As 46 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) prosseguem até sexta-feira, dia 7, com a imunização exclusiva contra a Influenza, além da vacinação de rotina. A aplicação acontece das 8h às 11h e das 13h às 16h. A imunização está sendo realizada também no Departamento de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (DSMCA), das 8h às 14h. Esta é a 23ª campanha contra a doença. O imunizante não é indicado para menores de 6 meses e pessoas com histórico de alergia grave a ovo. 

A vacinação será realizada em etapas e alguns grupos terão prioridades. O público da fase atual é integrado por crianças menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias anos), gestantes e puérperas. Os pais são recomendados a levar o cartão de vacina das crianças. Os profissionais de saúde das redes pública e privada da saúde, que atuam na linha de frente da assistência contra doenças respiratórias, também estão sendo vacinados nesta primeira etapa. Eles são atendidos em seus locais de trabalho e UBSs.

Idosos com mais de 60 anos e professores da rede pública e privada começam a ser vacinados a partir do dia 11 de maio. Já profissionais das Forças Armadas e de Segurança e Salvamento, pessoas com comorbidades (com indicação médica) e caminhoneiros serão atendidos a partir de 9 de junho.

A vacina oferecida é a trivalente, capaz de proteger contra os três principais tipos do vírus em circulação: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. A imunização previne complicações decorrentes da doença, óbitos e suas consequências sobre os serviços de saúde, além de minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.

Calendário de aplicação da vacina

Entre os dias 12 de abril a 10 de maio:
Crianças menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias anos): vacinação do Departamento da Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Nas UBSs, o atendimento será das 8h às 11h e das 13h às 16h.

Gestantes e puérperas: vacinação do Departamento da Saúde da Mulher, Criança e Adolescennte, de segunda a sexta das 8h às 14h. Nas UBSs, o atendimento será das 8h às 11h e das 13h às 16h.

Trabalhadores da Saúde que atuam na linha de frente da assistência à saúde contra doenças respiratórias: em seus locais de trabalho, e nas UBSs o atendimento será das 8h às 11h e das 13h às 16h.

Na segunda etapa, entre os dias 11 de maio a 8 de junho:
Idosos com mais de 60 anos e professores da rede pública e privada: vacinação nas UBSs das 8h às 11h e das 13h às 16h.

Na terceira e última etapa, entre os dias 9 de junho a 9 de julho:
Pessoas com comorbidades (com indicação médica), caminhoneiros, Forças Armadas e de Segurança e Salvamento: vacinação nas UBSs das 8h ás 11h e das 13h às 16h.

ACESSA.com - UBSs seguem vacinando exclusivamente contra influenza at? esta sexta, dia 7