Ter?a-feira, 27 de janeiro de 2009, atualizada ?s 12 h

Material escolar apresenta varia??o de quase 400% nas papelarias de JF


Patr?cia Rossini
*Colabora??o
Madalena Fernandes
Revis?o

Na hora de comprar o material escolar, o consumidor juizforano pode encontrar uma diferen?a de pre?os de quase 400% em alguns itens, conforme pesquisa realizada pelo Procon/JF. O levantamento, feito em oito papelarias da cidade, avaliou o pre?o de 27 produtos da lista de material. Dentre eles, seis apresentaram varia??o menor do que 100%.

O superintendente do Procon, Eduardo Schroder destaca a import?ncia da pesquisa de pre?os para garantir a economia. "O consumidor n?o deve comprar por impulso. Na pesquisa, ficou constatada a grande varia??o nos pre?os. No total da lista, por exemplo, a diferen?a chega a 133,99%."

Apesar de a pesquisa considerar a finalidade de cada produto e n?o a qualidade, Schroder afirma que este ponto deve ser levado em conta pelos pais. "N?o temos como pesquisar a qualidade, pois existem diversas marcas. Mesmo assim, os pais devem ficar atentos na hora da compra", recomenda.

Os juizforanos est?o antenados aos pre?os. Todas as pessoas abordadas pelo Portal ACESSA.com no centro da cidade disseram que pesquisam v?rios estabelecimentos em busca do menor pre?o. A dona de casa Neuza Gomes chega a passar o dia todo na rua para tentar economizar na lista de material. "Antes de comprar, tem que pesquisar. Eu j? encontrei diferen?a de metade do pre?o entre uma loja e outra", alega.

Outra dica do Procon, segundo o superintendente, ? negociar o tipo de pagamento para obter vantagens. "?s vezes, o desconto dado ao pagamento ? vista compensa e o consumidor n?o precisa pesquisar tanto. As lojas costumam ser flex?veis na hora da negocia??o."

A balconista Andr?a Teixeira (foto ao lado) precisa comprar material para o terceiro e o quinto ano do ensino fundamental. Ela declara que mesmo quando a diferen?a de pre?os n?o ? grande, pede descontos e compra ? vista para conseguir o melhor neg?cio.

A mesma situa??o ? percebida pelo funcion?rio p?blico estadual Ramon Amoroso Lima, que acredita que a pesquisa de pre?os deve ser praticada em todas as situa?es. "Vim comprar o material do meu filho de 7 anos e, apesar do pre?o das lojas ser parecido, encontrei diferen?a no desconto. Algumas papelarias estavam fazendo 12% ? vista, e eu consegui comprar com 15%", comemora.

Quem tem d?vidas ou reclama?es deve procurar o Procon, que fica na avenida Independ?ncia, 992. O telefone ? 3690-8439.

*Patr?cia Rossini ? estudante de Comunica??o na UFJF