Com recorde de bares participantes, Comida di Buteco começa nesta sexta em Juiz de Fora

Após tema livre em 2016, estabelecimentos voltam a criar pratos baseados em um ingrediente

Lucas Soares
Repórter
12/04/2017

Os "botequeiros" de Juiz de Fora têm um compromisso marcado a partir da próxima sexta-feira, 14 de abril, quando começa a sétima temporada do Comida di Buteco - concurso gastronômico voltado para botecos espontâneos e tradicionais, ou seja, aqueles lugares em que o dono está sempre à frente do negócio, não pertencendo a redes ou franquias.

Em 2017, 20 bares de Juiz de Fora vão participar da competição, sendo cinco a mais do que em 2016. A competição termina no dia 7 de maio. Estreiam no concurso Lucas Bar, Clube da Esquina, Bar do Buneco, Bar da Fábrica, Canto da Mata e Choupana. O Bar do Bode retorna após alguns anos sem participar. "A gente vinha procurando aumentar o número de botecos, esse ano conseguimos. Outra novidade é que voltamos a ter um ingrediente como tema, que é o cereal. Mas tem de tudo: carne, peixe, bolinho, farofa, até whisky", explica o produtor local do concurso, Toninho Simão.

Assim como em outros anos, os pratos participantes do concurso chegam com um preço teto. Em 2017, não poderão custar mais de R$ 25,90. "Para votar, após o consumo do prato, o bar vai ceder uma cédula. A apuração será feita pela Vox Populi. Os critérios que serão levados em consideração serão atendimento, higiene, temperatura da bebida e o petisco, que terá 70% do peso dos votos", completa Simão. A média entre os quesitos avaliados garante o resultado da premiação, com notas de 1 a 10. O voto do júri vale 50% e do público 50%.

Assim como ocorreu em 2016, ao fim da votação, o melhor boteco de Juiz de Fora vai participar de outro concurso, para eleger o melhor do Brasil. Uma comissão de jurados vai visitar os campeões de cada cidade em junho para eleger o melhor dos melhores em cada uma das 20 cidades que participam do concurso em âmbito nacional.

Confira, abaixo, todos os 20 pratos participantes.

Caminho da Roça, Rua Espirito Santo,738 - Centro Canto da Mata, Rua Detetive Agapito Marques, 185 - Recanto Dos Lagos Choupana, Rua Barão De Ibertioga, 110 - Mariano Procópio Clube da Esquina, Rua Ibitiguaia, 102 - Santa Luiza Bar da Fábrica, Av. Getúlio Vargas,200 - Loja Bar Dias, Rua Luiz Rocha, N° 02 - Eldorado Bar do Abílio, Rua Fonseca Hermes,180 - Bairro Centro Bar do Antônio - Talismã, Rua José Lourenço, 1262 - São Pedro Bar do Bené, Rua Honório Antônio Da Silva, 465 - São Pedro Bar do Bode, Rua Nazira Mattan De Freitas, 384 - Monte Castelo Bar do Brejo, Rua Sebastião Garcia, 933 - Benfica Bar do Chinelato, Av. Presidente Costa E Silva,1961 Bairro São Pedro Empório do Sabor, Rua Henrique De Novais,166 - Bairro De Lourdes Bar do Torresmo, Av. Darcy Vargas,31 - Ipiranga Bar do Totonho, Rua Carlos Alberto De Pinho, Nº 50 Bar do Buneco, Rua João Do Rio, 9 - Manoel Honório Lucas Bar, Rua Dos Guararapes,630 - Benfica Bar do Luiz, Av.Eugenio Do Nascimento,240 - Bairro Aeroporto Petisco e Cia, Av. Brasil,8115 - Mariano Procópio Estação Persa, Rua Paracatu, 243 - Santa Terezinha
Fotos: Divulgação/Jr. Faria

ACESSA.com - Com recorde de bares participantes, Comida di Buteco come?a nesta sexta em JF