Segunda-feira, 15 de dezembro de 2008, atualizada ?s 18h08

Procon alerta que o consumidor n?o deve deixar de pagar suas contas em fun??o do atraso do boleto



Priscila Magalh?es
Rep?rter
Madalena Fernandes
Revis?o

Segundo a assessoria de imprensa dos Correios, h? um aumento no volume de correspond?ncias no final de ano, o que pode causar atrasos na distribui??o. Os consumidores que, por qualquer motivo, n?o receberem seus boletos devem procurar outras formas para efetuar o pagamento.

A supervisora de atendimento do Procon de Juiz de Fora, a advogada Roberta Lade, afirma que n?o ? correto alegar que a conta n?o foi paga porque a cobran?a n?o chegou no endere?o. "O consumidor ? sabedor. Ele tem consci?ncia das suas d?vidas e, sendo assim, deve procurar outros meios de quit?-las", explica.

A orienta??o da advogada ? que o consumidor entre em contato com o credor. "Ele pode pedir uma segunda via, uma conta para dep?sito e at? o c?digo de barras do boleto." O importante ? que esse contato seja feito, pois ? a garantia de que o devedor procurou um meio para quitar a d?vida antes de seu vencimento. "Se a empresa dificultar ou negar uma solu??o, o consumidor tem a chance de recorrer, pedindo para que os juros e a multa n?o sejam pagos."

Se houver dificuldade em negociar com a empresa, a advogada recomenda que o consumidor acione o Procon. "Vamos registrar a reclama??o e tentar um contato com o credor", acrescenta.