Quarta-feira, 31 de julho de 2008, atualizada ?s 16h11

Justi?a Eleitoral convoca mais de quatro mil mes?rios para trabalhar nas elei?es municipais



Daniele Gruppi
Rep?rter

A Justi?a Eleitoral est? convocando os mes?rios para trabalhar nas elei?es municipais. Em Juiz de Fora, s?o aproximadamente quatro mil trezentos mes?rios, sendo quatro para cada se??o eleitoral.

Quem foi notificado tem o direito de se ausentar do emprego pelo dobro dos dias trabalhados, sem perda de nenhum benef?cios. Os interessados que n?o foram convocados podem se inscrever na Justi?a Eleitoral.

Segundo o chefe do cart?rio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MG) de Juiz de Fora, Andr? Luiz Faria Carvalho, os volunt?rios cobrem aquelas pessoas que n?o podem trabalhar e apresentam justificativa.

Se os convocados n?o puderem, devem informar a sua zona eleitoral no prazo de cinco dias, a partir do recebimento da convoca??o. De 10 a 18 de setembro acontecem a prepara??o dos mes?rios para o dia das elei?es. Eles s?o orientados para receber o eleitor, conferir e recolher sua assinatura e ainda liberar a urna eletr?nica.

Urnas eletr?nicas

Conforme o cronograma do Tribuna Regional Eleitoral, mais de mil e cem urnas eletr?nicas devem chegar em Juiz de Fora entre os dias 26 e 28 de agosto. Carvalho afirma que elas vir?o de Belo Horizonte e devem ficar at? a v?spera das elei?es no 27? Batalh?o da Pol?cia Militar (PM), que fica na Zona Norte da cidade.

Policiais Militares v?o pernoitar nas se?es eleitorais zelando pela sua seguran?a at? que os mes?rios cheguem. Na ?ltima ter?a-feira, dia 12 de agosto, a PM se reuniu com os chefes dos cart?rios das Zonas Eleitorais , onde cada chefe apresentou as necessidades de policiamento em cada Zona Eleitoral. As urnas permanecem na cidade para o segundo turno, se houver.