Sexta-feira, 5 de dezembro de 2014, atualizada às 09h35

Procon/JF alerta ao consumidor sobre sites de compras não confiáveis

Ecommerce

Uma relação de sites considerados não confiáveis foi divulgada pela Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/JF) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) como alerta ao consumidor, para não ter problemas nas compras de produtos ou nas aquisições de serviços.

A montagem da lista de sites não confiáveis teve como base as reclamações registradas em órgãos de defesa do consumidor, o número de reclamações e a reincidência dos problemas. Confira a lista.

Segundo o Procon, os consumidores devem ficar atentos a vários fatores, que podem passar despercebidos, mas são de grande importância na realização da compra.

O primeiro passo é verificar a idoneidade da empresa em órgãos de defesa do consumidor, em buscadores online e por meio de indicações de amigos e familiares. É importante também observar se no site constam todos os dados do fornecedor e desconfiar, caso apresente somente o celular.

Outra dica para o consumidor é ter conhecimento quanto ao prazo de entrega e às medidas adotadas pelo fornecedor para garantir privacidade das informações prestadas, principalmente carteira de identidade, ou registro geral (RG) e cadastro de pessoas físicas (CPF). O Procon/JF recomenda também guardar todos os dados das compras: número do protocolo, confirmação do pedido, mensagens trocadas com o fornecedor e outras informações que ajudem a comprovar a compra e que podem ser utilizados pelo Procon na defesa dos direitos dos consumidores.

Caso o consumidor tenha alguma dúvida ou queira fazer reclamação sobre serviços ou produtos, a orientação é procurar o Procon/JF, na Avenida Itamar Franco, 992, no Centro. A agência funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h. Já o horário de atendimento ao público é das 8h30 às 17h30.

Com informações da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF)

ACESSA.com - Procon/JF alerta ao consumidor sobre sites de compras n?o confi?veis