Quarta-feira, 05 de março de 2008, atualizada às 17h17

Fiscais iniciam Operação Páscoa Feliz para orientar comerciantes e auxiliar consumidores na compra de produtos típicos

Priscila Magalhães
Repórter

Fiscais da Secretaria de Política Urbana (SPU) e do Procon começaram a Operação Páscoa Feliz, nesta terça-feira, 04 de março. A intenção é orientar e fiscalizar estabelecimentos comerciais que vendem produtos típicos desta época para evitar que os consumidores comprem produtos em más condições.

A Operação vai acontecer em fases, sendo o treinamento dos fiscais, a orientação aos comerciantes, a fiscalização e o reforço. Atualmente, os fiscais estão fazendo a orientação aos estabelecimentos. A chefe do Departamento de Fiscalização de Posturas Municipais, Rita de Cássia Guedes, diz que são 22 fiscais trabalhando em toda a cidade ao mesmo tempo.

"Na semana que vem vamos começar com a fase coercitiva, em que os estabelecimentos terão suas mercadorias recolhidas em caso de estarem mal acondicionadas. A multa é de, no mínimo, R$ 1.800", ressalta ela. Os alimentos apreendidos vão direto para o aterro sanitário.

O fiscal de posturas do Procon, Vinícius Passarini, diz que é preciso ter atenção aos chocolates e aos pescados antes de comprá-los.

Veja as dicas do fiscal de posturas
  • Fique atento a informações contidas na embalagem dos ovos. Se ele vier com brindes, observe se é adequado para a faixa etária da criança. Tenha atenção também à sua composição e ao selo do Inmetro.
  • Preste atenção à data de validade dos chocolates.
  • Verifique se os ovos estão inteiros.
  • Observe as informações básicas da embalagem, como se os ovos são diet ou light.
  • Com os pescados, olhe se eles estão com a textura, coloração e elasticidade natural da pele. Se você tocar no peixe e a carne não voltar ao lugar, ele não deve ser consumido.
  • O odor de maresia para os peixes é normal, o que não pode acontecer é um cheiro muito forte, o que significa que eles não estão em estado ideal para o consumo.
  • Além disso, é importante observar as condições de higiene do local onde os produtos estão sendo vendidos.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.