Quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018, atualizada às 13h12

Fiocruz esclarece que mutações no vírus da febre amarela não altera eficácia da vacina

Da redação

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) emitiu uma nota em relação às mensagens que têm circulado nas mídias sociais sobre mutações no vírus da febre amarela. Segundo a instituição, a mensagem é falsa.

A entidade, de fato, fez uma investigação que verificou mudanças genéticas no vírus, mas garante que a vacina é efetiva.

"No contexto da missão de investigar temas científicos relevantes para a saúde pública brasileira, a Fiocruz realizou, em 2017, um estudo para acompanhar possíveis mudanças genéticas no vírus da febre amarela em circulação no país. Como resultado dessa análise, foram identificadas mutações no vírus".

A própria comunicação realizada originalmente pela Fiocruz em 2017 já indicava textualmente que: "sobre um possível impacto para a vacina disponível, os pesquisadores explicam que o imunizante adotado atualmente protege contra genótipos diferentes do vírus, incluindo o sul americano e o africano. Além disso, as alterações detectadas no estudo não afetam as proteínas do envelope do vírus, que são centrais para o funcionamento da vacina".


ACESSA.com - Fiocruz esclarece que muta?es no v?rus da febre amarela n?o altera efic?cia da