Mais autonomia nos servi?os de internet ACESSA.com est? no seleto grupo de empresas brasileiras autorizadas a ter rede aut?noma, livre das panes que paralisam o funcionamento da internet

Ludmila Gusman
Editora Geral
06/12/2007

A ACESSA.com passa a fazer parte de um n?mero restrito de empresas de telecomunica?es brasileiras autorizadas pelo Centro de Informa?es sobre a Rede da Am?rica Latina (Lacnic - do ingl?s Latin American Network Information Center) a possuir o registro para opera??o AS (Autonomous System).

A autoriza??o permite ? empresa juizforana ter sua pr?pria faixa de endere?os IP e, dessa forma, garantir disponibilidade de 100% para seu acesso ? internet, oferecendo ao usu?rio um servi?o de qualidade, sem depender de apenas um backbone de internet. "Na pr?tica, isso significa que os usu?rios que acessam a internet pela nossa rede n?o ter?o mais seus servi?os interrompidos quando uma ou outra operadora apresentar falha. O m?ximo que pode acontecer ? voc? n?o conseguir acessar o link da operadora que apresentou falha de funcionamento, mas continuar? com acesso para as outras redes da internet", explica o diretor da ACESSA.com, Marcio Faria.

Com essa autonomia, os usu?rios ACESSA.com est?o livres, por exemplo, de panes como aquelas que j? ocorreram em Juiz de Fora, em 2006, quando v?rias empresas tiveram seus trabalhos interrompidos em fun??o da queda no link da Embratel, gerando not?cia de repercuss?o nacional, tamanho foi o transtorno causado nos neg?cios e no dia-a-dia das pessoas. "Agora, com autonomia, podemos garantir ainda mais a nossa qualidade e de nossos servi?os de telecomunica?es, pois h? muito tempo deixamos de ser um simples provedor de acesso ? internet, para agregar mais recursos e servi?os ? nossa rede, entre eles o de voz, atrav?s do VoIP", completa Marcio.

Uma das principais vantagens desta iniciativa ? a de que a ACESSA.com estar? ligada a pelo menos tr?s redes distintas, conseguindo ?ndice de disponibilidade de servi?o de 100%. "A queda de uma operadora n?o mais paralisar? nossa opera??o, que sempre estar? dispon?vel atrav?s dos demais canais de acesso que temos com outras redes internet, inclusive no exterior", explica Marcio.


Antes, a ACESSA.com fazia parte da rede das operadoras, sendo portanto sujeita ao fornecimento do link delas. Se acontecesse algum pane neste link os acessos caiam, sem ter como a ACESSA fazer nada a n?o ser aguardar o reestabelecimento deste link. Agora, as operadoras deixam de ser fornecedoras para se tornarem apenas um meio de passagem. A ACESSA.com passa a contar com o seu pr?prio n?mero de IP e, com isso, estar ligada a mais redes, garantindo 100% a disponilidade do servi?o de internet. (Veja na imagem acima)


Autoriza??o do registro
A concess?o do registro para opera??o AS s? pode ser feita ap?s uma an?lise criteriosa da complexidade da rede do provedor de servi?os. Por possuir uma rede pr?pria, complexa e ter a aprova??o do Centro de Informa?es sobre a Rede da Am?rica Latina (Lacnic) para receber o registro, a ACESSA.com equipara-se ?s grandes empresas do pa?s, que tamb?m realizam a opera??o aut?noma na rede. No Brasil, segundo informa?es da Lacnic, somente 300 empresas t?m essa autoriza??o. No mundo, este n?mero chega a dez mil.

"Isso ? motivo de satisfa??o para nossos clientes, principalmente os corporativos, que n?o v?o mais precisar se preocupar com as quedas de acesso que atrapalham suas opera?es. Na regi?o, ningu?m mais possui AS e no Estado s?o pouquiss?mas as empresas que possuem essa autonomia. N?s saimos na frente e nossos clientes podem se orgulhar de serem atendidos por uma rede de alta confiabilidade", ressalta Marcio.

Novos projetos e ?ltimos ajustes
O servi?o j? est? funcionando na pr?tica, mas a equipe ACESSA est? fazendo os ?ltimos ajustes. "? poss?vel que ocorra alguns momentos de lentid?o, devido ?s configura?es de an?ncio de rotas. Nossa expectativa ? de que as conclus?es ocorram ainda durante o m?s de dezembro", alerta o diretor t?cnico da empresa, S?rgio Guimar?es.

Segundo ele, a ACESSA.com destaca-se por ser uma empresa que j? est? pensando ? frente para trazer o melhor para o usu?rio. J? no pr?ximo ano novos projetos est?o em andamento, entre eles a cria??o de um Ponto de Troca de Tr?fego (PTT), em Juiz de Fora. "J? entramos em contato com a prefeitura, faculdades e grandes empresas da cidade para a elabora??o deste projeto. Escolhemos um ponto em Juiz de Fora em que todos estivessem ligados, sendo poss?vel criar na cidade uma grande rede de acesso", adianta.

S?rgio ressalta tamb?m que entre as etapas seguintes ? obten??o da opera??o AS, est?o as pesquisas para a implanta??o na rede da ACESSA do IP vers?o 6 (IPv6), a vers?o mais recente do Protocolo da Internet. As grandes redes do mundo j? se preparam para a implanta??o do novo protocolo, visto que o padr?o anterior, o IPv4, s? suporta cerca de quatro bilh?es de endere?os, enquanto que o IPv6 suporta cerca de 340.282.366.920.938.463.463.374.607.431.768.211.456 endere?os. Do ponto de vista do tamanho ? como se compar?ssemos um telefone celular (IPv4) com o mundo (IPv6).

"A id?ia hoje ? que tudo possa ter o seu endere?o na internet, tudo voc? poder? controlar atrav?s de um n?mero de IP. A mudan?a ? uma revolu??o e estaremos iniciando essa implanta??o na ACESSA.com, a partir de mar?o de 2008", diz.

Os primeiros servi?os a receberem a nova configura??o ser?o os servidores de nomes (DNS) e os servi?os de www, posteriormente algumas conex?es espec?ficas dos usu?rios receber?o o novo recurso. "? bom observar que os dois protocolos (IPv4 e IPv6) est?o trabalhando simultaneamente. H? muito servi?o na internet que ainda ? restrito ao IPv4 e, por essa raz?o, que o ICANN - respons?vel pela coordena??o global do sistema de identificadores exclusivos da Internet - estima o fim de aloca?es do IPv4 em 2013", explica S?rgio.


Se voc? ? usu?rio ACESSA.com e tem outras d?vidas sobre este assunto, envie um email para suporte@acessa.com ou entre em contato pelo telefone: 2101-2000, todos os dias, inclusive s?bados, domingos e feriados no hor?rio de 8h ?s 0h.