A importência da avaliação do fisioterapeuta na escolha do tratamento

Por

A import?ncia da avalia??o do fisioterapeuta na escolha do tratamento
 Wilma Montes 26/10/2012

A importância da avaliação do fisioterapeuta na escolha do tratamento correto

Tenho escrito, repetidas vezes, pois é de suma importância, que o bom resultado de tratamento é fruto e consequência de uma boa avaliação e escolha correta e combinada de recursos para este fim.

Se você tem, por exemplo, gordura abdominal, e usa apenas esse dado como parâmetro para a escolha de um determinado tratamento, está, no mínimo, se enganando. Existem inúmeros fatores para serem estudados, como, por exemplo, histórico patológico pregresso, que são as doenças que você já teve ou tem, associadas ou não ao problema atual. Uma HAS (Hipertensão Arterial Sistêmica), por exemplo, pode contra indicar alguns tipos de tratamento. Então você precisa fazer uma anamnese, que é uma entrevista com um profissional especialista na área em questão, e este vai investigar e avaliar o que vai ser melhor e que não oferece risco a sua saúde.

O grande vilão disso tudo é que, algumas pessoas leem algumas matérias na internet sobre seu problema, e acham que estão preparadas para fazer a escolha correta de seus próprios tratamentos. A internet é boa para instruir, mas desde que a fonte seja confiável e tenha um embasamento em artigos científicos. Mas, para escolha de tratamento, existem profissionais que estudaram em uma faculdade no mínimo quatro anos, mais o tempo de especialização, e os bons ainda continuam se atualizando.

Então, essa pessoa que fez a escolha de seu tratamento, no caso acima, da gordura abdominal, escolhe um equipamento X e entra em um site de compra coletiva em busca do menor preço. Aí o problema fica pior! Vou explicar o porquê.

Nesses sites é vendido um serviço, então não existe uma avaliação para escolha por parte do profissional, do equipamento mais indicado para o seu caso. Quando você comprou seu cupom, você já determinou seu tratamento, sem nem saber se ele é contra indicado para sua saúde.

De acordo com as resoluções 80 e 362 Coffito (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional), por definição, a Fisioterapia Dermato Funcional é uma especialidade da fisioterapia que atua na prevenção, promoção e recuperação do sistema tegumentar no que se refere aos distúrbios endócrino metabólico, dermatológico, circulatório e osteomioarticular e neurológico, tendo como resultado a recuperação estética e ou funcional.

Segundo o Conselho Federal de Fisioterapia, este profissional, que trata muito além da estética, mas da funcionalidade do tecido, é PROIBIDO de fazer propaganda em qualquer site de compra coletiva. Para os amigos de profissão que ainda não sabem, existe uma resolução que nos proíbe de ofertar nestes sites. A punição para quem desrespeitar esta resolução vai desde advertência até suspensão do exercício profissional.

E, ainda, segundo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região - Minas Gerais (Creffito-4), que baixou em 10 de dezembro de 2007 a Resolução Creffito-4 nº 2, dispondo sobre a proibição de o fisioterapeuta ensinar, transmitir, sob qualquer forma, conhecimentos, técnicas próprias da profissão e qualquer outra que possa levar a esta interpretação a pessoas não Fisioterapeutas. Objetivando salvaguardar a profissão e cumprir e fazer cumprir as disposições da legislação e normatizações vigentes.

Quero deixar bem claro também que não tenho nada contra os esteticistas, inclusive tenho vários amigos no ramo. Mas cada profissional deve atuar dentro do campo que lhe compete. Ninguém é melhor do que ninguém, mas cada um é melhor naquilo em que foi capacitado.

Acredito que existem bons e maus profissionais em todas as áreas, mas isso não faz de uma área melhor do que a outra, todas são importantes, atuando cada uma dentro daquilo que está proposta. Isso vale para médicos, fisioterapeutas e todos profissionais da área de saúde. Não podemos abraçar tudo, nem querer entrar em uma área para a qual não fomos preparados. Existe espaço para todos, mas cada um atuando de forma a respeitar não só o outro profissional, mas, principalmente, as pessoas que nos procuram e confiam no nosso trabalho e em nossa capacidade. Isso sim é ética profissional!

Espero ter ajudado para conscientização e esclarecimento de todos. Estou aberta para tirar dúvidas e receber sugestões. Um forte abraço!



Wilma Rodrigues Montes
é fisioterapeuta, especializada em Pilates e RPG Philippe Souchard