Musses

Por



Insustent?vel leveza
Aprenda a fazer e saboreie deliciosas musses doces e salgadas


Ana Let?cia Sales- 29/08/2002

Imagine um doce com consist?ncia leve, bem gelado e que desmancha na boca. Ou um prato salgado que ao ser degustado, simplesmente refresca o paladar. Assim s?o as musses.

As musses devem sempre ser servidas frias, o que combina perfeitamente com nosso clima tropical. Um sabor delicado e fresquinho... quer mais? Muitas tamb?m podem ser lights e, o que ? melhor, sem perder o sabor!

Nuvem francesa

Existem v?rias teorias sobre a sua cria??o. Uma delas conta que na Roma antiga existia uma mistura de mel com vinho chamada de muslum. Em franc?s, a palavra se transformou em mousse. No s?culo XIX esse nome foi dado a um doce aerado preparado na Inglaterra. Mousse em franc?s (musse em portugu?s) significa algo leve e espumoso, por?m com textura est?vel. Na Fran?a, diz-se que as musses t?m uma consist?ncia m?gica, que alguns chamam de "sabor de nuvem"!

A musse pode ser servido tanto como entrada, como sobremesa para finalizar almo?os e jantares. Confira as sugest?es de receitas do S? Sabor, prepare os pratos e se sinta nas nuvens...

Para todos os gostos


As musses podem ser preparadas a partir de praticamente todos os ingredientes. Geralmente, basta acrescentar claras batidas em neve ou creme de leite batido. Ela pode ser servida tanto como entrada, no caso das musses salgadas, como uma deliciosa sobremesa. Em qualquer que seja a situa??o, lembre-se de que ? servida sempre fria!!


Nuvens doces

Quer se sentir no c?u? N?o perca tempo! Prepare de sobremesa a tradicional Musse de chocolate. Mas se voc? quer um sabor mais c?trico, que tal a Musse de maracuj? ou ainda a Musse de ma?? verde com iogurte e a saborosa Musse de lim?o? Entre as frutas a variedade ? enorme! Experimente a Musse de morango, a de Musse de p?ssego, de Musse de amora e cassis, de Musse de manga, ou ainda a Musse de p?ra com coco e chocolate, a de Musse de a?a? e a de Musse de carambola.

Se voc? quer se deliciar com as musses doces, mas n?o quer sofrer diante da balan?a depois ? s? fazer as receitas lights. Confira a saborosa Musse de chocolate light ou a Musse de damasco light, a deliciosa Musse de goiaba light, a refrescante Musse de lim?o diet, a Musse de manga rosa light e a irresist?vel Musse de abacaxi light.

Texturas salgadas

As musses salgadas tamb?m s?o muito variadas e devem ser servidas como entradas. Em ocasi?es formais s?o sucesso garantido, mas tamb?m podem ser comidas no dia-a-dia, afinal s?o t?o f?ceis de fazer...

Experimente a apetitosa Musse de presunto, ou a b?sica Musse de ricota que acompanha bem qualquer refei??o. Prove tamb?m a Musse de agri?o, ou a Musse de salm?o, a Musse de frango, a Musse de camembert, a cl?ssica Musse de atum, a Musse de truta defumada, a incrementada Musse de tomate seco, a Musse de palmito, a Musse de br?colis ou a sofisticada Musse de salm?o e cenoura com vodka.

Ah! E n?o se esque?a de fazer uma decora??o especial para as musses quando for servir. Repare nas fotos e confira se elas n?o ati?am o paladar Afinal n?s tamb?m comemos com os olhos!

Acesse as receitas! Basta clicar nos nomes dos pratos.


Clique aqui e cadastre suas receitas no S? Sabor.