Epidemia de dengue

Por

Epidemia de dengue Condi?es clim?ticas contribuem para a prolifera??o do mosquito da dengue. Epidemia ? considerada explosiva

Priscila Magalh?es
Rep?rter
04/04/2008

O mosquito Aedes aegypti ? o respons?vel pela transmiss?o do v?rus que provoca a dengue. Por isso, todo o cuidado para que ele n?o se prolifere deve ser tomado. Esta ? uma forma de evitar as epidemias de dengue.

Para o infectologista e professor de doen?as infecciosas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Ronald Kleinsorge Roland, depois que o mosquito entra ? dif?cil acabar com ele. "A f?mea ? hemat?foga e gosta de pessoas", diz o m?dico. O agravante ? que ela se adapta com facilidade ?s cidades, principalmente naquelas onde o clima ? quente e ?mido.

"A transmiss?o da dengue se d? atrav?s do conjunto pessoas e mosquito. Quanto mais mosquito e quanto mais pessoas infectadas, mais a doen?a se espalha". ? isso que caracteriza um quadro de epidemia. "O mosquito se multiplica muito r?pido e assim vai espalhando a doen?a". Por esse motivo, Roland caracteriza a epidemia de dengue como explosiva. "? este quadro que estamos vivendo no Brasil".

V?rus

O mosquito transmite quatro tipos de v?rus da dengue. E, para cada caso, h? produ??o de anticorpos, para defender o organismo de determinado v?rus. Por esse motivo, ningu?m ? infectado pelo mesmo tipo de v?rus mais de uma vez (veja o v?deo). "N?o sabemos qual ? mais grave. O que se explica por gravidade ? a infec??o seq?encial, por um tipo que n?o o do primeiro contato".

A infec??o seq?encial provoca a doen?a de forma severa. "Quando ela acontece pela segunda vez, os anticorpos j? existentes no sangue, por causa da infec??o anterior, produzem uma resposta an?mala, quer dizer, inadequada. Ao inv?s de eles combaterem o v?rus, j? que a base de todos os quatro tipos ? a mesma, eles se unem ao novo, fortalecendo-o", explica.

A dengue tamb?m pode acometer outros ?rg?os, levando a outras doen?as. "Ela pode afetar o cora??o, c?rebro, figado. Mas, permite recupera??o".

Nas crian?as

A presen?a de anticorpos no sangue explica o fato de crian?as estarem se infectando pelo v?rus da dengue e morrendo. "Os anticorpos da m?e passaram para a crian?a quando ela ainda estava no ?tero. Assim, quando a crian?a ? infectada, para ela ? a primeira doen?a, mas, na verdade ela j? tem anticorpos que v?o produzir a resposta inadequada, tendo o quadro agravado".