Sexta-feira, 16 de janeiro de 2009, atualizada às 12h40

Quase 10 mil já se beneficiam da portabilidade numérica nas cidades com código 32


Priscila Magalhães
Repórter
Madalena Fernandes
Revisão

Desde que a portabilidade numérica entrou em vigor nas 122 cidades com código DDD 32, em 3 de novembro de 2008, 4.254 pedidos foram concluídos pelas operadoras, sendo 918 para a telefonia fixa e 3.336 para móvel. Os dados são da Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom), atualizados na última terça-feira, 13 de janeiro.

Além destes números, há outros 5.540 pedidos de portabilidade ainda não concluídos na região com código 32. Assim como as solicitações já finalizadas, a maior parte das que estão em andamento também são para telefonia móvel, com 4.481 pedidos. Para telefones fixos são 1.059.

Entre pedidos concluídos e em andamento são 9.794 beneficiados com a portabilidade. As solicitações para mudança de operadora na telefonia fixa representam 0,51% do total de assinantes na área 32, que, até o dia 19 de dezembro, era de 386.877. Já as solicitações para mudança na telefonia móvel representam 0,54% do total de 1.441.890 usuários.

A gerente de uma loja de celulares, Marcella Toledo, conta que, diariamente, três clientes solicitam a mudança, e que eles procuram promoções. Segundo ela, não há dificuldades no processo. Entretanto, os usuários precisam ter atenção aos dados cadastrais. "Nome, documentação e endereço devem ser os mesmos usados na operadora de origem."

A mudança deve ser solicitada na operadora de destino. Marcella explica que o cliente já sai da loja com um chip novo que estará funcionando em cinco dias. A ABR Telecom orienta que, mesmo após a solicitação de troca de operadora, o usuário ainda tem dois dias úteis para desistir e comunicar a decisão à operadora para a qual havia pedido para migrar.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.