Terça-feira, 5 de dezembro de 2017, atualizada às 18h14

Estoque de sangue do Hemominas está com baixa de 25% nos grupos negativos

Angeliza Lopes
Repórter

Com baixa de 25% no banco de sangue em todos os grupos negativos, a Fundação Hemominas de Juiz de Fora alerta para a necessidade de receber doações antes das Festas de Final de Ano. A assistente social do setor de captação, Cláudia Lana, explica que a demanda por sangue aumenta, ao contrário das doações que começam a cair. "Infelizmente, os acidentes nas estradas demandam maior quantidade de sangue, mas o estoque fica com falta, porque as pessoas deixam de doar por causa das festas e viagens", destaca.

Para chamar a atenção e celebrar o Natal, o papai noel passará na sede do Hemominas, que fica na esquina da Rua Barão de Cataguases com a Avenida dos Andradas, no próximo dia 20 de dezembro. A ação começará às 9h. Além do 'bom velhinho', os doadores assíduos serão homenageados durante o evento de 'Diplomação', nesta quinta-feira, 7 de dezembro, no Sport Clube. A assistente social conta que a iniciativa é uma forma de motivá-los a sempre retornarem a Fundação, lembrando que homens podem doar quatro vezes e mulheres três, em um intervalo de 12 meses.

"A festa é apenas para doadores que foram convidados e estão trocando de categoria. As diplomações acontecem da seguinte forma: azul para quem doou 10 vezes, bronze para 15 vezes, prata para 25 vezes, ouro para quem fez 35 doações e diamante para 50 vezes", informa.

Doação

Qualquer pessoa saudável com idade entre 16 e 69 anos e peso acima de 50 kg pode doar sangue. O processo retira cerca de 450 ml de sangue, quantidade que não faz falta ao doador e pode salvar até quatro vidas. No dia da doação, o candidato deve estar alimentado e sem ingerir bebida alcoólica por um período de 24 horas. As doações podem ser feitas de segunda a sexta, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 11h, com senha.

Para doar, basta comparecer ao Hemominas portando qualquer documento original com foto, assinatura e filiação.

ACESSA.com - Estoque de sangue do Hemominas est? com baixa de 25% nos grupos negativos