Segunda-feira, 15 de dezembro de 2008, atualizada às 18h08

Procon alerta que o consumidor não deve deixar de pagar suas contas em função do atraso do boleto



Priscila Magalhães
Repórter
Madalena Fernandes
Revisão

Segundo a assessoria de imprensa dos Correios, há um aumento no volume de correspondências no final de ano, o que pode causar atrasos na distribuição. Os consumidores que, por qualquer motivo, não receberem seus boletos devem procurar outras formas para efetuar o pagamento.

A supervisora de atendimento do Procon de Juiz de Fora, a advogada Roberta Lade, afirma que não é correto alegar que a conta não foi paga porque a cobrança não chegou no endereço. "O consumidor é sabedor. Ele tem consciência das suas dívidas e, sendo assim, deve procurar outros meios de quitá-las", explica.

A orientação da advogada é que o consumidor entre em contato com o credor. "Ele pode pedir uma segunda via, uma conta para depósito e até o código de barras do boleto." O importante é que esse contato seja feito, pois é a garantia de que o devedor procurou um meio para quitar a dívida antes de seu vencimento. "Se a empresa dificultar ou negar uma solução, o consumidor tem a chance de recorrer, pedindo para que os juros e a multa não sejam pagos."

Se houver dificuldade em negociar com a empresa, a advogada recomenda que o consumidor acione o Procon. "Vamos registrar a reclamação e tentar um contato com o credor", acrescenta.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.