• Assinantes
  • Autenticação
  • Seus Direitos
    Terça-feira, 10 de janeiro de 2012, atualizada às 18h29

    Preço da lista de materiais escolares em JF apresenta diferença de 42%

    Da Redação
    papelaria

    O percentual de diferença de preço final na lista de materiais escolares, considerando os maiores e os menores valores é de aproximadamente 42%, segundo a pesquisa anual realizada pela Agência de Proteção e Defesa do Consumidor de Juiz de Fora (Procon/JF).

    O objetivo do levantamento é alertar o consumidor para a variação de preço dos principais itens solicitados pelas escolas e para a necessidade de pesquisar antes de comprar.

    Variações expressivas revelam que visitar o maior número de estabelecimentos resulta em economia. O apontador simples, por exemplo, pode variar ate 2.487% entre as lojas. Outros itens essenciais também variaram bastante, como a caneta hidrocor (708%), o caderno de caligrafia (664%) e o grafite 0,5 (526%).

    A pesquisa também alerta para a importância da informação, qualidade e análise da real necessidade de cada item (veja a tabela).

    Veja as dicas do Procon
    • Algumas papelarias vendem no atacado. Combinar com responsáveis de outros alunos de comprar juntos pode ser uma maneira de economizar ainda mais;
    • A escola não pode exigir que o material escolar seja comprado na própria instituição, pois caracteriza "venda casada", proibida pelo artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor. Também não pode determinar as marcas específicas que devem ser usadas. A obrigação da escola é fornecer a lista, para que os responsáveis possam pesquisar e escolher sobre os melhores preços e condições no comércio;
    • É de responsabilidade da escola os materiais de uso coletivo. Por isso, não podem exigir que os alunos comprem de forma individual materiais como giz, grampos, papel higiênico, fitas adesivas e materiais de limpeza;
    • O momento de pagar requer atenção. Observe as formas de parcelamento, se estão embutidos juros ou acréscimos, mas, se possível, opte sempre pelo pagamento à vista, que ainda pode gerar mais descontos. Exija sempre o cupom fiscal, que é a garantia da compra e de seus direitos.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.