Terça-feira, 12 de janeiro de 2010, atualizada às 19h30

Confira as dicas de folia nas cidades históricas de Minas Gerais

Aline Furtado
Repórter

Carnaval é época de festa, alegria e animação. Há quem prefira curtir a Festa do Momo nas ruas das cidades, há quem goste dos desfiles em escolas de samba e há também as pessoas que preferem o carnaval tradicional, de blocos e marchinhas.

Para facilitar a vida de quem ainda não se programou, o portal ACESSA.com levantou informações a respeito do Carnaval nas cidades históricas de Minas Gerais. Estes locais costumam atrair milhares de turistas a cada ano, dispostos a curtir os quatro dias de folia e garantir a agitação. Opções não faltam e elas atendem tanto aqueles que buscam o tradicional quanto quem opta por festas mais agitadas. Confira a programação.

Diamantina

Conhecido como um dos melhores carnavais de rua do Brasil, o Carnaval de Diamantina promete animação aos foliões nas ruas e praças da cidade. A folia fica por conta de batuques e bandas como Bartucada, que se apresenta há mais de trinta anos, e a Bat-Caverna. Além disso, a festa conta com os blocos caricatos, que desfilam pelo centro de Diamantina, arrastando foliões pelas ruas estreitas. Um dos blocos mais tradicionais é o Sapo Seco. Há ainda blocos mais recentes como Pererecas, Onquotô, Valebeijo, 600 ml, Os Cafundó e muitos outros. Na cidade, os sons do samba de raiz e da MPB se misturam com o funk e o axé.

  • A cidade de Diamantina fica a 541 quilômetros de Juiz de Fora.
Mariana

Mariana oferece aos turistas folias embaladas por baterias em vários pontos da cidade. Além disso, as pessoas se divertem em bailes realizados nos clubes e em aglomerações nas ruas. Os desfiles de bandas e blocos caricatos, como o famoso Zé Pereira são o ponto alto da folia de Mariana.

  •  A distância entre Juiz de Fora e Mariana é de 231 quilômetros.
São João del Rei

O carnaval de São João del Rei, conhecido como um dos melhores de Minas Gerais, conta com o desfile de blocos, desfiles de escolas de samba, além de bailes que fazem a alegria dos foliões. Entre os blocos mais animados estão o Lesma Lerda, o Vamos a La Playa, animado por trios elétricos, Copo Sujo, Unidos da Cambalhota e Cháraca, além do Bloco do Pirulito e do Bloco Sem Preconceito, organizado pelo Movimento Gay da Região das Vertentes. As marchinhas e os sambas-enredo são os ritmos que animam e fazem a festa dos foliões.

  •  São João del Rei fica a 182 quilômetros de Juiz de Fora.
Ouro Preto

Conhecida como a cidade das muitas repúblicas de estudantes, Ouro Preto terá, em 2010, um novo espaço destinado à folia, o Espaço Zé Pereira, no Largo de Marília. Neste local, desfilará o tradicional Bloco do Zé Pereira, que pretende promover o resgate das marchinhas, executadas por músicos tradicionais. Também no Largo de Marília ocorre o Carnaval infantil. Na Praça Tiradentes, haverá apresentação de bandas locais e o desfile das escolas de samba. A concentração dos blocos está marcada para o Espaço Praça da Ufop (Centro de Convenções) e o Espaço Minas Folia (Água Limpa).

As repúblicas fazem festas a partir da quinta-feira, as quais só terminam na quarta-feira de cinzas. Para participar, é preciso entrar em contato com cada uma delas.

  •  Ouro preto fica a 205 quilômetros de Juiz de Fora.
vamos.jpg
Tiradentes

A cidade de Tiradentes tem um Carnaval animado, embora mais tranquilo do que as outras cidades históricas. A marca da folia são as tradicionais marchinhas, além de blocos de rua que desfilam durante os quatro dias de Carnaval.

  •  A distância entre Juiz de Fora e Tiradentes é de 170 quilômetros.
vamos.jpg
Os textos são revisados por Madalena Fernandes