Entrevista para emprego

Por

Dia da Secret?ria


Conhe?a um pouco da hist?ria de algumas mulheres
que t?m orgulho de sua profiss?o

Chico Brinati
Rep?rter
30/09/05

Veja o depoimento da secret?ria Luciana Aparecida Silva sobre algumas vantagens da profiss?o.

Elas s?o respons?veis por cuidar da agenda di?ria de profissionais em diversos setores, organizar seus compromissos, atender suas liga?es e ainda receber seus clientes. Bra?o direito de seus chefes, as secret?rias s?o fundamentais na organiza??o de um consult?rio, escrit?rio, dentre outros. Em comemora??o ao seu dia, 30 de setembro, a equipe da ACESSA.com foi conhecer um pouco da rotina de algumas secret?rias que t?m orgulho de sua fun??o.

Sou secret?ria ...

... por op??o

Quando concluiu o curso t?cnico em enfermagem, Samanta Daibert (foto ao lado) j? tinha certeza de que n?o iria seguir carreira com o diploma rec?m conquistado. "Eu teria que trabalhar com outras pessoas no mesmo cargo que o meu. Isso causa muita fofoca, muita inveja. Por isso, optei por ser secret?ria. ? um trabalho tranquilo, n?o tem ningu?m para criticar, para me atrapalhar. Tenho p?nico de colegas de trabalho", confessa.

Ela nunca atuou em outro cargo e, h? cinco anos, trabalha num consult?rio cuidando da agenda de tr?s m?dicos. "? puxado, tenho que cuidar de tr?s agendas, de conv?nio m?dico, marca??o de consultas, atendo tr?s telefones", desabafa. Sua rotina de 25 horas semanais, segundo ela, exige muita paci?ncia, aten??o e mem?ria boa para n?o errar na marca??o dos compromissos. No entanto, gosta do que faz. "Sou secret?ria por op??o, porque gosto. N?o saio estressada depois de um dia de trabalho. Sei do que tenho que fazer no meu dia-a-dia, das minhas responsabilidades, isso ? bom", diz.

Mesmo dizendo que o sal?rio n?o ? o bastante, Samanta n?o quer deixar a profiss?o. "A gente quer sempre crescer profissionalmente, mas estou feliz com a minha fun??o", conclui.

... por acaso

J? a secret?ria, Daniela de Souza Rodrigues (foto ao lado), pretende deixar o cargo que exerce h? quatro anos e meio numa cl?nica m?dica para fazer uma faculdade. "Por enquanto, estou satisfeita, mas pretendo seguir minha vontade de formar em Educa??o F?sica", comenta.

Ela tornou-se secret?ria por um acaso. "Estava procurando o meu primeiro emprego e foi o que apareceu. Acabei gostando", alega. Seu hor?rio de trabalho ? um pouco mais intenso: 40 horas semanais. Para ela, o fundamental ? manter sempre a simpatia, educa??o e paci?ncia, para n?o sair do expediente com "cansa?o mental'.

... por prazer

Podemos dizer que o escrit?rio de advocacia em que a secret?ria, Luciana Aparecida Silva (foto ao lado), trabalha, n?o "funciona" sem ela. Luciana chega ?s oito da manh?, faz uma limpeza geral at? as 11h, depois fica por conta de atendimentos telef?nicos, servi?os banc?rios, contas a pagar, avisos de compromissos etc. "? uma responsabilidade gostosa", garante.

Segundo ela, que j? foi bab? e est? em seu quarto emprego em oito anos de secretariado, ? imprescind?vel, na profiss?o, ser educada. "Temos que ter educa??o para lidar com pessoas diferentes. Disso vem outras qualidades, como a simpatia e o respeito. ?s vezes, chegam clientes nervosos ou os patr?es n?o est?o num bom dia, temos que ser pacientes", alega.

Luciana quer permanecer na profiss?o at? chegar ? uma faculdade. "Quero ficar mais tempo porque ? um servi?o tranq?ilo, voc? tem tempo para estudar durante o expediente, o hor?rio ? bom, tem fim de semana livre... A profiss?o ? muito gostosa, voc? aprende muito, adquire conhecimento. Acho que ? porque gosto do que fa?o", comenta. Segundo ela, o sal?rio que ganha n?o ? muito, mas ela o administra de tal forma que consegue "comprar suas coisinhas e ter seus momentos de lazer".

... por tranquilidade

A ent?o cabeleireira, Gl?ria Moreira (foto ao lado), se viu cansada de uma rotina pesada no sal?o de beleza e resolveu buscar "novos ares" em outra profiss?o. Decidiu ser secret?ria. Este ano, ela completa uma d?cada de servi?os prestados num consult?rio de pediatria. "Resolvi trocar de fun??o, pois o hor?rio e o servi?o s?o melhores, consigo fazer minhas tarefas em casa, al?m de folgar todo o fim de semana", explica.

Para ela, a caracter?stica principal de uma secret?ria ? ser discreta. "Tem momentos que voc? tem que ser transparente. A discri??o somada ? simpatia, ? responsabilidade e ao bom trato com o p?blico, ? garantia de sucesso na ?rea", comenta.

Segundo Gl?ria, hoje, n?o trocaria o emprego. Al?m de gostar de seus afazeres, ela se diverte com os casos estranhos que acontecem no consult?rio. "Tem m?e que leva o filho no m?dico toda sexta-feira para prevenir, j? que ele poderia passar mal no fim de semana, outra sempre liga perguntando como deve dar iogurte para a crian?a e por a? vai', diz.