Quinta-feira, 14 de agosto de 2014, atualizada às 09h37

Convênio garante assistência judiciária gratuita em Juiz de Fora

Um convênio firmado entre a Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/JF) e o Instituto Metodista Granbery oferecerá assistência judiciária gratuita aos cidadãos carentes e àqueles que possuem renda familiar per capita inferior a três salários-mínimos.

De acordo com o órgão, além de oferecer atendimento aos cidadãos carentes, a parceria com o Granbery vai contribuir para a ampliação do serviços realizados. "Os alunos do curso de Direito da instituição vão receber orientações dos professores designados pelo Instituto e o Procon/JF realizará treinamentos para os alunos utilizarem o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec)", explica o superintendente Nilson Ferreira Neto.

Segundo dados do Sindec, de janeiro a 11 de agosto foram atendidos 17.880 consumidores no Procon/JF, número superior ao mesmo período do ano passado, quando foram realizados 16.679 atendimentos.

Durante a formalização do convênio, na última terça-feira, 12 de agosto, a coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica do Granbery, Tatiana Haddad, disse que a ação dará a possibilidade dos alunos vivenciarem novas experiências: "Hoje, a faculdade está mais voltada para os direitos civil, familiar, penal, tributário e previdenciário. Com a parceria, poderemos praticar questões relacionadas aos direitos dos consumidores".

A perspectiva é de que os atendimentos no Granbery tenham início a partir de setembro, após o período de treinamento dos alunos. Caso o consumidor tenha alguma dúvida ou queira registrar reclamação sobre serviços ou produtos, a orientação é procurar o Procon/JF, na Avenida Itamar Franco, 992, Centro. A agência funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Já o horário de atendimento ao público é das 8h30 às 17h30.

Com informações da Prefeitura de Juiz de Fora