Armando Falconi Filho Armando Falconi Filho 04/06/2008

Alho Allium sativum

Foto de Falconi segurando alhos O alho, Allium Sativum, da fam?lia Liliaceae (a mesma da cebola e da cebolinha), ? encontrado na forma de raiz. ? uma planta assexuada que se propaga atrav?s do plantio dos bulbilhos ou dentes.

O bulbo ? a parte utilizada. O bulbo tem a forma arredondada, conhecido como cabe?a, composto por 10 a 12 dentes, envoltos por uma casca, que pode ser branca, rosada ou roxa. Do bulbo desenvolve-se um talo, longo e fino e que no seu extremo localiza-se uma flor. Ele tamb?m apresenta folhas longas e achatadas como capim.

? um t?nico geral e um poderoso medicamento no tratamento de doen?as pulmonares, como a bronquite e a asma. ? tamb?m eficaz nos casos de gripe, tosse e expectora??o. Segundo o Ayurveda (medicina da ?ndia), ? indicado nas doen?as cardiovasculares devido a sua propriedade de diminuir o colesterol sang??neo. ? um potente anti-reum?tico.

O alho ? o rem?dio preferido dos adeptos da terapia com ervas e dos naturopatas, ? usado h? cerca de 5 mil anos, terapeuticamente.

Pasteur relatou, em 1858, a atividade antibacteriana do alho que tem sido confirmada por diversos autores at? hoje. Em laborat?rio, mediante dilui??o em s?rie, o extrato fresco de alho mostrou ser capaz de inibir o crescimento de 14 esp?cies de bact?rias, entre as quais o Stafilococcus aureus, Klebsiella peneumoniae e Escherichia coli, que s?o bact?rias potencialmente mal?ficas ? sa?de. Isto ainda ocorreu, mesmo usando o extrato de alho dilu?do 128 vezes.

Em 100 gramas de alho h?:
Energia: 135 calorias;
?gua: 66,57%;
Hidratos de Carbono: 26,31%; 
Prote?nas: 6,76%;
Gorduras: 0,06%;
Sais: 0,3%;
Carboidratos: 29,3g;
Prote?nas: 5,3g;
Lip?deos: 0,2g;
Vitamina B1 (Tiamina): 224,00 mg;
Vitamina B2 (Riboflavina): 74,00 mg;
Vitamina B3 (Niacina): 0,29 mg;
Vitamina B6: 3,33mg;
Vitamina C (?cido Asc?rbico): l4 mg;
Pot?ssio: 400mg;
C?lcio: 181 mg;
F?sforo: 150 mg;
Ferro: 1,7 mg;
Cobre: 0,26 mg
Algumas indica?es do alho - quantidade m?nima de 8g/dia
Foto de alhos
  • Nervosismo, o alho acalma os nervos.
  • Press?o alta, ele ajuda a baixar a press?o.
  • Epilepsia, comer alho regularmente ou tomar seu ch?.
  • Mordidas venenosas, amassar o alho e aplicar no local, destr?i o veneno e limpa o sangue.
  • Mal?ria - comer alguns dentes de alho cru todo dia.
  • Vermes - tomar alho com leite em jejum e tamb?m duas a tr?s vezes ao dia.
  • ?cido ?rico - ? desmanchado pelo alho nos casos de reumatismo, gota, artrite e ci?tica.
  • Doen?as dos rins e bexiga - comer pouco, caso contr?rio causa irrita??o.
  • Diabete - amassar o alho cru e com?-lo com salada de tomate, isto cura a diabete.
  • Fraqueza Sexual e de todo o corpo - o alho fortifica muito o corpo, d? resist?ncia e aumenta o vigor sexual.
  • Gripes e resfriados - combatem-se com ch? de alho, lim?o e mel.
  • Doen?as do est?mago e intestinos - o alho causa secre??o de enzimas digestivas. Por?m, deve-se comer pouco e misturados a outros alimentos. Para quem tem est?mago fraco, deve-se com?-lo cozido.
  • Favorece o bom funcionamento do sistema imunol?gico.
  • Palpita?es do cora??o.
  • Aumenta a longevidade
  • Reduz a glicose sangu?nea.
  • Reduz o colesterol LDL (ruim).
  • Combate bact?rias e v?rus.
  • Melhora a qualidade de vida.
  • Pneumonia.
  • Hepatite - alho ? muito eficaz.
  • Reduz os riscos de infarto.
  • Previne a aterosclerose.
  • Aumenta o colesterol HDL (bom).
  • Previne o c?ncer.
  • Lepra.
  • Dor de dente.

Foto de Falconi segurando dois alhos Se n?o bastasse todos os benef?cios ? sa?de descritos, o alho ainda possui propriedades hipoglicemiantes. O extrato de alho mediante seu componente sulf?xido S-alilcite?na, reduz significantemente a glicose sang??nea. O mecanismo prov?vel desta atua??o se deve, ao menos em parte, ao est?mulo ? secre??o de insulina pelas c?lulas ? do p?ncreas.

Em resumo, os dados dos estudos apontam que o consumo regular do alho traz diversos benef?cios ? sa?de. Isto torna o alho uma especiaria extremamente atrativa de ser inclu?da no card?pio di?rio n?o somente pelo seu aroma e sabor, mas tamb?m pelos seus benef?cios terap?uticos.

O Poder da Alicina

O componente alicina: ? respons?vel pelo odor caracter?stico do alho e, inibe o desenvolvimento de bact?rias, destr?i fungos, estimula o fluxo das enzimas digestivas e elimina toxinas atrav?s da pele.

A alicina, ? um l?quido de colora??o amarelada, s? aparece de fato quando o alho ? mastigado ou cortado, rompendo-se as c?lulas do bulbo.

Experi?ncias comprovam que a alicina ? um antimicrobiano poderoso. Atua, por exemplo, na morte de bact?rias gram-negativas, causadoras de infec?es e furunculoses. Funciona tamb?m como agente antiviral, combatendo, entre outros o v?rus da gripe.

Outros estudos, por?m, apontam nos derivados do enxofre um efeito diferente, mas igualmente ben?fico: o fortalecimento do sistema imunol?gico, com o aumento do n?mero de linf?citos T, uma das mais combativas c?lulas de defesa do sangue. Dessa forma, a prolifera??o dos microorganismos tamb?m ficaria prejudicada.

Alho reduz risco de c?ncer

Foto de Falconi segurando v?rias cabe?as de alho Cientistas da Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill, nos Estados Unidos, apresentaram evid?ncias de que o consumo regular de alho cru ou cozido pode diminuir o risco de certos tipos de c?ncer.

Segundo os pesquisadores, quem ingere com freq??ncia o condimento corta pela metade a possibilidade de surgimento de tumores no est?mago, quando se compara com os indiv?duos que nem passam perto do vegetal. No caso de c?ncer de intestino, o perigo ? reduzido em mais de dois ter?os.

A boa not?cia foi publicada na edi??o de outubro do American Journal of Clinical Nutrition. Os pesquisadores chegaram a essas conclus?es depois de analisar informa?es de 22 estudos de v?rios pa?ses sobre as propriedades do alho contra o c?ncer.

Para eliminar o cheiro do alho - pode-se fazer o seguinte: escovar os dentes, tomar ch? morno quase quente, iogurte ou coalhada natural depois de comer alho. Mastigar folhas de salsa ou de confrei. Tomar suco de lim?o meia hora ap?s.

O suor de quem come alho tem um cheiro mais forte no come?o, porque est? eliminando impurezas do corpo.

Com sinceros votos de muita paz a tudo e a todos, ficamos ? disposi??o para responder e esclarecer pontos relacionados a este tema. Quer saber mais? Entre em contato conosco, pois as informa?es s?o muitas, mas o espa?o do artigo ? limitado. Aguardamos seu e-mail.

Encerramos com sauda?es hol?sticas!


Armando Falconi Filho
? terapeuta hol?stico, consultor, conferencista e advogado
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de terapia hol?stica) voc? quer ler nesta se??o? O terapeuta Armando Falconi aguarda suas sugest?es no e-mail viver_serholistico@acessa.com