se eles quiserem me pagar um milh?o e meio a? eu posso pensar...


JF Service - Voc? sempre foi colocado como o estrategista, o jogador e voc? mesmo fez quest?o de deixar isso claro. Isso n?o atrapalhou um pouco o seu relacionamento com os outros participantes do programa?

Jean Massumi - As pessoas perceberam que eu estava jogando e eu deixei isso bem claro. N?o existia nenhuma rusga, nenhuma quest?o pessoal, tudo era em fun??o do jogo, um jogo premia uma pessoa s?. Ent?o, por mais que eu fosse seu amigo, dentro da casa chega uma hora em que voc? vai me mandar pro pared?o pra voc? n?o ir ou eu vou te mandar pro pared?o pra eu n?o ir. Isso faz parte do jogo, ? inevit?vel. E as pessoas l? dentro perceberam isso. Inclusive, a pessoa que mais tinha motivos pra ficar com algum tipo de ressentimento em rela??o a mim era o Dhomini e a gente j? conversou depois da casa, agora a gente tem uma amizade legal. Ele ? uma pessoa muito boa, uma pessoa super am?vel, a gente se encontra direto. N?o ficou nenhum tipo de ressentimento com ningu?m. A gente est? fora da casa e agora ? s? pensar em amizade. L? dentro n?o dava pela quest?o do jogo.


JF Service - Ficou alguma m?goa, algum ressentimento em rela??o a algum dos participantes?

Jean Massumi - N?o ficou m?goa de ningu?m. Essa foi a vantagem de adotar a postura que eu adotei. Se voc? fala que ? meu amigo, voc? est? l? na casa comigo, e eu coloco voc? no pared?o, se voc? interpretar s? por esse lado, sem perceber que tudo n?o passa de um jogo, vai ficar um clima ruim. "P?, o cara ? meu amigo e me mandou pro pared?o". Por isso eu deixei bem claro desde o come?o "Eu estou jogando mesmo e amizade come?a depois que acabar o programa". L? dentro era imposs?vel porque havia um pr?mio em jogo e um pr?mio individual. Pra mim n?o ficou m?goa de ningu?m, eu tive um bel?ssimo relacionamento com todos depois que sa?mos da casa. O pr?prio Dhomini ainda dentro da casa falou que n?o tinha nenhum ressentimento e foi sincero. Quando a gente se encontrou pela primeira vez depois que a gente saiu da casa, a gente se abra?ou, a gente pediu desculpas um para o outro, foi at? meio comovente e ali n?o tinha c?mera, n?o tinha nada, ningu?m estava atuando. Ele estava demonstrando o que ele estava sentindo mesmo o que mostra que eu tamb?m consegui passar que eu estava jogando e que n?o era nada pessoal.


JF Service - Com qual participante voc? mais se identificou? Parece que dentro da casa surgiu uma amizade entre voc? o Harry...

Jean Massumi - Sem d?vida eu me identifiquei bastante com o Harry e se bobear ele aparece por aqui. Ele mora em Teres?polis e ele me falou "quando voc? for pra Juiz de Fora, voc? me d? um toque". Quem sabe ele n?o aparece por aqui por esses dias? A fama de Juiz de Fora j? est? conhecida no Brasil inteiro. Em rela??o ?s amizades, tem tamb?m o ?lan, o Em?lio e a Juliana. A ?nica que ficou meio receosa foi a Elane. Depois que ela saiu da casa, ela ficou um pouco distante. Eu at? cheguei a conversar com a fam?lia dela pra explicar que eu estava jogando e eles n?o poderiam interpretar a minhas atitudes como trai??o. Eu a considero demais, acho que ela precisa muito desse dinheiro, mas n?o ? por isso que eu vou admirar a postura dela no jogo.


JF Service - Qual foi a experi?ncia que mais marcou dentro da casa?

Jean Massumi - O carnaval foi uma das experi?ncias que mais me marcaram. Foi uma experi?ncia que eu n?o vou esquecer jamais. Vou contar essa hist?ria para os meus netos e bisnetos se eu viver at? l?. Eu e a Vivi sa?mos da casa, entramos em um carro fechado, n?s n?o v?amos nada que estava do lado de fora, n?o pod?amos conversar com o cinegrafista e ent?o a gente chega l?. E a gente estava na casa h? um m?s e meio, sem ver ningu?m e, de repente a gente v? uma multid?o... A? a gente foi pro camarote, eu vi umas pessoas acenando e pensei "Ser? que ? pra mim?". A? eu acenei e as pessoas me respondiam. Eu mostrei pra Vivi e falei "Faz pra voc? ver, ? verdade" e a? a galera toda dando tchau. E quando a gente foi pro carro, n?o d? nem pra contar. Quando voc? entra na avenida as pessoas come?am a tirar foto e foi t?o r?pido e eu com medo de demorar muito e quando acabou eu pensei "J? acabou?". Foi uma coisa inenarr?vel...


JF Service - O que mudou na sua vida depois de ter vivido a experi?ncia de um BBB3? D? pra andar na rua tranq?ilo?

Jean Massumi - Mudou tudo. "O que era minha vida?". Minha vida era: eu sa?a de casa, ia trabalhar, de casa pro trabalho, do trabalho ?s vezes ia jantar fora. Essa era a minha vida que at? agora n?o consegui recuperar. N?o consegui trabalhar, n?o consegui ir pra S?o Paulo, desde que eu sa? da casa, eu estou no Rio e eu vim pra c? porque a minha m?e me seq?estrou. E eu sa? da casa onde eu estava l? jogando e agora eu fiquei famoso. Ontem eu estava andando pelo Cal?ad?o, as pessoas olhavam assustadas, ningu?m chegava perto, achei at? que a minha popularidade estava em baixa. At? que parou uma menina e a?, de repente, juntou uma multid?o e eu fiquei mais de meia hora dando aut?grafo. As pessoas vem falar comigo como se eu fosse amigo ?ntimo, ? engra?ado. Nesse jogo n?s n?o somos atores, alguns atuaram l?, mas n?o s?o profissionais, a gente vive l? a vida comum que todo mundo vive e as pessoas t?m acesso a isso e escutam a gente falando dos nossos problemas, afli?es, decep?es, alegrias e t?m a impress?o de nos conhecerem h? muito tempo. E v?m falar comigo, na maior intimidade, a? a gente conversa... Os participantes do Big Brother, pelo fato de n?o terem uma aura de celebridade que um ator tem, s?o pessoas comuns, reais, vivendo a vida delas como todo mundo. Ent?o as pessoas se identificam, "P?, esse cara ? igual a mim". O ass?dio ? at? maior por causa disso.


JF Service - O que voc? tirou de mais positivo da viv?ncia do Big Brother Brasil?

Jean Massumi - Todos os problemas entre as pessoas se devem ? falta de comunica??o e a uma m? interpreta??o. Se voc? consegue superar isso, se voc? consegue enxergar o outro lado da moeda, se voc? se colocar no lugar do outro sempre, eu acredito que 98% dos problemas entre as pessoas conseguem ser resolvidos. Isso foi muito importante pra mim. A gente sabe disso, mas nunca coloca em pr?tica e l? voc? tem que colocar em pr?tica at? por uma quest?o do pr?prio jogo.


Imprima tamb?m o aut?grafo do Jean!

Confira as fotos do Big Brother dentro da Casa
Fotos retiradas do site do Big Brother Brasil
Clique nas fotos abaixo para ver a imagem ampliada