Armando Falconi Armando Falconi 1/9/2011

Perda de pessoas amadas

Foto de Armando FalconiEstou, neste mês de setembro, comemorando mais um ano de atividades ininterruptas como um dos articulistas do Portal ACESSA.com.

Refletindo sobre a vida, percebo que na proporção em que o tempo passa, adquirimos conhecimentos como resultados dos estudos e pesquisas que realizamos.

Acontece com todas as pessoas, sendo que umas aumentam seus conhecimentos através da escola, da universidade, dos títulos que acumulam ao longo de sua formação acadêmica.

Outros, pelos caminhos da simplicidade, não conseguem nem o domínio da alfabetização, ou apenas o básico nesta área. Crescem, tornam-se gigantes de um outro tipo de conhecimento aprendido, não na "escola das letras", mas na tão rica "escola da vida".

O mestre chinês Confúcio já afirmava que "ninguém é sábio o bastante que não tenha algo para aprender, assim como ninguém é ignorante o bastante que não tenha algo para ensinar".

Nesta presente reencarnação, tive a honra de estudar e aprender com professores e mestres, tanto aqui do ocidente como do oriente, e isto muito me ajudou e continua abrindo caminhos na minha jornada.

Sou o exemplo vivo de que muito aprendo e continuo aprendendo com pessoas analfabetas nas letras, mas de um conhecimento na escola da vida de tamanho imensurável. Homens e mulheres analfabetos me ensinaram coisas e procedimentos que nem tenho como agradecer, a não ser multiplicando estas informações e passando ao próximo, seja através das palestras, cursos, treinamentos, livros, artigos e outros recursos da palavra escrita e falada.

Aprendi, com pessoas dos dois grupos, muita coisa a respeito da vida, da arte de viver, assim como sobre a morte, a arte de morrer.

Dúvidas e certezas de cada um

Capa de livroPerguntas acompanham o ser humano há séculos e milênios:

  • Quem sou eu?
  • De onde eu vim?
  • Para onde irei após o túmulo?

As religiões, a ciência e a filosofia dão suas explicações, mas se elas têm certo domínio sobre a vida material, têm apenas suposições sobre a realidade espiritual. Digo suposições porque o que oferecem como orientação nesta área não consegue sobreviver se passado na peneira da razão e do bom senso, com base nos conhecimentos do século vinte e um.

Querendo compartilhar parte do conhecimento que fui amealhando nestas cinco décadas de vida, venho lançar meu terceiro livro, que traz uma experiência pessoal com a morte ou perda de pessoas amadas, sejam da própria família como de amigos e companheiros de jornada.

Comecei em Formiga, cidade do interior destas Minas Gerais e a partir daí já estou agendado, com mais de vinte e cinco cidades em quatro estados, com meta de levar adiante por diversos municípios e estados do nosso Brasil, este livro, intitulado Perda de Pessoas Amadas, onde senti a responsabilidade de compartilhar estes conhecimentos aprendidos e vivenciados, com todos aqueles que tenham interesse de autoconhecimento.

Estarei nos dias 8 a 11 de setembro, participando da Bienal do Livro no Rio de Janeiro, lançando o livro em três estandes, dias 8, 9, e 10 respectivamente.

A vida é cheia de surpresas

Foto de Armando FalconiComecei assim a introdução!

Provavelmente, você já deve ter ouvido ou pronunciado esta frase inúmeras vezes.

Com frequência, estamos nos defrontando com surpresas. Para a maioria das pessoas, o encontro com a morte tem sido uma delas, seja por uma notícia veiculada através dos meios de comunicação, quando a voz do locutor avisa que "fulano de tal" morreu, seja pela nota que surge aos nossos olhos ao virarmos as páginas de um jornal, pelos comentários de alguém no trabalho ou num veículo coletivo, etc. Sempre causa impacto tomarmos conhecimento de que essa ou aquela pessoa não mais faz parte do mundo dos "vivos", como diz a linguagem popular.

Impacto ainda maior acontece quando estamos, direta ou indiretamente, vinculados a essa pessoa pelos canais do sentimento, que nos abre as comportas da emoção, levando-nos a recordações agradáveis ou desagradáveis.

Nesse contexto, a morte de um afeto ou de um desafeto mexe com o nosso mundo íntimo com igual intensidade...

A presença da morte em nossas vidas produz reações das mais diversas, dependendo de vários fatores, dentre os quais podemos listar:

  • a religião;
  • a emotividade pessoal;
  • a idade - tanto de quem morre como de quem fica;
  • o equilíbrio emocional;
  • a educação que recebemos;
  • as experiências pelas quais passamos;
  • as informações culturais da região em que vivemos.

Por isto, volto a frase inicial:

— "A vida é cheia de surpresas!"

Quer saber mais?

Foto de Armando FalconiAdquira seu convite/ingresso individual e venha participar conosco da tarde de autógrafos e lançamento deste livro em Juiz de Fora.

Será dia 25 de setembro, domingo, no Mariano Hall, situado na avenida Brasil, número 6.955, ao lado do Museu Mariano Procópio.

Você adquire, antecipadamente, o seu convite/ingresso individual na sede da FEAK, na rua Itamar Soares de Oliveira, 200, Cascatinha, ou na Drogaria Silva, na avenida Getúlio Vargas 597, Centro.

No dia e hora do evento, você troca o convite/ingresso na recepção por um exemplar do livro, participa da tarde de autógrafos, assiste a apresentações musicais de excelente qualidade e ainda ouve um workshop sobre "Saúde e qualidade de vida – faça sua parte".

O programa será assim
  • 13h: O portão de entrada será aberto (há estacionamento para os primeiros 150 carros que chegarem) eu estarei a partir deste horário no local, autografando e confraternizando com os participantes.
  • 14h30: Início da apresentação musical, com a participação de músicos e cantores que já gravaram CD e DVD, músicas de excelente qualidade e de nível espiritual.
  • 15h às 18h: Workshop de Saúde e qualidade de vida.
  • Apresentarei por 60 minutos: Alimentos e comportamentos que geram doenças!
  • Apresentarei por 60 minutos: Alimentos e comportamentos que geram saúde!
  • Apresentarei por 60 minutos: Perda de pessoas amadas!

Quem adquirir o convite/ingresso individual e por algum motivo não puder comparecer no dia, basta ir depois até a FEAK, portanto o ingresso e trocá-lo pelo exemplar do livro em nossa livraria e, se desejar, receber o autógrafo, será efetuado normalmente.

Será uma tarde ímpar, de alegrias, confraternização e aprendizado. Traga material para suas anotações. Será permitido a quem desejar gravar o evento, mas não estará liberado para filmagem.

Lembramos que a renda total deste livro será revertida para as atividades de promoção social da FEAK. E a leitura destas páginas irá proporcionar uma ampliação nos horizontes da mente do leitor e trazer mais tranquilidade em relação ao tema do livro.

Sua presença será motivo de grande alegria para juntos estreitarmos ainda mais os laços de fraternidade que estamos cultivando nestes 32 anos de nossa presença nesta querida Juiz de Fora.

Tenho um hotsite do livro; você pode conferir na internet ou obtenha mais informações pelo telefone (32) 8845-0642, com Andréa.

Desejando saber mais, leia nossos livros e apostilas; visite nossos sites, nossos blogs e siga-me pelo twitter, receba textos e dicas de saúde e PoteNciaL.

Com sinceros votos de muita paz a tudo e a todos, ficamos à disposição para responder suas perguntas. Entre em contato conosco, aguardamos seu e-mail.

Encerramos com saudações holísticas!

Mais artigos

Armando Falconi Filho
é Terapeuta Holístico, Escritor, Consultor, Conferencista
Saiba mais clicando aqui.