Segunda-feira, 5 de janeiro de 2009, atualizada ?s 17h40

Conta-sal?rio vai estimular a concorr?ncia entre os bancos, diz economista


Daniele Gruppi
Rep?rter

A nova conta-sal?rio, livre de taxa ou imposto, j? est? em vigor para os trabalhadores da iniciativa privada. Com isso, n?o ser?o mais obrigados a ter conta-corrente no banco indicado pelo patr?o para receber o pagamento.

A medida foi editada pelo Banco Central em 2006. A primeira fase de implementa??o da norma entrou em vigor em abril de 2007, mas s? atingiu empresas que fecharam contratos com bancos para pagamento da folha antes de 5 de setembro de 2006, data da resolu??o do Banco Central. Os servidores p?blicos ter?o que esperar mais pelo direito. Para eles, a medida s? entra em vigor a partir de 2012.

Pelas regras, o vencimento ser? depositado numa conta-sal?rio, em um banco escolhido pelo patr?o. E o trabalhador poder? resgatar ou mesmo transferir o dinheiro para o banco de sua escolha, sem custos.

A conta-sal?rio n?o tem taxa de manuten??o, nem de emiss?o de cart?o de d?bito. O trabalhador t?m direito at? cinco saques e duas consultas mensais ao saldo e dois extratos contendo a movimenta??o dos ?ltimos 30 dias. No entanto, o cliente fica sem direito a obter tal?o de cheques, sem a possibilidade de realizar aplica?es financeiras e n?o pode receber outros dep?sitos al?m do sal?rio.

O economista Evandro Camargos afirma que uma das vantagens da medida ? dar ao consumidor o direito de escolher o banco que oferece as melhores condi?es, al?m de estimular a concorr?ncia entre os estabelecimentos. "A concorr?ncia beneficia o consumidor em todos os setores."

Para a supervisora de atendimento do Procon/JF, Roberta Lade, as regras podem diminuir o n?mero de reclama?es em rela??o ?s tarifas de manuten??o de conta. Outra vantagem ressaltada ? a economia que os consumidores far?o j? que v?o deixar de pagar as taxas. O dinheiro poder? ser poupado ou revertido para o consumo.