Terça-feira, 2 de março de 2010, atualizada às 17h

Mulheres podem requerer emissão e regularização gratuitas de CPF nas agências da Caixa Econômica

Da Redação

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Caixa Econômica Federal oferece a emissão e regularização gratuitas de CPF para o público feminino. A ação será realizada de 8 a 12 de março em todas as agências do banco.

As mulheres maiores de 16 anos devem levar apenas um documento de identificação que contenha filiação e data de nascimento (como a carteira de identidade ou a certidão de nascimento). Para as mulheres entre 18 e 69 anos, também é necessário apresentar o Título de Eleitor ou documento de dispensa de alistamento eleitoral.

Quem não tiver 16 anos, pode ser representado por um dos pais ou responsável. Neste caso, o representante deve portar certidão de nascimento ou documento que contenha filiação e data de nascimento da criança ou do adolescente, além de documento de identificação e CPF próprios e, se for o caso, documento que comprove a tutela, curatela, guarda ou procuração.

Sem o CPF, os cidadãos não podem exercer alguns direitos, como abrir contas bancárias e ser titular de programas sociais. Atualmente, a emissão do documento custa R$ 5,50 e pode ser feita nas agências da Caixa Econômica, do Banco do Brasil e da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).

Os textos são revisados por Madalena Fernandes